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Crie seu plano de marketing do início! 7 etapas que vão te ajudar

Sem dúvidas, o marketing é uma das áreas mais importantes para o crescimento de toda e qualquer empresa, independente do porte da mesma. 

Por isso, é fundamental investir em estratégias de marketing capazes de elevar o nível do seu negócio a altos patamares. 

Como é uma área extremamente abrangente, há uma vasta lista de diferentes estratégias e ferramentas para serem utilizadas nos mais diversos tipos de empresas existentes. 

Dessa forma, é imprescindível conhecer as principais delas e entender cada uma fundo, bem como o seu funcionamento e a forma de criar e implementar tal ferramenta. 

Entretanto, como não é possível explicar todas elas em um único artigo, iremos nos aprofundar e detalhar uma das estratégias de marketing mais funcionais e assertivas: O plano de Marketing. 

Iremos explicar e dar continuidade ao conteúdo com base nos seguintes tópicos: 

  1. Plano de marketing: O que é e como funciona? 
  2. Benefícios de criar e implementar um plano de marketing 
  3. Como criar o seu plano de marketing do início? 7 etapas que vão te ajudar nesse processo 
  4. Conclusão 

Para ter o entendimento completo do assunto, continue lendo o nosso artigo. 

Plano de marketing: O que é e como funciona?

Como dito anteriormente, o plano de marketing é uma estratégia que visa planejar e detalhar as medidas necessárias para alcançar os objetivos empresariais. 

É descrito pela wikipédia da seguinte forma:

 “Um plano de marketing é um documento escrito que detalha as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos de marketing. Pode ser um planejamento para a marca, para um produto ou serviço, ou para as linhas de produtos. Os planos de marketing podem cobrir entre um e cinco anos.”

Ou seja, é uma ferramenta fundamental ao direcionamento e alcance de objetivos, proporcionando às empresas de implementação uma maior efetividade e assertividade de medidas e processos. 

Por isso, é tido como um dos documentos mais importantes e funcionais do marketing, utilizado por empresas de grande sucesso. 

Além disso, junta dois aspectos fundamentais ao crescimento empresarial: o marketing e o planejamento. 

O resultado dessa junção é extremamente benefício as empresas, pois como dito por Ailton Gomes Duarte: 

“Se a alma do negócio é o marketing, o planejamento e a persistência são donos dessa alma” 

Sendo assim, investir em plano de marketing é ir além das projeções empresariais comuns, é colocar os objetivos em pauta e torná-los reais. 

Por isso, funciona a partir da definição de objetivos e da projeção de medidas capazes de levar a empresa ao alcance dos mesmos no tempo estimado. 

Logo, há a importância não só da definição dos objetivos e das medidas, como também a fundamentalidade de seguimento das mesmas. 

Com o seguimento adequado das medidas estabelecidas no plano, é possível aproveitar de diversos benefícios que vão além do propósito central da estratégia. 

No tópico a seguir, você encontra os principais deles. 

Benefícios de criar e implementar um plano de marketing 

Dentre todos os benefícios existentes em criar e implementar um plano de marketing, podemos citar como principais: 

  • Direcionamento qualitativo: O direcionamento é um dos fatores mais importantes para as empresas, tendo em vista que ele será responsável por dar sentido e propósito ao seu negócio. Sendo assim, ter um direcionamento de qualidade garante a assertividade de processos e um rumo empresarial adequado. 
  • Ganho de posicionamento da marca no mercado em que está inserida: O mercado competitivo exige ganho de destaque e posicionamento de marca. Dessa forma, o plano de marketing contribui de forma positiva e direta nesse aspecto, tendo em vista as medidas de melhorias gerais e as pesquisas de mercado e público realizadas. 
  • Redução de gastos e da utilização de recursos: O planejamento também gera uma redução significativa nos gastos e na utilização de recursos, tendo em vista a gestão adequada e a otimização dos mesmos a partir do plano de marketing. 
  • Possibilidade de combinação com demais estratégias: O plano possibilita ainda a combinação com outras estratégias, interligando e associando todos os objetivos empresariais existentes. 
  • Redução de riscos futuros: Com o planejamento, a redução de riscos e intercorrências futuras diminuem significativamente. Isso acontece em decorrência da preparação adequada e da metodização dos processos, tornando todos eles mais assertivos e menos propícios aos problemas. 

Tendo em vista os benefícios listados acima, fica evidente o quão proveitoso é para as empresas que criam e implementam planos de marketing. 

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Agora que você já sabe o que é, como funciona e os principais benefícios, podemos partir para o ponto principal do nosso artigo: Como criar o seu plano de marketing do início? 

Como criar o seu plano de marketing do início? 7 etapas que vão te ajudar nesse processo 

Criar e documentar estratégias do zero nunca é uma tarefa simples. Entretanto, há uma série de etapas que podem ajudar a facilitar esse processo. A seguir, você encontra as principais delas. 

  1. Faça um diagnóstico geral do seu negócio 

Em primeiro lugar, é fundamental entender a situação atual geral da sua empresa. 

Por isso, faça um diagnóstico das condições atuais em que o seu negócio se encontra, atentando-se a aspectos importantes como: 

  • Porte 
  • Capital 
  • Concorrência 
  • Autoridade no mercado em que está inserido 
  • Condições físicas da empresa 
  • Vendas e faturamento 
  • Passivos 

A análise dos aspectos acima e de demais que forem tidos como importantes para a sua empresa, possibilita o reconhecimento de fraquezas e pontos fortes, direcionando o resto do processo e possibilitando a comparação da situação inicial e prévia ao plano em relação à situação final. 

  1. Faça um diagnóstico do setor de marketing da sua empresa 

Após analisar a situação geral da sua empresa, é importante focar apenas no setor de marketing e levantar aspectos igualmente importantes para análise do mesmo. 

Fatores internos e externos relacionados ao setor são imprescindíveis para a evolução do negócio como um todo. 

  1. Entenda e estude o seu público 

Após entender as características do próprio negócio, é hora de entender e analisar o seu público. 

Esse entendimento pode ser feito a partir de pesquisas, as quais consigam traçar perfis de personas e observar o que mais funciona com o público em questão. 

Tal passo é importante para definir as medidas, que deverão ser baseadas e fundamentadas no tipo de público da sua empresa. 

  1. Defina os seus objetivos 

Com todas essas análises em mãos, é hora de definir os seus objetivos. 

Para isso, a visão do seu negócio pode te ajudar bastante. 

Ademais, conte com desejos futuros realizáveis e cabíveis na situação atual, com uma melhora significativa e progressiva. 

  1. Defina as medidas necessárias para alcançá-los 

Após definir os objetivos, é hora de definir os meios de alcançá-los. 

Para isso, estabeleça medidas e atitudes necessárias para o alcance de tais objetivos no tempo estabelecido. 

  1. Estabeleça um cronograma viável 

Com todas essas informações em mãos, é hora de planejar a prática das medidas estabelecidas. 

Para isso, é importante estabelecer um cronograma de processos e realizações, sendo este viável dentro da realidade atual empresarial. 

Afinal, de nada adianta estabelecer prazos e processos que não são possíveis de cumprir. 

  1. Aplique e realize as medidas necessárias diariamente 

Com o cronograma estabelecido, é hora de por todo o planejamento em prática de forma persistente. 

Por isso, é importante tornar a realização das medidas práticas diárias. 

Conclusão 

Por fim, esperamos que a leitura deste artigo tenha sido útil para esclarecer as suas dúvidas e facilitar o processo de criação de um plano de marketing para o seu negócio. 

Se deseja ler e se aprofundar ainda mais em assuntos relacionados a marketing e vendas, clique aqui e tenha acesso aos nossos e-books. 

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