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Veja a importância da Análise de Mercado para o seu negócio

Entender sobre a análise de mercado é essencial para o sucesso de um negócio. Aqui, nós mostramos como ela pode ser feita e porque é tão útil para um negócio.

A análise de mercado é um elemento fundamental para o sucesso do seu empreendimento. É através dela que conseguimos obter informações importantes sobre o mercado, seus concorrentes, e público alvo, montando uma estratégia eficiente para o seu negócio!

Quer entender mais o que é uma análise de mercado e como realizá-la? Continue acompanhando esse blog post que vamos te dar algumas dicas para ter sucesso nessa etapa de construção do seu plano de negócio!

O que é Análise de Mercado?

A análise de mercado é um meio de conseguir informações qualitativas e quantitativas relacionadas ao mercado de atuação que sua empresa quer ingressar ou para avaliar o mercado atual. Trata-se de uma pesquisa aprofundada sobre o perfil do seu público alvo, cenário econômico, concorrentes, fornecedores, oportunidade e ameaças que podem cercar o seu negócio, como também as forças e fraquezas do seu negócio perante os concorrentes.

Dessa forma, a análise de mercado pode ser realizada tanto para conhecer novos mercados, quanto para identificar os riscos atuais e as possibilidades de expansão do mercado atual que sua empresa se encontra.

Qual a importância de realizar uma análise de mercado?

Como falado acima, a análise de mercado ajuda a entender melhor sobre o mercado e traz dados importantes para saber se o negócio é viável ou não. Dessa forma, a análise de mercado é importante para:

  • Ter uma visão mais realista do mercado: Na era da informação, é importante que as empresas entendam o mercado com base em dados e estudos e não somente com a visão dos empresários. A experiência deve ser considerada, porém, é preciso procurar por uma visão mais real sobre a situação do mercado no momento. Dessa forma, a análise de mercado te ajuda a ter uma visão mais realista e tomar decisões mais acertadas.

  • Conhecimento para tomada de decisões: Para tomar decisões assertivas sobre o futuro do seu negócio, é fundamental ter informações atualizadas. Por isso, um bom gestor decide a partir dos dados de clientes, fornecedores, marketing, entre outros. Dessa forma, é possível definir o destino da sua empresa de forma mais acertada tanto nas decisões pequenas do cotidiano, quanto em decisões maiores como realização de investimentos, entrada em novos mercados e lançamentos de novos produtos ou serviços.

  • Entender o presente e acompanhar o futuro: Uma análise de mercado bem feita não deve considerar apenas o presente mas também preparar a empresa para as tendências e futuro do mercado. Isso porque os setores estão em constante mudanças e é necessário que sua organização esteja pronta para sofrer alterações ao longo do caminho.

  • Entender os elementos do mercado: Uma boa análise de mercado deve dar ao empreendedor a visão sobre os principais elementos do mercado, ou seja, ao realizar a análise de mercado você deve entender melhor seu público alvo (estilo de vida, perfil de consumo, faixa etária, hábitos, gostos e costumes, etc); conhecer mais seus concorrentes (as estratégias que eles utilizam, quem e quantos são, onde estão localizados, etc); quem são seus possíveis fornecedores (escolher parceiros estratégicos, conhecer seus preços, qualidade do produto, prazo para pagamento, etc) entre outros elementos importantes para enxergar o futuro do seu empreendimento.

Como fazer uma Análise de Mercado?

Antes de partir para a realização da análise de mercado, é preciso entender a diferença entre dois tipos de análise, a de gabinete e a pesquisa de mercado.

Análise de gabinete: A análise de gabinete é realizada com dados coletados de maneira ativa. Nessa análise não precisa haver contato direto da empresa com o público em si, acontecendo de maneira mais genérica e ampla. Isso porque a análise é feita através de pesquisas em portais e dados externos que oferecem essa visão mais genérica ao pesquisador.

Pesquisa de mercado: pesquisa de mercado é aquela que entra em contato com o público. Pode incluir perguntas diretas ao consumidor sobre aspectos que o gestor queira saber sobre o mercado onde o seu negócio está instalado. É uma forma eficaz de compreender as necessidades e desejos do seu público e uma ótima ferramenta para aquelas empresas que precisam validar seu produto ou serviço.

Agora que você já entendeu as características de cada uma das análises, é o momento de aprender como fazer uma boa análise de mercado para o seu negócio, seguindo as dicas a seguir:

Analise quem é o mercado consumidor

O primeiro ponto deve ser sempre analisar quem é o seu mercado consumidor, qual é o seu perfil básico: gostos, desejos, faixa etária, classe social, onde que ele compra, quais são as suas motivações para comprar, entre outras características que te farão entender mais sobre seu público.

Dessa forma, fica mais fácil de você saber se o seu negócio está indo pelo caminho certo ou se o novo produto/serviço que sua empresa deseja lançar está adequado com seu público alvo. Enfim, entender seu consumidor é a melhor forma de ter um posicionamento correto no mercado, entendendo as necessidades do público de modo a atendê-las e oferecer diferencial competitivo perante os outros concorrentes. Sem esse conhecimento, sua empresa pode cair aos poucos no esquecimento!

Analise seus concorrentes

O segundo passo para uma boa análise de mercado, é avaliar seus concorrentesÉ muito importante para uma empresa avaliar a situação da sua concorrência, o que eles fazem, quais estratégias utilizam, por quais canais entram em contato com seu público, qual é o diferencial competitivo deles, entre outros pontos.

O mercado está cada vez mais dinâmico e competitivo, por isso, reconhecer as ameaças e oportunidades que cercam seu negócio, é fundamental para enxergar novas soluções, identificar nichos desocupados, ter novas ideias de como atender seus clientes e buscar inovar na sua área de atuação.


Pesquise bons fornecedores

Bons fornecedores são um dos importantes fatores que irão determinar se sua empresa terá sucesso ou não. A menos que sua empresa seja totalmente independente no fornecimento de matéria-prima ou de serviços, é indispensável ter uma boa equipe de fornecedores de boa qualidade e preço diferenciado. Por isso, é indispensável fazer uma análise de mercado que foque também na pesquisa de bons fornecedores para o seu negócio.



Estude sobre projeções do mercado

Por último, mas não menos importante, é necessário que você estude as projeções de mercado durante a análise que está sendo realizada. Uma análise de setor, permite entender se o setor está em crescimento ou não, favorecendo a realização de planejamento de investimentos ou de demonstração de uma necessidade de capital para determinados períodos.

Dessa forma, o estudo das projeções de mercado é um grande aliado para ajudar a empresa a se blindar de problemas que possam surgir pelo caminho.

Use boas ferramentas

Utilizar ferramentas corretas durante a análise de mercado, é uma forma de trazer confiabilidade para os dados apresentados. Quanto melhor a plataforma, mais correta será a análise.

Algumas ferramentas que podem te ajudar nesse processo são:

  • Ferramentas de coleta de dados: Softwares e aplicativos que realizam coleta de dados sobre determinado mercado.
  • Ferramentas de análise social: Ferramenta que possibilita identificar o comportamento do público alvo de empresas através da análise de site e redes sociais.
  • Plataformas de pesquisa: Ferramentas de pesquisa de campo para entender melhor o perfil do seu público.
  • Ferramentas financeiras: Ferramentas que ajudam a realizar e conhecer projeções de mercado e entender mais sobre fornecedores.


Para finalizar

Como vimos, a análise de mercado é fundamental tanto para quem já tem uma empresa e quer conhecer mais sobre seu público e sobre o futuro do seu setor, quanto para empresas que querem lançar um novo produto/serviço ou até mesmo adentrar em um novo mercado.

A análise de mercado vai possibilitar com que o gestor tenha uma visão mais estratégica sobre as ameaças e oportunidades que cercam sua empresa e sobre as forças e fraquezas do seu negócio. 

Essa é uma forma de se preparar para o futuro gerando maior diferencial competitivo em meio aos concorrentes e também de blindar sua empresa contra ameaças externas imprevisíveis.


Quer saber mais sobre como realizar esse estudo de forma assertiva?

Agora você entendeu que através da análise de mercado é possível que a sua empresa direcione os esforços com mais assertividade a fim de conquistar a preferência de seus clientes e, consequentemente, alavancar as vendas. Mas nem sempre é fácil colocar a mão na massa, até porque muitas vezes não temos tempo, conhecimento necessário e as ferramentas certas…

Foi pensando nisso que a Esag Jr. Consultoria desenvolveu o serviço de Análise de Mercado. Conte com especialistas para desenvolver análises completas e exclusivas sobre mercado, público, concorrentes e fornecedores. Realizamos análises 100% personalizadas para que você tome a decisão correta.

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