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6 dicas para posicionar sua marca no mercado efetivamente!

Qual a mensagem que seu negócio quer passar? Você sabe como a sua marca é lembrada pelo público? Você está contente com essa imagem? 

A maneira como sua empresa é vista pelos consumidores é determinante para o seu sucesso. Isso porque, uma organização que posiciona sua marca no mercado de forma correta consegue gravar no seu público a mensagem “nos escolha ao invés dos concorrentes”.  

Ou seja, investir no posicionamento da sua marca pode ser o ponto de virada para seu negócio. Mas se você pensa que a sua empresa não está posicionada de forma eficaz, saiba que é possível mudar esse cenário. 

Para isso, separamos 6 dicas de como você pode posicionar sua marca no mercado. Então, acompanhe este post até o final. 

O que é posicionamento de marca? 

O posicionamento de marca é uma das principais estratégias de marketing de uma organização. Em resumo, seu objetivo central é planejar a percepção que os consumidores terão de sua empresa, com intuito de ocupar um local diferenciado na mente do seu público-alvo. 

Isto acontece por meio de um intenso trabalho de marketing com a união da segmentação com a diferenciação da sua marca. Desta forma, fortalecendo a identidade e visibilidade da sua organização. 

Quais vantagens de posicionar a sua marca no mercado?

Para as empresas prosperarem nos dias atuais é preciso ter a experiência do cliente como foco, oferecer soluções que atendem expectativas e gerar vínculos além do consumo. 

E todas essas informações podem ser passadas de forma efetiva com o posicionamento correto da sua marca. Vamos pegar um dos principais exemplos desse assunto: a Coca-Cola. A Coca-Cola estabeleceu todo seu posicionamento com base em emoções, em campanhas em torno da união, felicidade, Natal e família. Ou seja, ela está oferecendo muito mais que um refrigerante. 

E por meio dessas estratégias, as organizações conseguem benefícios como: 

  • Maior reconhecimento de marca
  • Aumento da influência no mercado
  • Percepção de imagem mais controlada
  • Clientes mais engajados

Como realizar o posicionamento da sua marca

Bom, agora que você conheceu mais o porquê de posicionar sua marca no mercado, vamos ver as 6 dicas de como fazer isso de forma efetiva. 

  1. Seja coerente

Podemos dizer que esta é a dica mais importante desta lista: Traçar as  estratégias de posicionamento de forma condizente com o que é pregado na visão, missão e valores da organização.   

Hoje os consumidores exigem transparência e coerência das empresas. Não adianta criar uma campanha de como sua organização se preocupa com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, quando na verdade, a realidade da empresa não é esta.   

Como resultado, sua empresa terá um posicionamento confuso, ou até mesmo, duvidoso no mercado, diminuindo a confiança do público no seu negócio.  

  1. Conheça seu público 

Os consumidores buscam por soluções que atendam suas expectativas. Logo, para agradar e marcar o seu público é preciso conhecê-lo. 

Aqui podemos utilizar a ferramenta de definição das personas do seu negócio. A persona é um personagem que representa seu cliente ideal, ou seja, reúne suas características, comportamentos e dores. 

Agora, com essas informações em mãos, está na hora de se questionar “Qual problema quero resolver com minha solução?”. Você não precisa criar um produto/serviço para solucionar uma dor de seu cliente, uma nova abordagem de comunicação com seu público, ou uma melhor experiência na jornada de compra são fatores que já causam o destaque para a sua empresa na visão dos consumidores.

Independente da sua estratégia, sempre entregue valor nas suas ações. Tenha em mente que quanto mais você conhecer seu público e suas dores, mais assertiva será sua estratégia para posicionar sua marca no mercado. 

  1. Conheça seus concorrentes 

Como falamos anteriormente, para o posicionamento de marca é preciso segmentação e diferenciação no mercado. Portanto, não podemos planejar uma estratégia sem estudar os concorrentes.  

Uma análise de concorrentes é imprescindível para estudar como as empresas atuam no seu segmento, quais são as suas estratégias de sucesso, e principalmente, o que leva os clientes a preferirem esses concorrentes. 

A ideia não é copiar seus concorrentes. Na verdade, todos esses questionamentos são a base para o desenvolvimento da diferenciação da sua marca das demais. Aqui a palavra-chave é insights para a inovação.

  1. Conexão com seu cliente 

Acima falamos do exemplo da Coca-Cola e seu posicionamento voltado para a emoção. Essa forma de conexão é uma das principais maneiras de se ter clientes engajados e defensores de seu negócio. 

E nesse âmbito se destaca o neuromarketing, o uso da psicologia das cores para a criação de uma identidade visual de impacto e o uso de gatilhos mentais para a criação da necessidade de consumo. 

  1. Acompanhe as tendências 

O mundo evolui muito rápido, a tecnologia, sociedade e mercado estão em constante mudanças. Portanto, posicionar sua marca no mercado não é uma tarefa que você vá fazer uma única vez. 

Então, se você quer continuar relevante é preciso acompanhar sempre as  tendências para se manter na mente de seu público. 

  1. Busque por exemplos

Uma das melhores formas de determinar como posicionar sua marca no mercado de forma efetiva é estudar os cases de sucesso. 

Já trouxemos aqui o exemplo da Coca-cola e sua relação emocional, mas também há outras maneiras de se posicionar no mercado, como: 

  • Pepsi e seu posicionamento como secundário. 

A Pepsi foi uma das empresas que ressignificou a posição secundária que possui no mercado em uma estratégia de posicionamento de marca divertido. Como não esquecer da frase “Pepsi, pode ser?” nas suas campanhas.  

  • Red Bull e seu posicionamento com valores

Complete a frase: “Red bull te dá…” A empresa de energéticos apresenta toda  sua estratégia de marca voltada à associação inconsciente da energia, adrenalina e dinamismo com sua bebida, mas sem mesmo precisar mostrar o seu produto.

Para isso, a empresa investiu pesado no marketing esportivo. Você pode ver o nome da marca nos atletas, nas competições de esportes radicais, na própria equipe de Fórmula 1 e, até mesmo, patrocinando o primeiro salto da estratosfera.  

  • Havaianas e o reposicionamento 

Como explicamos no tópico anterior, as empresas devem estar atentas ao mercado e realizar mudanças no seu posicionamento sempre que necessário, este foi o caso da Havaianas. 

A marca brasileira de sandálias criada há quase 60 anos tinha uma imagem associada a um público de baixa renda por seus produtos com preço acessível, de pouca variedade e, ainda por cima, comumente falsificados. 

Então, em 1994 a companhia renovou sua posição no mercado com o lançamento de uma linha com 40 opções, com propagandas estrelando celebridades e o aumento do preço em três vezes o valor dos modelos anteriores. Com isso a empresa conquistou a classe média levando junto uma grande fatia do mercado. 

Conclusão 

Bom, ao fim deste artigo esperamos que você tenha se convencido para posicionar sua marca no mercado de forma efetiva. 

Esse tipo de estratégia de marketing é empregado pelas mais diversas empresas ao redor do mundo, e inclusive, já salvou muitas delas do fracasso. 

Assim, separamos 6 dicas para te auxiliar nessa etapa. Dentre elas, o estudo dos clientes e concorrentes da sua organização pode ser, inclusive, um desdobramento de uma pesquisa de mercado

E claro, para que tudo isso possa fluir da melhor forma possível, não esqueça de contar com um time de designers profissionais para a criação de uma identidade visual alinhada com a mensagem que você quer transmitir. 

Quer saber mais sobre como realizar esse estudo de forma assertiva?

Agora você entendeu que através do posicionamento de marca é possível que a sua empresa direcione os esforços com mais assertividade a fim de conquistar a preferência de seus clientes e, consequentemente, alavancar as vendas. Mas nem sempre é fácil colocar a mão na massa, até porque muitas vezes não temos tempo, conhecimento necessário e as ferramentas certas…

Foi pensando nisso que a Esag Jr. Consultoria desenvolveu o serviço de Pesquisa de Mercado, onde através de um questionário 100% personalizado realizamos uma pesquisa assertiva. Você quer economizar tempo e dinheiro, conhecer a fundo seu setor, público-alvo e concorrentes. Então a Pesquisa de Mercado é a resposta certa para você.

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