CONTEÚDO DE BLOG

Desenvolvimento de pessoas: a importância da área de recursos humanos

Cada vez mais a área de recursos humanos ou, como algumas organizações têm nomeado, de desenvolvimento de pessoas, tem ganhando espaço e destaque por grandes empresas de mercado.

Cada vez mais a área de recursos humanos ou,  como algumas organizações têm nomeado, de desenvolvimento de pessoas, tem ganhando espaço e destaque por grandes empresas de mercado. Com o avanço da tecnologia, o capital humano se tornou cada vez mais importante e estratégico para as empresas e está deixou de ser visto somente como mão-de-obra, mas diferencial competitivo.

Em geral, as organizações visionárias buscam pessoas que saibam trabalhar em equipe, que tenham bom convívio social, profissionais que se destaquem por suas características pessoais e que queiram desenvolver o conhecimento e as habilidades técnicas necessárias para o desenvolvimento de suas tarefas.

Profissionais da área de Recursos Humanos costumam dizer que o perfil ideal buscado pelas empresas é aquele que melhor apresenta o CHA (conhecimento, habilidades e atitudes). Ou seja, a pessoa apresenta bom conhecimento técnico, é especializada nas tarefas que realiza, sabe aplicar o conhecimento que possui, não apenas domina a teoria, mas de fato tem destreza na execução de suas atividades e, por fim, tem bom comportamento social, sabe trabalhar em equipe, cumpre com suas palavras e surpreende por suas características pessoais.

Devido à dificuldade de encontrar pessoas que se encaixem nesse perfil exigido pelas organizações no mercado, as áreas de desenvolvimento de pessoas vêm buscando ações e estratégias para manter e desenvolver ainda mais esses profissionais.

Resumidamente, a área de recursos humanos não é mais vista como aquela que “abraça” as pessoas e resolve conflitos internos, mas sim a que busca aprimorar ainda mais os profissionais de destaque e dar o devido reconhecimento a eles, de modo a desenvolver os potenciais talentos, pessoas que apresentam muitas características positivas, mas que precisam trabalhar outros pontos para se tornarem profissionais de alto desempenho.

Existem diversas estratégias adotadas pelas organizações para manter esses profissionais e elas variam de acordo com o porte da empresa. Entretanto, algumas ações podem ser realizadas, tanto por micro e pequenos empresários, quanto por grandes companhias. Por ter assumido um papel tão relevante para as empresas, muitas vezes os gestores contratam consultorias especializadas para a realização desses processos. É o que faz a Esag Jr., que oferece serviços como Plano de Desenvolvimento Individual e Pesquisa de Clima para empresas que buscam valorizar e manter seus colaboradores. 

Plano de Desenvolvimento Individual

Ele existe para complementar a avaliação de desempenho e orientar o profissional a buscar saídas e ações para trabalhar características que ele precise desenvolver. É um processo construído em conjunto com um profissional da área de recursos humanos e que deve ser monitorado periodicamente, a fim de observar o desenvolvimento do indivíduo.

Pesquisa de Clima

É um processo que visa monitorar o ambiente de trabalho da empresa, identificar possíveis pontos de insatisfação e, ao mesmo tempo, verificar características específicas da organização que agradam aos colaboradores. A partir dos resultados da pesquisa é possível traçar ações para melhorar o clima da organização e, consequentemente, alavancar os resultados.

Sabemos que hoje o principal diferencial das organizações está nas pessoas e na formação de equipes. Alinhar os objetivos da organização com os objetivos de seus colaboradores não é tarefa fácil, mas, se bem trabalhada, pode, se tornar um diferencial e fazer da organização uma empresa de destaque no mercado.

Aproveite a visita para
assinar a nossa newsletter.