CONTEÚDO DE BLOG

Planejamento Financeiro: A Carta na Manga para Abrir seu Negócio

Segundo um levantamento do IBGE, em 2012, 48,2% das empresas Brasileiras não sobrevivem mais de 3 anos.

Segundo um levantamento do IBGE, em 2012, 48,2% das empresas Brasileiras não sobrevivem mais de 3 anos. Você então pensa: “Mas 3 anos não são pouco tempo. Essas empresas passaram 3 anos tendo prejuízos?” – Provavelmente não.

Planejamento Financeiro

Em meio a um dos momentos mais turbulentos da economia nacional dos últimos anos, uma das coisas que mais incomoda o empreendedor brasileiro é a insegurança perante ao que está por vir. Investimentos indexados passaram a ser mais interessantes, a corrosão do poder de compra da moeda Brasileira é inquietante e muitos dos que desejam abrir seu próprio negócio se perguntam:

“Mas será que vai dar certo? E se não der?”

Essa é uma pergunta básica a quem deseja empreender.

Segundo um levantamento do IBGE, em 2012, 48,2% das empresas Brasileiras não sobrevivem mais de 3 anos. Você então pensa: “Mas 3 anos não são pouco tempo. Essas empresas passaram 3 anos tendo prejuízos?” – Provavelmente não.

Uma das principais saídas da elaboração de um plano de negócios e a principal de uma de suas etapas, o planejamento financeiro, é a análise de viabilidade financeira do novo negócio proposto. A razão para isso é o fato de que, nas “contas feitas em papel de pão” muitas empresas aparentarão ser, não só lucrativas, como, também, negócios rentáveis e longínquos.

Como dito anteriormente, uma empresa que apresente resultado líquido mensal positivo não necessariamente será um bom negócio. O quão trabalhoso é abrir e administrar uma empresa? Quais são os riscos envolvidos e os investimentos necessários? Quais outras aplicações poderiam ser realizadas com o mesmo dinheiro?

Na Esag Jr. , costumamos dizer que na realização do plano financeiro tudo o que foi definido para o negócio anteriormente será colocado à prova.

Você com certeza terá ótimas ideias, mas será que as mapeou corretamente? E com mapear quero dizer: Será que você conhece exatamente o quanto investirá para abrir seu negócio? E aquele selo de segurança digital? Você o colocou na conta?

Entrou em contato com seus fornecedores e sabe qual será o pedido inicial mínimo a ser realizado? Quais as condições de pagamento? Sabe exatamente como todos os seus produtos serão tributados? Sabe o quanto isso representará à sua empresa?

Realizar um planejamento financeiro não só fará com que você saiba todas essas e muitas outras informações, como possibilitará a criação de diferentes cenários com as mais diversas variáveis.

Nos Planejamentos Financeiros elaborados na Esag Jr., criamos, ao menos, 3 cenários diferentes com projeções de, no mínimo, 3 a 5 anos.

Faça um esboço você mesmo em alguns passos:

      • Encontre uma a solução para uma necessidade de determinado público e a estude a fundo, mapeie com o máximo de detalhamento o que ela exigirá.

      • Use o embasamento adquirido com o estudo do setor e do atual cenário econômico e crie, no mínimo, 3 cenários.

      • Analise os resultados advindos dos demonstrativos financeiros pro forma realizados (Exemplo: DRE e Fluxo de Caixa).

      • Calcule e analise os indicadores financeiros de seus demonstrativos. Qual a Taxa interna de Retorno (TIR) prevista? Em quanto tempo todo aquele recurso investido retornará a você

      • Qual será o Valor Presente Líquido (VPL) no final do último período projetado?

    E, afinal, aquela ideia realmente vale todo o risco e o esforço que você pretende, ou pretendia, realizar para colocá-la em prática?

    Ficou com dúvidas quanto à elaboração de um planejamento financeiro para sua ideia?

    Planilha de Fluxo de Caixa

    Quer saber mais sobre como realizar esse estudo de forma assertiva?

    Agora você entendeu que através de um planejamento financeiro você pode alavancar seus resultados, e garantir a sustentabilidade da sua empresa juntamente com um caixa estruturada com o apoio da nossa consultoria.

    Foi pensando nisso que a Esag Jr. Consultoria desenvolveu o serviço de Planejamento Financeiro. Preencha o formulário abaixo para agendar uma conversa com um de nossos especialistas e receber uma proposta personalizada para as suas necessidade

    Vamos marcar uma conversa?

    Aproveite a visita para
    assinar a nossa newsletter.