Estudo de mercado: a importância de entender o contexto empresarial

Redação
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em 15/04/2021
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em 15/04/2021
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Um fator-chave para o sucesso de um empreendimento é conhecer bem seus stakeholders e os principais aspectos do segmento que você deseja atuar ou já estar atuando. Assim, para realizar estratégias de ação para o negócio mais efetivas e ter uma visão mais holística do seu nicho, o estudo de mercado se torna imprescindível para toda e qualquer empresa, independente do estado em que se encontra.

Para aprender mais sobre o que é o estudo de mercado e como realizar na sua empresa continue acompanhando esse post. Vamos começar?


O que é um estudo de mercado?

O Estudo de Mercado é uma pesquisa feita para coletar informações qualitativas e quantitativas valiosas a respeito de um determinado nicho de mercado e seu público.

De forma mais específica, o estudo de mercado é importante para que o empreendedor conheça e se aprofunde em aspectos como:

  • O público-alvo (persona);
  • Os concorrentes;
  • Comportamento de compra;
  • Ameaças e oportunidades;
  • Tendências do setor;
  • Principais segmentos do nicho.

Dessa forma, o estudo oferece uma visão completa do nicho escolhido e das características do seu público, além de oportunidades e tendências do setor permitindo ao empreendedor orientar melhor suas decisões para que as estratégias do negócio sejam mais assertivas e eficientes.

Além disso, é importante ressaltar que a análise de mercado não necessariamente precisa ser feita apenas na fase de planejamento do negócio, mas também pode e deve ser realizada em outros momentos para que a empresa tenha de forma atualizada as informações a respeito do seu público, concorrência, ameaças ao negócio, entre outros fatores.

Qual a importância de fazer um estudo de mercado no seu negócio?

Como já falado anteriormente, o estudo de mercado é importante para orientar as decisões do gestor sobre o seu negócio de forma mais estratégica. Mas além disso, o estudo de mercado é importante pois:

  • Permite conhecer o seu público-alvo: Conhecer seu público e suas preferências é a principal vantagem do estudo de mercado, afinal, sem consumidores satisfeitos, nenhum negócio vai para frente por muito tempo. Por isso, através do estudo de mercado você pode se informar sobre as preferências, gostos, necessidades, comportamento de compra e características pessoas do seu consumidor. Isso te ajuda a se comunicar melhor com seu público, através de campanhas e ações segmentadas, sabendo em quais mídias investir e qual linguajar utilizar, além de ajudar na criação de produtos ou serviços que sejam relevantes para essa persona.

  • Permite conhecer a concorrência: Assim como é importante conhecer seu público e o que eles gostam de fazer, é fundamental conhecer seus concorrentes e aprender com seus erros e acertos. Só assim, você fica mais preparado para disputa e prevenido de ser pego por surpresas.

  • Ajuda a lançar novas soluções que atendam o mercado: Se você está na fase de iniciar um negócio, não pode jamais pular a etapa do estudo de mercado! Através dele você entende quais serviços ou produtos o mercado precisa e isso te ajuda a direcionar seus esforços para o caminho certo.

  • Ajuda a implementar melhorias nas soluções já existentes: Se você já tem uma empresa consolidada, é interessante fazer pesquisas de como sua solução está sendo recebida pelo público e se sua empresa pode melhorar em algo. Muitas vezes, a pesquisa de mercado abre os olhos do empreendedor para melhorias que ele nunca tinha pensado antes. Só o consumidor irá te proporcionar uma visão real sobre a experiência de uso da solução do seu negócio.



Os principais tipos de estudos de mercado

Após entender melhor o que é o estudo de mercado e quais são seus principais benefícios para o negócio, é o momento de conhecer quais são os estudos de mercado que mais podem ajudar na construção e na melhoria contínua da sua empresa. Para isso, é importante você entender o contexto empresarial que seu negócio se encontra para realizar o estudo que vai ser mais produtivo para sua organização.

  • Diagnóstico de mercado: Esse tipo de pesquisa é especialmente para aqueles negócios que estão na fase de planejamento, pois é um estudo mais abrangente que vai mostrar quem são os principais concorrentes do segmento, qual a necessidade dos consumidores, quais são os maiores desafios e oportunidades desse segmento, entre outros fatores que te possibilitam a ter um raio-x completo do nicho escolhido e como entrar nele mais preparado.

  • Análise da concorrência: O estudo de análise da concorrência tem um foco no posicionamento da marca, te fazendo compreender como você se posiciona em relação aos concorrentes do mercado. Esse estudo te permite entender quais são os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes, quais as mídias que eles mais utilizam, como eles interagem com os consumidores, quais oportunidades que eles ainda não enxergaram no segmento e que sua empresa pode explorar, quais são seus erros e acertos, enfim, é um tipo de pesquisa que vai te ajudar a ter mais insights sobre o seu negócio e entender mais profundamente sobre seus concorrentes para estar mais preparado “contra” eles.

  • Pesquisa de Market Share: Market share é um índice que representa a participação de uma empresa no mercado em que ela atua. Dessa forma, a pesquisa de market share vai te ajudar a descobrir a parcela de mercado que sua empresa possui e o que fazer para conquistar mais market share. Para realizar essa pesquisa e fazer o cálculo do market share é preciso definir alguns indicadores importantes do seu segmento que é fundamental avaliar, pode ser, por exemplo, menor taxa de cancelamento, receita líquida, número de consumidores, etc.

  • Estudo de persona: Se você deseja conhecer mais profundamente o seu público para definir estratégias de marketing e produtos mais eficientes, é necessário realizar a pesquisa de Buyer Persona. Para esse estudo, é preciso fazer uma pesquisa com seu público para entender melhor aspectos como: idade, onde mora, profissão, hobbies favoritos, hábitos de compra, desafios, quais mídias mais consome, onde buscam informação, quais tecnologias mais usam, etc. Ao ter o resultado dessa pesquisa você vai precisar categorizar essas respostas em uma ou mais personas que façam sentido para o negócio e representem os tipos de consumidores que interagem com sua marca. Para te ajudar a definir as personas da sua empresa, você pode contar com algumas ferramentas do mercado para gerar personas.

  • Pesquisa de intenção de compra: Essa pesquisa tem o intuito de entender a intenção de compra dos consumidores, ou seja, se eles comprariam seus produtos ou serviços e quanto estão dispostas a pagar por isso. É um estudo bem importante quando uma empresa pretende lançar uma nova solução no mercado! Sendo assim, você pode criar um questionário para identificar se os consumidores já compraram a solução x, se pretendem voltar a comprar, em quanto tempo é o seu interesse de compra, etc. Com o resultado da pesquisa, sua empresa pode ser ajudada na precificação de produtos e serviços, na elaboração de estratégias de marketing e vendas, na identificação do ciclo de vida da solução e na validação de novos produtos/serviços no mercado.



Conclusão

O estudo de mercado oferece tudo o que você precisa para tomar decisões mais estratégicas e efetivas para o seu negócio. Como vimos, no estudo de mercado temos diversos tipos de pesquisa para diferentes tipos de objetivos da sua organização.

Dessa forma, se você deseja melhorar os resultados da sua empresa e ter uma visão cada vez mais ampliada do mercado e dos seus consumidores, realize um estudo de mercado e não se esqueça de analisar corretamente os resultados para captar insights valiosos para o seu negócio!

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