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Veja a importância da Análise de Mercado para o seu negócio

Entender sobre a análise de mercado é essencial para o sucesso de um negócio. Aqui, nós mostramos como ela pode ser feita e porque é tão útil para um negócio.

A análise de mercado é um elemento fundamental para o sucesso do seu empreendimento. É através dela que conseguimos obter informações importantes sobre o mercado, seus concorrentes, e público alvo, montando uma estratégia eficiente para o seu negócio!

Quer entender mais o que é uma análise de mercado e como realizá-la? Continue acompanhando esse blog post que vamos te dar algumas dicas para ter sucesso nessa etapa de construção do seu plano de negócio!

O que é Análise de Mercado?

A análise de mercado é um meio de conseguir informações qualitativas e quantitativas relacionadas ao mercado de atuação que sua empresa quer ingressar ou para avaliar o mercado atual. Trata-se de uma pesquisa aprofundada sobre o perfil do seu público alvo, cenário econômico, concorrentes, fornecedores, oportunidade e ameaças que podem cercar o seu negócio, como também as forças e fraquezas do seu negócio perante os concorrentes.

Dessa forma, a análise de mercado pode ser realizada tanto para conhecer novos mercados, quanto para identificar os riscos atuais e as possibilidades de expansão do mercado atual que sua empresa se encontra.

Qual a importância de realizar uma análise de mercado?

Como falado acima, a análise de mercado ajuda a entender melhor sobre o mercado e traz dados importantes para saber se o negócio é viável ou não. Dessa forma, a análise de mercado é importante para:

  • Ter uma visão mais realista do mercado: Na era da informação, é importante que as empresas entendam o mercado com base em dados e estudos e não somente com a visão dos empresários. A experiência deve ser considerada, porém, é preciso procurar por uma visão mais real sobre a situação do mercado no momento. Dessa forma, a análise de mercado te ajuda a ter uma visão mais realista e tomar decisões mais acertadas.
  • Conhecimento para tomada de decisões: Para tomar decisões assertivas sobre o futuro do seu negócio, é fundamental ter informações atualizadas. Por isso, um bom gestor decide a partir dos dados de clientes, fornecedores, marketing, entre outros. Dessa forma, é possível definir o destino da sua empresa de forma mais acertada tanto nas decisões pequenas do cotidiano, quanto em decisões maiores como realização de investimentos, entrada em novos mercados e lançamentos de novos produtos ou serviços.
  • Entender o presente e acompanhar o futuro: Uma análise de mercado bem feita não deve considerar apenas o presente mas também preparar a empresa para as tendências e futuro do mercado. Isso porque os setores estão em constante mudanças e é necessário que sua organização esteja pronta para sofrer alterações ao longo do caminho.
  • Entender os elementos do mercado: Uma boa análise de mercado deve dar ao empreendedor a visão sobre os principais elementos do mercado, ou seja, ao realizar a análise de mercado você deve entender melhor seu público alvo (estilo de vida, perfil de consumo, faixa etária, hábitos, gostos e costumes, etc); conhecer mais seus concorrentes (as estratégias que eles utilizam, quem e quantos são, onde estão localizados, etc); quem são seus possíveis fornecedores (escolher parceiros estratégicos, conhecer seus preços, qualidade do produto, prazo para pagamento, etc) entre outros elementos importantes para enxergar o futuro do seu empreendimento.

Como fazer uma Análise de Mercado?

Antes de partir para a realização da análise de mercado, é preciso entender a diferença entre dois tipos de análise, a de gabinete e a pesquisa de mercado.

Análise de gabinete: A análise de gabinete é realizada com dados coletados de maneira ativa. Nessa análise não precisa haver contato direto da empresa com o público em si, acontecendo de maneira mais genérica e ampla. Isso porque a análise é feita através de pesquisas em portais e dados externos que oferecem essa visão mais genérica ao pesquisador.

Pesquisa de mercado: pesquisa de mercado é aquela que entra em contato com o público. Pode incluir perguntas diretas ao consumidor sobre aspectos que o gestor queira saber sobre o mercado onde o seu negócio está instalado. É uma forma eficaz de compreender as necessidades e desejos do seu público e uma ótima ferramenta para aquelas empresas que precisam validar seu produto ou serviço.

Agora que você já entendeu as características de cada uma das análises, é o momento de aprender como fazer uma boa análise de mercado para o seu negócio, seguindo as dicas a seguir:

Analise quem é o mercado consumidor

O primeiro ponto deve ser sempre analisar quem é o seu mercado consumidor, qual é o seu perfil básico: gostos, desejos, faixa etária, classe social, onde que ele compra, quais são as suas motivações para comprar, entre outras características que te farão entender mais sobre seu público.

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Dessa forma, fica mais fácil de você saber se o seu negócio está indo pelo caminho certo ou se o novo produto/serviço que sua empresa deseja lançar está adequado com seu público alvo. Enfim, entender seu consumidor é a melhor forma de ter um posicionamento correto no mercado, entendendo as necessidades do público de modo a atendê-las e oferecer diferencial competitivo perante os outros concorrentes. Sem esse conhecimento, sua empresa pode cair aos poucos no esquecimento!

Analise seus concorrentes

O segundo passo para uma boa análise de mercado, é avaliar seus concorrentesÉ muito importante para uma empresa avaliar a situação da sua concorrência, o que eles fazem, quais estratégias utilizam, por quais canais entram em contato com seu público, qual é o diferencial competitivo deles, entre outros pontos.

O mercado está cada vez mais dinâmico e competitivo, por isso, reconhecer as ameaças e oportunidades que cercam seu negócio, é fundamental para enxergar novas soluções, identificar nichos desocupados, ter novas ideias de como atender seus clientes e buscar inovar na sua área de atuação.


Pesquise bons fornecedores

Bons fornecedores são um dos importantes fatores que irão determinar se sua empresa terá sucesso ou não. A menos que sua empresa seja totalmente independente no fornecimento de matéria-prima ou de serviços, é indispensável ter uma boa equipe de fornecedores de boa qualidade e preço diferenciado. Por isso, é indispensável fazer uma análise de mercado que foque também na pesquisa de bons fornecedores para o seu negócio.



Estude sobre projeções do mercado

Por último, mas não menos importante, é necessário que você estude as projeções de mercado durante a análise que está sendo realizada. Uma análise de setor, permite entender se o setor está em crescimento ou não, favorecendo a realização de planejamento de investimentos ou de demonstração de uma necessidade de capital para determinados períodos.

Dessa forma, o estudo das projeções de mercado é um grande aliado para ajudar a empresa a se blindar de problemas que possam surgir pelo caminho.

Use boas ferramentas

Utilizar ferramentas corretas durante a análise de mercado, é uma forma de trazer confiabilidade para os dados apresentados. Quanto melhor a plataforma, mais correta será a análise.

Algumas ferramentas que podem te ajudar nesse processo são:

  • Ferramentas de coleta de dados: Softwares e aplicativos que realizam coleta de dados sobre determinado mercado.
  • Ferramentas de análise social: Ferramenta que possibilita identificar o comportamento do público alvo de empresas através da análise de site e redes sociais.
  • Plataformas de pesquisa: Ferramentas de pesquisa de campo para entender melhor o perfil do seu público.
  • Ferramentas financeiras: Ferramentas que ajudam a realizar e conhecer projeções de mercado e entender mais sobre fornecedores.


Para finalizar

Como vimos, a análise de mercado é fundamental tanto para quem já tem uma empresa e quer conhecer mais sobre seu público e sobre o futuro do seu setor, quanto para empresas que querem lançar um novo produto/serviço ou até mesmo adentrar em um novo mercado.

A análise de mercado vai possibilitar com que o gestor tenha uma visão mais estratégica sobre as ameaças e oportunidades que cercam sua empresa e sobre as forças e fraquezas do seu negócio. 

Essa é uma forma de se preparar para o futuro gerando maior diferencial competitivo em meio aos concorrentes e também de blindar sua empresa contra ameaças externas imprevisíveis.

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