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Qual a importância da pesquisa de mercado? Descubra os 7 tipos essenciais.

Qual a importância da pesquisa de mercado? A pesquisa tem um papel fundamental na progressão empresarial de qualquer negócio, independente do porte do mesmo.

Isso porque conhecer o mercado de atuação é fundamental para uma inserção adequada, planejada e assertiva no mesmo.

Por isso, é fundamental contar com estratégias que sejam capazes de destrinchar o mercado de inserção, diminuindo significativamente a incidência de erros e aumentando as chances de sucessão empresarial.

Dentre as estratégias existentes esta a pesquisa de mercado, que possui altos índices de efetividade e proporciona benefícios incontestáveis as empresas.

Para entender melhor o que é, como funciona e quais os principais tipos existentes, acompanhe a leitura dos seguintes tópicos:

  • O que é a pesquisa de mercado?
  • Benefícios de investir na pesquisa de mercado
  • 7 tipos de pesquisa de mercado
  • Conclusão

Qual a importância da pesquisa de mercado?

Como dito anteriormente, a pesquisa de mercado é uma estratégia de marketing com foco na situação atual do mercado de inserção e a coleta de informações referentes a ele.

A partir da pesquisa de mercado é possível conhecer a fundo as principais características do cenário comercial existente, tais como:

  • Preferências do público
  • Estratégias da concorrência
  • Perfil dos consumidores
  • Modos de consumo
  • Líder de mercado e vendas
  • Características comportamentais
  • Posicionamento de diferentes empresas de um mesmo ramo
  • Feedbacks negativos em relação aos serviços/produtos, etc.

Com isso, o processo de produção, venda, investimento e progressão torna-se muito mais assertivo, pois é corretamente direcionado.

Afinal, conhecer o perfil dos seus consumidores, os padrões comportamentais dos mesmos e as suas preferências, é essencial para criar produtos específicos para as suas necessidades, melhorando significativamente a qualidade de atendimento, produção e prestação de serviços.

E como bem sabemos, a satisfação dos seus clientes é a garantia mais certeira do sucesso.

Além disso, também é importante conhecer a concorrência para ser capaz de superá-la.

Como dito por Sir Hob:

” Concorrência é como um jogo de tênis. Não tem contato físico. Não podemos impedir que ela crie jogadas e produza. Temos que ser eficientes em nosso próprio território.”

Ou seja, não há chances nem tampouco necessidade de ataques diretos. Mas, há a possibilidade de entendê-las, reconhecer suas principais fraquezas e ultrapassá-las.

Por isso, conheça a fundo os seus concorrentes e crie as suas estratégias, fortalecendo o seu território e viabilizando o seu crescimento dentro do mercado comercial existente.

Para realizar a pesquisa, há duas formas principais de coleta de dados:

1. Pesquisa primária:

É feita de forma direta, pela própria empresa.

2. Pesquisa secundária

É feita de forma indireta, por outros responsáveis, que repassam os dados já coletados e os analisam.

A escolha de uma das duas formas vai depender dos aspectos gerais do seu negócio, dos seus objetivos e da quantia de investimentos feitos.

Vale salientar ainda a possibilidade de utilizar os dois métodos em conjunto, recolhendo aspectos mais gerais de mercado a partir da pesquisa secundária e especificando os dados a partir da pesquisa primária.

Benefícios de investir na pesquisa de mercado

Além da importância central de investir na pesquisa de mercado, sendo a mesma voltada para o entendimento do cenário comercial e o melhor aproveitamento do mesmo, há benefícios incontestáveis em investir na estratégia.

Dentre todos os benefícios existentes, podemos citar como os principais:

  • Possibilidade de testar e analisar futuros lançamentos e investimentos, a partir do conhecimento dos perfis dos consumidores e o entendimento das suas preferências
  • Criação de personas e idealização de um público-alvo
  • Conhecimento de estratégias concorrentes para saber como lidar com elas
  • Direcionamento correto de tomadas decisivas
  • Planejamentos fundamentados e baseados em dados fidedignos
  • Otimização de processos
  • Conquistar novos públicos e conhecer novos nichos comerciais

Tendo em vista as vantagens mostradas acima, fica evidente a importância de investir em pesquisa de mercado e torná-la uma verdadeira aliada do seu sucesso empresarial.

Para isso, é necessário conhecer os tipos de pesquisa de mercado existentes e reconhecer qual atende melhor as suas necessidades e possibilita a realização dos seus objetivos.

7 tipos de pesquisa de mercado

Exploratória

Como o próprio nome já mostra, a pesquisa de mercado do tipo exploratória tem como objetivo principal explorar de um modo geral o cenário comercial existente.

Por isso, é um dos tipos mais utilizados por quem está começando, e possibilita a coleta de informações básicas iniciais, as quais irão nortear e direcionar todas as outras pesquisas.

É uma verdadeira estratégia de descoberta para proprietários e gestores, e é extremamente importante para todas as outras etapas do processo.

Entretanto, não envolve a coleta de informações a partir de estatísticas, os dados são generalizados e inespecíficos.

Dessa forma, esse tipo de pesquisa de mercado deve ser implementado de acordo com os objetivos e necessidades existentes, para que não haja insucesso ou coleta insuficiente de informações.

Preferências e manias de consumo

O ser humano apresenta padrões comportamentais desde os primórdios da existência.

Em relação ao consumismo e suas motivações, isso não é diferente. O público sempre terá padrões comportamentais de consumo, e conhece-los é fundamental para aumentar as suas vendas.

Além disso, entender as preferências dos seus clientes é essencial para criar produtos e serviços atrativos, benéficos e resolutivos.

Sendo assim, se você deseja aumentar potencialmente as suas vendas e a satisfação do seu público, esse tipo de pesquisa de mercado é o ideal para alcance de tais objetivos.

Satisfação dos colaboradores

Muitos gestores se atentam unicamente a satisfação do público, e esquecem que tão importante quanto é a satisfação de quem faz a sua empresa: Os colaboradores.

Dessa forma, é importante investir em pesquisas relacionadas a satisfação das suas equipes, para mudar o que for necessário e melhorar significativamente pontos problemáticos.

Importante salientar ainda a relação direta existente entre satisfação de colaboradores e trabalho qualitativo, resultando em aumento significativo de produtividade, efetividade e engajamento.

Poder de marca

O poder de marca diz respeito a autoridade do seu negócio dentro do mercado em que está inserido.

Logo, relaciona a sua capacidade de convencer, converter, fidelizar e conquistar a confiança de clientes.

Ou seja, a partir dessa pesquisa de mercado será possível reconhecer o nível de poder da sua marca e entender as melhores alternativas para aumenta-lo.

Causal

A pesquisa causal é voltada para a filosofia de causa e efeito, relacionando as tomadas decisivas aos impactos causados por elas.

Assim, há a possibilidade de implementar testes prévios de sucessão, analisando a valia de determinados lançamentos e os efeitos dos mesmos, a partir da previsibilidade assertiva garantida pela pesquisa.

Descritiva

Por último mas não menos importante, a pesquisa descritiva tem como objetivo principal a validação de ideias futuras e a identificação de falhas.

O alcance desses objetivos é possível graças a descrição de diversas características de público e mercado, tais quais:

  • Idade
  • Endereço e moradia
  • Sexo
  • Estado civil
  • Classe social

Ter essas informações quantificadas e em números possibilita a melhor visualização dos seus principais compradores, permitindo melhor entendimento e direcionamento assertivo das suas vendas e produções.

Assim, será possível definir com efetividade: Preço de produtos e serviços, atratividade dos mesmos para o gênero e as idades mais comuns, localização de lojas, franquias e empresas nos locais onde boa parte do seu público reside, etc.

Quer saber mais sobre como realizar esse estudo de forma assertiva?

Agora você entendeu que através da pesquisa de mercado é possível que a sua empresa direcione os esforços com mais assertividade a fim de conquistar a preferência de seus clientes e, consequentemente, alavancar as vendas. Mas nem sempre é fácil colocar a mão na massa, até porque muitas vezes não temos tempo, conhecimento necessário e as ferramentas certas…

Foi pensando nisso que a Esag Jr. Consultoria desenvolveu o serviço de Pesquisa de Mercado, onde através de um questionário 100% personalizado realizamos uma pesquisa assertiva. Você quer economizar tempo e dinheiro, conhecer a fundo seu setor, público-alvo e concorrentes. Então a Pesquisa de Mercado é a resposta certa para você.

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