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6 Dicas e Exemplos de Posicionamento de Marca no Mercado

Já parou para se perguntar como a sua marca é lembrada pelo público? E ela, de fato, transmite a mensagem que seu negócio quer passar?

Saiba como posicionar sua marca no mercado

A maneira como sua empresa é vista pelos consumidores é determinante para o seu sucesso. Ou seja, o posicionamento é o elemento central do sucesso, sustentabilidade e permanência de um negócio em qualquer área. Pois ele, basicamente, nada mais é do que a primeira ideia que vem na mente do público quando pensam na sua marca, o que está na cabeça do consumidor. Caso você esteja pensando neste momento: “minha empresa não tem um posicionamento de marca”, saiba que isto não é verdade.

Esse posicionamento ocorre seja a empresa consciente dele ou não.

Em outras palavras, mesmo que você nunca tenha pensado em uma estratégia para se posicionar sua marca na mente dos seus clientes, eles ainda têm suas percepções próprias sobre seu negócio. A diferença é que essas percepções não estão sendo utilizadas em favor do seu negócio. Por isso é tão imprescindível que as marcas possuam uma estratégia clara e bem definida de como se posicionar diante do público. Isso porque, uma organização que posiciona sua marca no mercado de forma correta consegue gravar no seu público a mensagem “nos escolha ao invés dos concorrentes”. E é sobre isso que vamos falar aqui.

Então se você sente que a sua empresa não está posicionada de forma esperada, saiba que é possível mudar esse cenário. Para isso, separamos a seguir tudo o que você precisa saber para conseguir posicionar estrategicamente a sua marca diante do seu público.

O Posicionamento da Marca no Mercado

Posicionar a Marca

O céu é o limite na hora de ganhar espaço na mente do seu consumidor. E um bom posicionamento da sua marca no mercado é o que vai fazer com que ela conquiste esse espaço.

“Posicionamento consiste em desenhar a oferta comercial de forma a ocupar um lugar precioso na mente dos consumidores”

                            – Philip Kotler, pensador do conceito 4 p’s de Marketing

Com o posicionamento correto, as empresas ganham muito mais reconhecimento e influência no mercado, possuem uma percepção da sua imagem mais controlada e clientes mais engajados.

O termo posicionamento de marca engloba diversos fatores como: participação no mercado, força diante da concorrência, número de vendas e avaliação positiva diante do público. Por exemplo, uma empresa pode se posicionar de uma forma, mas as pessoas a perceberem de um jeito diferente.

Então, antes de tudo, o que você precisa para posicionar sua marca é pensar em como você quer que ela seja lembrada. Existem os mais diversos tipos de posicionamento, mas caso você não saiba por onde começar, estes são os

4 Principais Tipos de Posicionamento de Marca no Mercado

Qual a Diferença entre Identificação e Diferenciação?

A tentativa de posicionamento por parte da marca ou empresa deve seguir duas dimensões: a da identificação e a da diferenciação.

Na primeira etapa da definição do posicionamento, começamos com a escolha de fato, de como a empresa deseja que o produto esteja ligado na mente do público. Esse é o primeiro passo, como acabamos de discutir. Para defini-lo, você deve estar muito atento às oportunidades de servir determinado púbico melhor do que qualquer outra empresa.

Já na diferenciação, o intuito é analisar e potencializar as características distintivas, encontrar as fontes de diferenciação da marca, do que ela oferece e se elas estão alinhadas com os valores da empresa ao público almejado. Para isso, deve existir uma diferenciação relativamente aos posicionamentos, já consolidados, dos concorrentes. Como ferramenta prática, pode ser utilizado o que é chamado de ‘o triângulo de ouro do posicionamento’.

O triângulo de ouro do posicionamento
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Potenciais Trunfos do Produto: Diz respeito à Proposta de Valor do que sua empresa oferece. O que ela entrega com seus produtos e serviços que vai causar grande impacto ao cliente? O que faz com que sejam tão exclusivos e especiais em comparação à todos os outros do mercado? O que faz com que a experiência de quem compra de você seja tão maravilhosa?

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Expectativas dos Consumidores: Você sabe o que seus clientes buscam no seu produto ou serviço? No que diz respeito a qualidade, novidade, eficácia, exclusividade, e por aí em diante.

Para entender seu público você pode optar por informações qualitativas ou quantitativas. As primeiras, fornecem a você uma riqueza e diversidade de pontos de vistas dos seus consumidores. Servem como estudos exploratórios, já que permitem descobrir situações e opiniões detalhadas que a empresa não imaginava. Enquanto as quantitativas buscam amostras de consumidores ou de clientes de maior dimensão, o que torna possível entender padrões de comportamento.

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Posicionamento da Concorrência: Qual é o tipo de posicionamento que seus concorrentes estão utilizando? Como você pode diferenciar o seu posicionamento da concorrência mas sem deixar de atender às expectativas dos seus clientes? Como inovar com rapidez e eficácia frente a isso?

Como Posicionar sua Marca?

Perfeito, agora que você conheceu mais sobre o que é e qual a importância de posicionar sua marca no mercado, basta saber como aplicar, na prática, um posicionamento estratégico dentro da sua empresa. Por isso, trouxemos, para você começar a implementar:

6 dicas de como Posicionar Estrategicamente sua Marca no Mercado 
1. Preze pela Concordância e Consistência

Primeiramente, a sua marca deve ser, de fato, apoiada na Missão, Visão e Valores da organização, fora do papel. Posicionar sua marca de acordo com a sua Missão e seguir esta estratégia em todos as decisões da sua empresa, fortalece essa ideia que você quer que sua marca passe para o público. Sejam estas decisões desde detalhes de um produto, até uma campanha de marketing completa.

E a ‘forma de pensar’ da sua marca que deve estar presente em tudo o que ela faz. Caso isso ainda não aconteça, ou aconteça de maneira desorganizada, você tem como resultado, uma empresa com posicionamento confuso para seus clientes, ou até mesmo, duvidoso no mercado, diminuindo a confiança do público no seu negócio.  

2. Descubra as Necessidades e Preferências do seu Público

Para se posicionar em seu nicho de mercado, você precisa saber o que os consumidores que fazem parte dele desejam e procuram. Os consumidores buscam por soluções que atendam suas expectativas. Então, para conquista-lo é preciso conhecê-lo. Pode parecer difícil ter estas informações em mãos, mas basta estar em contato constante com seu público, seja desde postagens interativas até uma Pesquisas de Mercado para entender estas preferências, comportamentos e dores. 

Conhecer seu público é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. A pesquisa de mercado permite que você compreenda quem são seus clientes em potencial, o que eles desejam, quais são seus problemas e necessidades. Isso ajuda a adaptar seus produtos, serviços e estratégias de marketing para atender às expectativas do seu público.

Agora, com essas informações em mãos, está na hora de se questionar “Qual problema quero resolver com a minha solução?”. Não estamos falando de, necessariamente, criar um produto ou serviço para solucionar uma dor de seu cliente. Uma nova abordagem de comunicação com seu público, ou uma melhor experiência na jornada de compra são fatores que já causam o destaque para a sua empresa na visão dos consumidores.

O importante é que, independente da sua estratégia, sua marca sempre entregue valor nas suas ações. Tenha em mente que quanto mais você conhecer seu público e suas dores, mais assertiva será sua estratégia para posicionar sua marca no mercado. 

3. Conheça seus Concorrentes

Como falamos anteriormente, para o posicionamento de marca é preciso segmentação e diferenciação no mercado. Portanto, não podemos planejar uma estratégia sem estudar os concorrentes.  

Conhecer seus concorrentes é imprescindível para entender como as empresas atuam no seu segmento, quais são as suas estratégias de sucesso, e principalmente, o que leva os clientes a preferirem esses concorrentes. 

A ideia não é copiar seus concorrentes. Na verdade, todos esses questionamentos são a base para o desenvolvimento da diferenciação da sua marca das demais. Aqui a palavra-chave é insights para a inovação.

4. Crie Conexão e Identificação com seu Cliente

Para colocar uma marca no topo do mercado, você precisa se conectar com os valores, percepções e pensamentos dos consumidores.

A estratégia de de vender a todo custo, de maneira impessoal, é coisa do passado. O cliente vem, a cada dia, mudando sua forma de pensar, e as marcas precisam acompanhar a mudança para interagir com seu público.

Você não deve vender seu produto ou serviço, deve vender uma ideia, pense naquilo que estimula e motiva seu público e baseie suas estratégias de vendas e mídia em cima disso.

Nada é mais certeiro do que perguntar ao seu público o que ele pensa. Então entenda do que o seus clientes gostam e com o que eles se identificam, faça uma pesquisa com seus consumidores para que você possa replicar na sua marca, estes recursos que gerem identificação com o seu público-alvo. Essa forma de conexão é uma das principais maneiras de se ter clientes engajados e defensores de seu negócio. 

Além de você poder aplicar também o uso do neuromarketing, que se baseia na utilização da psicologia das cores para a criação de uma identidade visual de impacto e o uso de gatilhos mentais para a criação da necessidade de consumo. 

5. Acompanhe as Tendências Sem Perder a Autenticidade

O mundo evolui muito rápido, assim como a tecnologia, a sociedade e o mercado. Portanto, posicionar sua marca no mercado não é uma tarefa que você vá fazer uma única vez, ela é mutável, trata-se de um processo contínuo.

Então, se você quer continuar relevante no mercado que atua, é preciso acompanhar sempre as tendências e novos interesses dos clientes para se manter na mente de seu público. 

Porém, além de seguir as tendências, é imprescindível que a sua marca não se deixe levar apenas pela moda e perca sua autenticidade. Uma marca autêntica é um requisito indispensável para aumentar o potencial de reconhecimento da empresa. Quando o seu conteúdo é único, as pessoas passam a procura-lo pelo valor agregado, e não pelo preço. O que gera um crescimento sustentável da sua marca.

Por isso, é necessário encontrar o equilíbrio entre seguir tendências e ser autêntico, porque de nada adianta apenas copiar a concorrência ou ser autêntico baseado em estagnação. É preciso adaptar-se ao comportamento do consumidor, mas prezando sempre pela diferenciação entre a sua marca e a concorrência.

6. Busque por Exemplos

Uma das melhores formas de determinar como posicionar sua marca no mercado de forma efetiva é estudar casos de sucesso que possam lhe gerar algum aprendizado, e que você possa levar para dentro da própria empresa, adaptando a sua realidade.

Alguns destes exemplos são:

  • Coca-Cola: abra a felicidade, taste the feeling, sinta o sabor, natal. urso polar e pessoas alegres. Pura emoção é o posicionamento de marca da Coca Cola: ela não fala dos benefícios do produto, e nem precisa, sua estratégia é toda baseada no sentimento de família, união e celebração. A energia é sempre de alegria. A consistência de estilo de comunicação da marca é impressionante.

  • Havaianas: Como explicamos no tópico anterior, as empresas devem estar atentas ao mercado e realizar mudanças no seu posicionamento sempre que necessário, este foi o caso da Havaianas. A marca brasileira de sandálias criada há quase 60 anos tinha uma imagem associada a um público de baixa renda por seus produtos com preço acessível, de pouca variedade e, ainda por cima, comumente falsificados.  Então, em 1994 a companhia renovou sua posição no mercado com o lançamento de uma linha com 40 opções, com propagandas estrelando celebridades e o aumento do preço em três vezes o valor dos modelos anteriores. Com isso a empresa conquistou a classe média levando junto uma grande fatia do mercado. 

  • Red Bull: Complete a frase: “Red Bull te dá…” A empresa de energéticos apresenta toda sua estratégia de marca voltada à associação inconsciente da energia, adrenalina e dinamismo com sua bebida, mas sem mesmo precisar mostrar o seu produto. Para isso, a empresa investiu pesado no marketing esportivo. Você pode ver o nome da marca nos atletas, nas competições de esportes radicais, na própria equipe de Fórmula 1 e, até mesmo, patrocinando o primeiro salto da estratosfera.  
  • Nike: em 2018, a Nike celebrava 30 anos do slogan “Just do It” e lançou uma campanha estrelada por um quarterback da NFL, que ficou conhecido por ter sido o primeiro a se ajoelhar durante o hino nacional, em protesto à violência contra negros nos EUA, e estava sem jogar por nenhum time desde 2016. A Nike reforçou ainda mais o posicionamento de seu slogan “Just do it”. Inicialmente ele transmitia a mensagem de coragem, de ação, de tomar atitude e após essa campanha, assumiu também significados “faça o que acha certo”, “tome uma posição”, e toda a repercussão da época foi convertida no crescimento das ações da empresa. O slogan e o posicionamento da Nike são os mesmos há 30 anos, mas são ressignificados e atualizados através de situações pelas quais o mundo passa.
  • Natura: a empresa baseia sua proposta de valor na sustentabilidade, em 1970 alterou seu nome de Indústria e Comércio de Cosméticos para Indústria de Cosméticos Natura. Essa mudança de nome ajudou a empresa a enfrentar a gigante Avon no Brasil e viabilizou seu crescimento, juntamente com o modelo de venda direta apoiado nas relações pessoais defendidas pela marca. No anos 2000, mesmo com cenário favorável aos negócios, a Natura mudou novamente depois de realizar uma pesquisa com clientes para saber o conceito que tinham da empresa. Os resultados apontaram que a marca passava a imagem de uma instituição tradicional e estagnada ao invés de inovadora. Com os resultados iniciais em mãos, optaram por reposicionar a marca, o que resultou em um faturamento recorde de R$ 1,2 bilhão registrado pela Natura em 2001.

A partir de agora, com tudo o que você sabe a respeito de posicionamento de marca, esperamos que você tenha se convencido a também posicionar estrategicamente sua marca no mercado. 

Para isso, o primeiro passo é conhecer seus concorrentes, mas também a sua própria marca quanto, a missão dela, e o que você quer transmitir, mas, principalmente, estudar e entender muito bem o seu público.

Com Realizar esse Estudo de Forma Assertiva?

“Se existe um único segredo do sucesso, ele está na capacidade de ver as coisas do ponto de vista de outra pessoa”

                                                                  – Henry Ford

Agora você entendeu do que precisa para começar a elaborar sua estratégia de posicionamento de marca. Mas nem sempre é fácil colocar a mão na massa, muitas vezes faltam tempo, conhecimento necessário ou as ferramentas certas.

É por isso que nós da Esag Jr. Consultoria podemos realizar para você, uma Pesquisa de Mercado 100% personalizada, possibilitando maior assertividade às suas necessidades.

Sabemos que você quer economizar tempo e dinheiro, e ainda ter em mãos os insumos e dados necessários para reestruturar o posicionamento da sua marca a fim de gerar tanto impacto como os exemplos que trouxemos anteriormente. Então a Pesquisa de Mercado é a resposta certa para você. Ela irá permitir que você conheça não apenas o perfil do seu público, mas também aquilo com que impacta ele, vai trazer as respostas que você busca sobre como criar esse posicionamento tocante e que gera a identificação genuína dos clientes com a sua marca.

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