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TAM SAM SOM: Saiba como Medir o Tamanho do seu Mercado

Antes de abrirmos qualquer negócio é sempre importante tirar um tempo do planejamento para fazermos uma análise de mercado e assim, entender um pouco melhor sobre o nosso público-alvo, região e estratégias montadas.

Hoje iremos conhecer um pouco mais sobre o tam sam som que são conceitos que podem te ajudar a medir o tamanho do seu mercado, e orientar as decisões estratégicas do seu negócio. 

TAM SAM SOM

Aqui você vai ver:

O que significa TAM, SAM E SOM?

TAM, SAM e SOM são siglas derivadas do inglês que surgiram para referenciar um método que os empreendedores utilizam para entender a demanda do produto e negócio no mercado.

TAM - Total Available Market

LA sigla TAM, na tradulção para o português, significa mercado disponível total, e refere-se toda a demanda mundial sobre um produto ou serviço.

Por exemplo, se você quer vender casacos, o TAM seria a junção de todos os lugares onde se vendem casacos no mundo.

É importante lembrar que nenhuma empresa domina todo um mercado mundialmente, seja ele de um produto ou serviço.

SAM - Serviceable Available Market

No português significa mercado útil disponívelseria uma fração do mercado onde para o seu negócio existe geograficamente possibilidade de venda.

Seguindo o mesmo exemplo do anterior, se você tem uma loja online que entrega em todo o Brasil, o SAM incluitia todas as áreas para onde você pode enviar seus produtos. Para lojas físicas, o SAM é geralmente limitado ao bairro ou cidade onde a loja está localizada.

Sabemos que na sua região, provavelmente, não existe apenas você que venda casacos, por isso precisamos analisar também o SOM.

SOM - Serviceable Obtainable Market

A sigla SOM significa mercado útil acessível, a forma mais realista de se enxergar o negócio.

Seria o seu alvo, para quem você vai vender o produto.

Para finalizar as sequências do exemplo que estamos abordando, seria o público específico que trabalha ou mora nas proximidades de sua loja. Agora sim, as vendas acontecem com mais sucesso. Pois, dessa maneira, você tem mais assertividade no público, assim podendo estruturar estratégias e voltar os seus investimentos para aquele formato e tornar a sua empresa cada vez mais escalável.

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Porque Medir o Tamanho do seu Mercado é Importante?

De forma resumida, a importância seria para entender como se posicionar e escalar o seu negócio olhando com detalhe o mercado e a concorrência.

Mas não é só isso, aqui vão alguns motivos importantes:

Análise de Investimento:

Se você busca investidores, é vital mostrar o desempenho e o crescimento do seu negócio. Ao medir o tamanho do seu mercado, você pode apresentar resultados, identificar erros e acertos, e planejar os investimentos financeiros com mais precisão.

Aumento do foco:

Não é novidade que não conseguimos atingir todos os consumidores, então o estudo sobre o tamanho do mercado nos mostra que devemos focar no SOM, atingindo seu público ideal e crescendo dentro de seu nicho específico.

Aumento das vendas:

Claro que não poderíamos deixar de fora o que todos mais gostam: o aumento das vendas. A análise correta do mercado te ajuda a investir de maneira eficiente, não tem como dar errado!

Como classificar TAM, SAM E SOM?

Top-down

Traduzindo para o português, significa de cima para baixo. Utiliza dados externos, como informações públicas, dados emitidos por outras organizações ou analistas do segmento. Este método é ideal para estimar o TAM, pois geralmente é mais acessível financeiramente e fornece uma visão ampla do mercado.

Bottom-up

Ao contrário do top-down, significa de baixo para cima.

Seria a forma de recolher os dados começando internamente no seu negócio com alguns dados que você já tem ou consegue com mais facilidade. Uma boa forma de iniciar é entender um pouco mais sobre as pessoas que consomem o seu produto ou serviço, quanto cada cliente costuma gastar, a sua equipe pode fazer esse tipo de pesquisa e recolher essas informações.

Um local de fácil acesso dessas informações é o SEBRAE (Serviço Brasileiro de apoio a Micro e Pequenas empresas), pode buscar o da sua região e buscar bases de dados do seu segmento.

Aplicação da TAM, SAM E SOM

Vamos a um exemplo prátivo com um case que a Esag jr. executou para a empresa La Tocineta, uma fabricante de bacon artesanal e blend de carne bovina no Rio de Janeiro.

Para eles, o TAM representou o mercado potencial no Estado do Rio de Janeiro, o SAM os 10 principais municípios, e o SOM a cidade do Rio de Janeiro.

Exemplo de TAM SAM SOM

Por meio da TAM SAM SOM, a La Tocineta conseguiu medir o tamanho do seu mercado e direcionar as suas estratégias de maneira mais eficaz.

Conclusão:

Chegando até aqui acredito que agora ficou mais fácil para nós definirmos o tamanho do nosso mercado. Este método é ideal para encontrar as respostas das dúvidas dos empreendedores sobre o seu mercado.

Sendo assim, aproveite e dar uma olhadinha no nosso conteúdo sobre Pesquisa de Mercado e já saia daqui com o combo completo de informações que você precisa.

Quer saber mais sobre como realizar este estudo de maneira assertiva?

Agora você entendeu que através da análise de mercado é possível que a sua empresa direcione os esforços com mais assertividade a fim de conquistar a preferência de seus clientes e, consequentemente, alavancar as vendas. Mas nem sempre é fácil colocar a mão na massa, até porque muitas vezes não temos tempo, conhecimento necessário e as ferramentas certas…

Foi pensando nisso que a Esag Jr. Consultoria desenvolveu o serviço de Análise de Mercado. Conte com especialistas para desenvolver análises completas e exclusivas sobre mercado, público, concorrentes e fornecedores. Realizamos análises 100% personalizadas para que você tome a decisão correta.

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