CONTEÚDO DE BLOG

Modelo de plano de negócios: sua empresa realmente precisa dele?

Você já ouviu falar em modelo de plano de negócios? Não? Neste conteúdo nós explicaremos para você porque ele pode ser uma ótima escolha para o sucesso da sua empresa!

Segundo pesquisa feita pelo IBGE, seis em cada dez empresas fecham em cinco anos de atividade no Brasil. Para evitar que a sua empresa vire mais uma nessa estatística, existem algumas ferramentas que podem te auxiliar na abertura e na análise estratégica do seu empreendimento, uma delas é o Plano de Negócio.

Fazer um plano nada mais é do que antecipar situações e criar estratégias e planos de ação para lidar com elas. Para tudo o que fazemos existe um planejamento prévio, seja uma viagem, uma festa, tarefas do nosso dia a dia, entre outros. E assim como essas atividades, abrir uma empresa requer um planejamento prévio e preciso.

Por isso, a melhor forma de realizar esse planejamento é através do Plano de Negócio. Este documento te ajudará a entender melhor o seu mercado de atuação, projetar ações, procurar investidores e entender a viabilidade do empreendimento, auxiliando na estruturação da empresa e a preparando para o futuro. Neste artigo, vamos te mostrar um pouco mais sobre o que é um Plano de Negócios e qual a importância para a sua empresa, além de te mostrar como fazer um plano simples e prático para transformar sua ideia em um negócio de sucesso!

O que é um Plano de Negócios?

Plano de Negócios é uma ferramenta de gestão que funciona como um guia para planejar um empreendimento ou uma ação mercadológica, por exemplo. O plano mostrará como sua empresa funcionará, desde o financeiro até as ações em marketing. Dessa forma, o documento ajuda a mapear os objetivos e ações a serem realizadas para concretizá-los, ajudando a reduzir incertezas e contornando dificuldades nesse caminho.

Um dos pontos mais importantes do plano de negócio é a viabilidade do produto no mercado. Sendo assim, esse documento mostra, em diferentes perspectivas, quais são os pontos fortes e fracos com relação aos concorrentes e consumidores. É fundamental que o documento contenha dados reais, com projeções realistas para o seu negócio. Por isso, é muito importante pesquisar bastante o mercado antes de iniciar o planejamento do negócio.

Com o documento pronto em mãos, o empreendedor vai conseguir entender melhor a realidade em que sua empresa está inserida, de modo a conseguir determinar quais estratégias deverão ser adotadas em ações futuras!

Qual a importância do Plano de Negócios?

Todo projeto para ter sucesso precisa de um bom planejamento. Por isso, o plano de negócios é o pontapé inicial para o seu empreendimento ter bons resultados.

Essa ferramenta é importante tanto para quem está abrindo um novo negócio, como para quem está ampliando o empreendimento, evitando que erros sejam cometidos por falta de análise e diminuindo as incertezas do seu negócio.

Com este documento, você vai ter uma noção prévia de como a empresa vai funcionar dentro do seu nicho de mercado, os investimentos necessários para o seu funcionamento e as projeções de retorno financeiro, entre outros aspectos.

Algumas outras vantagens do Plano de Negócios são:

  • Simulação de cenários pessimistas, realistas e otimista;
  • Organiza as ideias ao iniciar um novo empreendimento;
  • Orienta a expansão de empresas já em atividade;
  • Facilita a comunicação e alinhamento de informações entre sócios, funcionários, investidores e parceiros;
  • Se antecipa a possíveis problemas;
  • Auxilia na captação de financiamento;
  • Melhora a visualização do seu negócio;
  • Entre outros.

Como fazer um Plano de Negócios?

Agora que você já compreendeu o que é um Plano de Negócios e a importância dele para a estratégia da sua empresa, está na hora de realmente colocar a mão na massa!

Para elaborar o plano de negócios, você deve passar por 5 etapas: Sumário executivo, análise de mercado, plano de marketing, plano operacional e plano financeiro. Confira abaixo o passo a passo de como executar cada uma dessas etapas e construir um bom plano para o seu empreendimento.

Sumário Executivo

O sumário executivo é a primeira parte do seu Plano de Negócio. Nele, você vai inserir um resumo dos principais pontos da sua empresa, abordando de forma clara e objetiva.

Ele serve como um guia para o seu empreendimento, pois pode ser rapidamente acessado em caso de dúvidas ou para alguma consulta específica. Além disso, ele fornece uma visão completa da empresa, facilitando o entendimento do negócio pelos investidores, por exemplo.

No Sumário Executivo, você deve incluir:

  • Descrição do seu empreendimento e o diferencial dele no mercado;
  • Descrição do perfil dos empreendedores e funcionários;
  • Qual serão as soluções ofertadas e seus principais benefícios;
  • Qual o público alvo da sua empresa;
  • Localização do negócio (se existir uma sede física);
  • Qual será o investimento total;
  • Regime tributário adotado;
  • missão e visão do empreendimento.

O sumário não precisa ser muito extenso, pelo contrário, ele deve ser claro e breve, transmitindo profissionalismo e os principais aspectos do seu negócio de maneira rápida para quem vai ler.

Análise de Mercado

Na análise de mercado você vai ter três pontos diferentes de pesquisa: Quem são os seus clientes, como anda a sua concorrência e como trabalhar com os fornecedores. Essa é uma parte fundamental do seu plano de negócio, pois irá te ajudar a compreender melhor os principais aspectos do seu mercado de atuação.

  • Segmentação de clientes: É uma das etapas mais importantes do seu plano, pois se você não entende quem é o seu público, as chances do seu negócio fracassar são muito altas. Os clientes são aqueles que vão consumir sua solução e para vender a eles, é preciso que você conheça quem eles são e quais são os seus hábitos de compra.

Algumas perguntas podem te ajudar nessa etapa, são elas:

  • Meus clientes são pessoas físicas ou jurídicas?
  • Qual a faixa etária, gênero, escolaridade e estado civil deles?
  • Quais são os seus desejos? E suas principais dores?
  • Com que frequência eles costumam comprar o meu tipo de produto ou serviço?
  • O que os levam a procurar por essa solução?

Você pode responder a essas perguntas por meio da aplicação de questionários e entrevistas para avaliar melhor qual o perfil do seu público alvo.

Análise da Concorrência

Conhecer os seus concorrentes é tão importante quanto conhecer o seu nicho de mercado. Observando os concorrentes, você vai aprender importantes lições sobre o que fazer e o que não fazer no seu negócio.

Para realizar a análise da concorrência, você pode elencar algumas perguntas que irão nortear o seu entendimento sobre os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes. Algumas dessas perguntas são:

  • Qual a qualidade do produto ou serviço do meu concorrente?
  • Como está o preço?
  • Como é o atendimento prestado?
  • O que ele faz de melhor e o que ele faz de pior?
  • O que faz com que os clientes comprem com eles? O que faz com que os clientes deixem de comprar?

Com essas respostas em mão, você vai conseguir entender no que sua concorrência manda bem e no que eles não mandam bem. Dessa forma, você pode se diferenciar da sua concorrência sendo bom na parcela de mercado que eles não atendem da melhor forma.

Análise de Fornecedores

A terceira e última análise de mercado é do estudo de fornecedores. Os fornecedores são aqueles que irão disponibilizar matéria-prima, equipamentos e outros bens para o funcionamento da sua empresa. Por isso, é fundamental que você pesquise e mantenha sempre atualizada e diversificada a sua lista de fornecedores para garantir o melhor custo benefício para sua empresa.

Plano de Marketing

plano de marketing irá descrever a sua solução de forma minuciosa, apresentando a estratégia de vendas para seus produtos e serviços de maneira que você consiga chegar ao seu público alvo. Para isso, alguma perguntas podem te ajudar nessa etapa:

  • Qual é o meu produto ou serviço e como ele se destaca da concorrência?
  • O preço está de acordo com a qualidade?
  • Qual é o comportamento de compra do meu cliente?
  • Como o meu produto chegará até ele?
  • Vai ser vendido em loja física ou online? Terá entrega?
  • Quais ações de marketing devemos fazer para que o cliente conheça o produto?

Dessa forma, o plano de marketing vai te dar uma visão geral sobre o diferencial da solução oferecida e como fazer para que essa solução seja conhecida pelo seu cliente, fazendo com que as vendas sejam impulsionadas diariamente!

Plano Operacional

O plano operacional vai descrever como será o funcionamento da sua empresa. Nessa etapa, você irá documentar o passo a passo necessário para a venda da sua solução. Assim, ele vai te dar uma ideia de quanto você consegue vender em um determinado período. Para isso, pense nas seguintes perguntas:

  • Quais equipamentos e materiais serão necessários para sua produção;
  • Tempo demandado para realização do processo de venda ou prestação de serviço;
  • Quantidade ideal e qualificação dos funcionários;
  • Capacidade de distribuição e armazenamento;
  • Disposição espacial da sua loja.

Sendo assim, nessa etapa você terá uma visão geral de como o operacional da sua empresa vai funcionar!

Plano Financeiro

No plano financeiro você irá colocar tudo que envolva dinheiro, gastos, investimento capital de giro nas ações planejadas no seu plano de negócio.

Para isso, coloque na ponta do lápis, o custo da matéria-prima, fornecedores, equipamentos, loja física, salários, ações de marketing, custo do domínio de loja online, entre outros gastos fundamentais para seu empreendimento.

Após isso, é importante também você analisar a sua empresa nos cenários realista, pessimista e otimista com base no seu plano financeiro. Dessa forma, você conseguirá já traçar estratégias para contornar as dificuldades em casa um desses cenários.

Conclusão

Agora que você já compreendeu o que é um plano de negócio e como fazer, chegou o momento de colocar a mão na massa! Sempre que necessário revisite esse conteúdo para ele servir como base para o seu planejamento. Boa sorte!

Aproveite a visita para
assinar a nossa newsletter.