CASES

Projeto Hospital Baía Sul

Com o projeto da Esag Jr., o Hospital Baía Sul conseguiu definir bem os processos, fortalecer a visão sistêmica dos colaboradores e se adequar para a Qmentum (Programa de internacional de credibilidade hospitalar).

O cliente

O Hospital oferece um integrado e sinérgico serviço de atendimento à saúde de Florianópolis. Representa excelência e alto padrão de atendimento para você. Surgiu como uma oportunidade de consolidação dos conceitos de prestação de serviços de saúde dentro das mais modernas técnicas de arquitetura, engenharia, medicina e gestão, com o objetivo de garantir comodidade, agilidade, humanização e segurança.

O desafio

O projeto contava com uma série de desafios, Para solucionar isso, era necessário não apenas mapear os processos vigentes mas sim ensinar os gestores do hospital a fazer esse mapeamento e tornar a prática uma constante no hospital, de forma a evidenciar quais eram os processos que agregam valor direta e indiretamente ao cliente e destacar a importância dos processos mapeados para os colaboradores a fim de evitar desperdícios e estimular a visão sistêmica.

A solução

Primeiramente, foi realizado um diagnóstico interno do hospital para entender melhor a realidade e os processos do mesmo, Em seguida, foram feitos workshops como forma de primeiro contato com as novas práticas e depois acompanhamentos personalizados para aproximar o que foi ensinado e construído da realidade dos gestores e de seus times. Posteriormente, foi ocorrendo a construção conjunta dos processos com os gestores, colaboradores e com a Esag Jr.

Por fim, foi feito um evento conclusivo onde todos os processos que foram mapeados foram expostos de forma a inter-relacionar os mesmos, separando-os entre processos que geram valor diretamente e indiretamente, assim evidenciando o impacto de cada um na realidade da empresa.

O projeto deixou como resultado processos mais bem definidos, gestores capazes de mapear processos futuros e profissionais com melhor noção do impacto das suas ações e de seus colegas de trabalho no dia a dia do Hospital Baía Sul, auxiliando na adequação do mesmo à metodologia de gestão Qmentum.

Conhecimentos utilizados nesse projeto

Mapeamento de Processos

Conseguimos trazer visualmente uma ferramenta de planejamento e gestão, a qual demonstra o fluxo do trabalho dentro da empresa e os seus responsáveis. Ou seja, é um recurso que simplifica e transparece a cadeia de valor do seu negócio.

Otimização de Processos

A partir da otimização de processos o Hospital Baía Sul conseguiu adotar práticas mais eficientes nas metodologias de trabalho e formalizar as etapas de realização de determinada atividade.

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