CONTEÚDO DE BLOG

5 Motivos para Fazer a Análise Financeira da sua Empresa

Em dúvida se a análise financeira é o caminho correto para sua empresa? Descubra agora 5 razões que vão te ajudar a tomar essa decisão.

A análise financeira é ferramenta fundamental para saber como anda a saúde das finanças da sua empresa. Embora alguns gestores não saibam, a análise financeira é um processo útil para alavancar a empresa e consolidá-la no mercado e não deve ser deixada de lado na gestão.

No atual cenário econômico do país fica ainda mais difícil manter um negócio saudável. Dessa forma, a atenção deve ser redobrada para o campo das finanças.

Análise Financeira

Outro ponto importante é medir o desempenho de sua organização e é através da análise financeira que isso será realizado. Mas, não estamos falando de um processo tão simples, existe uma série de fatores que, muitas vezes, por falta de conhecimento ou familiaridade acabam não sendo analisados.

Para sanar suas dúvidas e conseguir capacitá-lo para que entenda bem os investimentos e a real situação financeira do seu empreendimento, criamos esse post. Aqui iremos abordar os conceitos, a importância e dicas de como realizar a análise financeira da sua empresa. Acompanha nosso conteúdo e confira.

O que é a análise financeira?

A análise financeira, também conhecida como análise econômica, é o estudo da capacidade de geração de lucro de uma empresa.

Foi criada baseada no princípio de que toda ação tem um reflexo econômico ou financeiro no cotidiano, seja no âmbito pessoal ou empresarial. Veja: aprovar uma contratação ou até mesmo comprar um imóvel tem um reflexo econômico. 

Logo, se realizada sem que haja um planejamento financeiro, haverá um impacto, muito provavelmente, um impacto negativo. A análise financeira averigua a situação financeira da organização e dessa forma, confere se é possível realizar novos investimentos e/ou se os que já foram realizados estão trazendo retorno.

Agora que já relembramos o que é a análise financeira, iremos abordar sobre os motivos para realizar a análise financeira.

5 motivos para fazer a análise financeira quanto antes:

Toda empresa necessita que seu desempenho seja analisado com objetivo de realizar ajustes e melhorias.  As finanças da empresa deve ser analisada com a finalidade de manter uma empresa sustentável.

Para isso, iremos citar cinco motivos para que a sua empresa realize a análise financeira. Podemos citar:

1. Alavanca o crescimento da empresa no mercado

Uma grande dificuldade das empresas é a de se impor diante de um mercado tão competitivo e que a cada dia vem se tornando mais exigente.

A falta de planejamento financeiro pode ser um dos causadores dessa situação que, juntamente a outros fatores, pode ser fatal para o negócio.

Além do planejamento ineficiente, podemos levantar outros causadores que podem estagnar a sua empresa, impedindo assim o seu crescimento:

  • Problemas internos da organização;
  • Concorrentes;
  • Falta de capital de giro;
  • Má administração de recursos;
  • Falta de experiência na gestão;
  • Descontrole de fluxo de caixa;
  • Ou qualquer outra que venha decorrente da situação econômica momentânea do país.

São fatores que provocam queda no rendimento empresarial e diminuição da geração de lucro, e que por consequência impede que o negócio alavanque.

2. Clareia as tomadas de decisões

Para que um gestor se destaque é indispensável que ele identifique a real situação financeira da empresa.

A análise financeira possibilita a antecipação as consequências financeiras durante as decisões do negócio, utilizando técnicas que ajudem no recolhimento de informações importantes e na avaliação da situação e assim conseguir chegar a uma conclusão eficiente.

Dessa forma, é possível fazer estimativas que ajudem a estimar o rendimento dos investimentos, estudar os seus risco e descobrir se o fluxo de fundos é suficiente para, por exemplo, fazer pagamentos.

É compreendendo o funcionamento do negócio, que poderá otimizar a rentabilidade a partir das ações nos recursos existentes e discutir sobre qual será o efeito.

Quando mais detalhada forem as informações da empresa, mais clara ficará a tomada de decisões.

3. Reduz os riscos

A análise financeira permite que seja realizado o processo de análise de riscos financeiros.

Trata-se do processo no qual se avalia a real probabilidade de acontecer um cenário financeiro que seja contrário à empresa.

São exemplos disso: 

  • A inadimplência;
  • Fraude;
  • Ações judiciais; 
  • Mudanças na política e na economia;
  • E outras situações que podem gerar prejuízos financeiros.

Além disso, os investidores, também, podem usar a análise financeira para ter uma ideia sobre o grau de risco das decisões e fixar quais são os objetivos que devem ser cumpridos para que a empresa não entre em maus lençóis.

Por mais lucrativa que a empresa seja, cada decisão apresenta um risco.

Através da análise financeira é possível ter um levantamento histórico do comportamento financeiro do empreendimento, diminuindo a probabilidade de algo dar errado.

4. Possibilita o equilíbrio no negócio

Existem várias maneiras e técnicas que compõem a análise financeira de uma empresa, que podem ser específicas, simples e fáceis de avaliar.

Um bom gestor precisa estar atento às possíveis melhorias na economia e também buscar soluções para melhor uso dos recursos e realizar os melhores investimentos.

Realizando a análise financeira é possível identificar se o negócio é viável.

Nessa etapa, você já deve ter ciência de que não se trata apenas do fluxo de caixa ou do faturamento. 

Existe um amplo processo de análise para encontrar o equilíbrio financeiro.

Se ainda não lembra como funciona, é necessário analisar esses elementos que compõem o equilíbrio financeiro:

  • Custos fixos e variáveis;
  • Fluxo de caixa;
  • Faturamento periódico;
  • Lucro operacional;
  • Margem de contribuição.

5. Gera dados confiáveis

A análise financeira cria automaticamente processos que geram confiança nas informações da empresa. 

E se tratando de informações financeiras, é um fator extremamente importante em todas as demandas envolvendo as finanças da empresa.

Quando nos referimos às finanças da empresa, ter dados confiáveis é crucial para determinar se nossas decisões foram positivas ou negativas, até mesmo ver se alguma ação passada gerou uma melhoria na economia da empresa.

Além disso, os processos permitem que seja possível averiguar se houve fraudes ou erros.

Para isso, é fundamental contar com a ajuda de profissionais especializados que possam auxiliar nessa averiguação de dados, fiscalizando se os processos financeiros estão sendo seguidos de forma correta.

Concluindo

E então, entendeu agora a importância de realizar a análise financeira e como ela pode impactar no crescimento e geração de lucro da sua empresa?

Se ainda restam dúvidas sobre a importância da análise financeira, esse nosso post poderá te ajudar.

Vamos marcar uma conversa?

Aproveite a visita para
assinar a nossa newsletter.