Você acredita que ao pensar na solução que seu negócio oferece, a primeira opção que passa pela cabeça dos seus consumidores é a sua empresa?
Se a sua resposta foi não, sua empresa precisa melhorar o seu posicionamento de mercado!
O posicionamento de mercado é uma estratégia de branding que foca na percepção do cliente sobre sua marca. A posição do seu negócio no mercado é o lugar exclusivo que ele exerce na mente dos seus consumidores, sendo possível diferenciar seu negócio da concorrência.
Assim, é possível se posicionar de forma estratégica, conquistando um espaço de destaque e de liderança no seu segmento!
Afinal, o que é posicionamento de mercado?
Posicionamento de mercado se refere a posição que uma marca ocupa na mente de seus consumidores. Posicionar sua empresa no mercado é uma das tarefas essenciais em qualquer estratégia de marketing e significa se diferenciar da concorrência, alcançando lugar de liderança e destaque entre o seu público.
De acordo com Philip Kotler, posicionamento de mercado é “a ação de projetar o produto e a imagem da empresa, com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”.
De forma prática, podemos entender posicionamento como a soma de fatores de segmentação e diferenciação. Para isso, é possível escolher qual caminho de diferenciação a sua empresa deseja ter, pode ser: produto ou serviço de maior qualidade, melhor custo-benefício da solução, melhor atendimento, sem conhecido pela inovação, entre outros.
A estratégia perfeita vai depender da proposta de valor da sua empresa e do perfil do seu público. Vale lembrar que as maiores vantagens de negócio estão com aqueles que exercem a liderança em seus segmentos, podendo ter a solução vendida com maiores margens de lucro e exigir menos esforços de marketing.
Benefícios de definir o Posicionamento de Mercado de uma empresa
- Fidelização dos clientes: O principal objetivo do posicionamento de mercado é ter um lugar de destaque na mente dos seus consumidores. Dessa forma, ao se posicionar à frente da concorrência, você faz com que obtenha a fidelização dos seus clientes, mostrando que sua marca merece a preferência deles. Com isso, o posicionamento de mercado aumenta a quantidade de vendas que sua empresa pode ter todo mês!
- Visibilidade: Às marcas líderes em seus segmentos conseguem se diferenciar da concorrência e ganhar mais espaço no mercado. Isso ajuda a ganhar mais visibilidade e credibilidade do seu público, também ajudando no controle da imagem para manter a reputação da marca em perfeito estado;
- Aumento da competitividade: A posição que a empresa ocupa no mercado vai determinar o nível de competitividade da empresa em relação aos concorrentes. Dessa forma, quanto melhor posicionada a sua empresa estiver no mercado, maior a capacidade dela de superar a concorrência e ganhar a atenção do público;
- Clareza nas decisões: O posicionamento de mercado ajuda a sua empresa a ter mais clareza na hora de tomar decisões. Isso porque com um bom posicionamento é possível que você conheça bem o seu segmento e o seu público, te ajudando então a traçar metas e realizar estratégias de crescimento de acordo com o seu posicionamento no mercado.
3 formas interessantes de se posicionar no mercado
Existem vários tipos de posicionamento que sua empresa pode escolher para alcançar seu público. Entre elas, as principais são:
- Posicionamento através do baixo custo: Nessa estratégia a vantagem está no preço cobrado pela solução ofertada. Para ter esse posicionamento no mercado, o seu negócio precisa ter custos baixos de produção e logística e conseguir produzir em larga escala com pouca personalização. Assim, é possível obter vantagem ao cobrar menos que seus concorrentes e se diferenciar no mercado através dessa estratégia;
- Posicionamento através da qualidade e atributos do produto/serviço: Esse tipo de posicionamento se dá por causa dos atributos e desempenho superior que a solução da sua empresa oferece. Para garantir a liderança nesse tipo de posicionamento, seu negócio deve ter a melhor solução superando as opções dos concorrentes. Negócios que se enquadram nesse modelo, precisam ter a qualidade baseada na opinião dos seus consumidores e acabam fazendo com que seu público gaste muito mais com os produtos ou serviços oferecidos;
- Posicionamento através da Personalização: A personalização é a terceira forma de se posicionar no mercado. Ela é mais fácil de ser adotada em mercados com nichos mais restritos onde a empresa deve oferecer um produto ou serviço customizado de acordo com a necessidade dos seus consumidores;
- Personalização através do serviço ao cliente: O posicionamento através do serviço ao cliente faz com que a empresa se diferencie pela experiência de compra e excelente atendimento que ela oferece ao seu consumidor. A estratégia com foco no cliente é uma tendência do mercado e uma ótima opção para agregar mais valor ao seu produto ou serviço.
Como começar a definir o posicionamento de mercado da sua empresa?
Para definir o posicionamento de mercado da sua empresa, você deve partir através da construção do planejamento estratégico da sua empresa, por essa ser uma decisão importante para o negócio.
Você terá que determinar o espaço que sua empresa vai ocupar com relação ao seu público e concorrentes, buscando sempre a liderança no segmento.
- Quem é o seu público-alvo: Para começar, você deve fazer um estudo do seu público-alvo, definindo e conhecendo muito bem quem é a sua persona, ou seja, seu cliente ideal. Você precisa saber qual o gênero, faixa etária, localização do seu público, quais são seus hobbies, como é a sua jornada de compra, dores e desejos desse público, etc. Quanto mais e melhor você conhecer seu público mais assertivo será o seu posicionamento de marca. Dessa forma, uma pesquisa de mercado para entender como seu público te enxerga (se a sua marca já existe) é imprescindível para essa etapa. Tendo isso em mãos, a comunicação da sua empresa passará a ser totalmente dedicada a essas pessoas;
- Quem são seus concorrentes: Identifique quem são seus concorrentes, onde eles estão localizados e como eles se posicionam no mercado. Faça um estudo do seu segmento de atuação para mapear o estilo da sua concorrência. Isso vai te ajudar na hora de se diferenciar deles mercado;
- Qual problema o seu produto soluciona: É fundamental que você saiba quais são os problemas que a sua solução ajuda a resolver para os seus clientes. Dessa forma, você vai conseguir identificar quais são os benefícios da sua solução de forma a refleti-los no seu posicionamento de marca. Afinal de contas, as pessoas não compram produtos e serviços, elas compram os benefícios que as soluções entregam;
- O que te diferencia no mercado: Liste quais são os seus diferenciais no mercado. Se faça perguntas como: O que diferencia sua empresa dos concorrentes? O que ela apresenta de melhor? O que você pode entregar de valor aos seus clientes? Como você quer posicionar daqui por diante? Com isso você conseguirá identificar as características mais vantajosas do seu negócio tendo argumentos suficientes para estabelecer um posicionamento de marca mais eficiente e traçando estratégias para conquistar a liderança no segmento.
Conclusão
Com o posicionamento de mercado, você consegue traçar exatamente qual o objetivo da sua empresa e a forma que você deseja que ela se diferencia dos concorrentes. Isso te ajuda a ter mais clareza na forma de agir e estabelecer estratégias para o negócio.
Por exemplo, se você atua no mercado de restaurantes e decide que o melhor caminho é se diferenciar pela qualidade, você precisará direcionar seus esforços para comprar produtos com qualidade que aumente o valor agregado do seu serviço e começar a comunicar esse diferencial para seu público.
Então, tudo que você precisa é encontrar os diferenciais do seu negócio e conseguir conquistar a mente dos seus consumidores!
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Agora você entendeu que através do posicionamento de marca é possível que a sua empresa direcione os esforços com mais assertividade a fim de conquistar a preferência de seus clientes e, consequentemente, alavancar as vendas. Mas nem sempre é fácil colocar a mão na massa, até porque muitas vezes não temos tempo, conhecimento necessário e as ferramentas certas…
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