7 características do empreendedor que você precisa desenvolver

José Trindade
José Trindade
em 27/08/2020
Redação
Redação
em 27/08/2020
...

Hoje, as características do empreendedor são mapeadas e, muitas delas, podem ser aprendidas.

Mas, quais são elas, mais importante, quais as essenciais para você que vai abrir o seu negócio agora?

Nesse post vamos te mostrar as 7 principais características que um empreendedor precisa desenvolver para ter um negócio mais saudável.

As 7 características do empreendedor que você precisa desenvolver antes de abrir um negócio

Foto de mentatdgt no Pexels

O empreendedorismo é o conjunto de hábitos e comportamentos que até há pouco se imaginava que era um algo que vinha no sangue e já se nascia empreendedor.

Mas, hoje sabemos que as características de um empreendedor podem ser adquiridas através de treinamento adequado.

Para isso, mostraremos abaixo sete características importantes que um empreendedor deverá ter para gerir um negócio de sucesso. São elas:

1. Ter iniciativa e buscar oportunidades

Ter pró-atividade para desenvolver a capacidade de se antecipar aos fatos e buscar constantemente novas oportunidades para seu negócio deverá ser uma habilidade praticada incansavelmente.

Para isso, é importante estar atento ao mercado de modo geral, pois o cenário econômico influencia nas oportunidades que poderão ser geradas para seu negócio, assim como deverá também acompanhar o panorama do seu segmento de mercado.

Isso possibilitará identificar novos produtos ou serviços, buscar por possibilidades de expansão e é uma forma também de analisar os produtos e serviços que estão sendo entregues aos seus clientes e se as necessidades deles estão sendo atendidas.

2. Capacidade de planejamento

Traçar metas e monitorar as informações de sua empresa são tarefas essenciais para quem deseja crescer de forma saudável.

É necessário ter indicadores para acompanhar o crescimento do negócio.

Embora o planejamento tenha o objetivo de ser cumprido, lembre-se também que nada sairá 100% perfeito.

Além da capacidade para planejar, é fundamental saber que existirão imprevistos que te obrigará a mudar a trajetória do que foi planejado inicialmente.

3. Ter autoconfiança

O empreendedor irá se relacionar com clientes, parceiros, funcionários e até investidores.

Além de confiar em suas próprias opiniões, é necessário transmitir confiança para sua equipe. Caso não domine a arte de uma boa comunicação verbal, poderá surgir muitos problemas.

Mas, não se preocupe!

É possível trabalhar a autoconfiança juntamente com a comunicação com um mentor de sua escolha ou até mesmo com profissional qualificado e experiente nessa área.

4. Liderança

Foto de PICHA Stock no Pexels

O empreendedor deve ser líder do seu negócio.

Embora inicialmente seja comum alguns empreendedores fazerem grande parte dos trabalhos operacionais da empresa, em determinado momento é necessário delegar tarefas e assumir o papel de líder.

Sim, é importante o conhecimento técnico até mesmo para conseguir definir melhor os processos e demandas, mas montar um equipe capacitada é papel primordial de um empreendedor.

Para isso, é necessário desenvolver a competência de liderança para que possa escolher bem o time e conseguir mantê-los motivados e comprometidos.

5. Correr riscos

Arriscar faz parte do ato de empreender. Isso é fato! Porém, quando se trata de correr riscos, é preciso entender que correr risco é diferente de correr perigo.

O perigo se encontra principalmente na tomada de decisões sem ter conhecimento da situação. A desinformação sim é um perigo.

Nessa situação, o empreendedor assume desafios e é responsável por todos eles.

O que precisa ser treinado aqui é justamente procurar avaliar as melhores alternativas para tomadas de decisões reduzindo a chance de erros, moderando o risco dos desafios para que se tenha uma boa chance de sucesso.

6. Aceitar feedbacks

O feedback nada mais é que a avaliação do seu produto ou serviço. Seja positivo ou negativo, tem por objetivo a melhoria do produto, ou serviço oferecido, ou avaliar um comportamento em determinada situação.

Para os feedbacks positivos, poderá utilizar como estratégia competitiva, basta potencializar de maneira exponencial essa vantagem.

Para os negativos, identifique o erro, assuma as consequências e elimine o problema.

É importante agir de forma maleável já que se trata de uma situação delicada e que ao final consiga convertê-la com resultado positivo para o negócio.

Em situações mais críticas ou até mesmo para o caso de ter mais possibilidades de resolução, busque ajuda entre os sócios, colaboradores, parceiros e pessoas que estejam envolvidas mesmo que indiretamente no negócio.

Busque mais de uma avaliação e todas devem ser bem vindas.

7. Esteja sempre inovando

A realidade das atuais empresas são bem diferentes das do século passado que antecederam a era da internet.

O acesso em tempo real as informações facilita para que os empreendedores estejam sempre antenados e de certa forma os obriga a se atualizar cada vez mais rápido.

A velocidade das informações mundiais e da implementação de inovações diariamente faz com que o empreendedor precise mudar desde sua ideologia até mesmo a estrutura de seu negócio.

Por isso, é praticamente impossível que ele fique engessado, obrigando assim que se adquira a competência de se adequar a novas realidades estando sempre preparado para novos caminhos e possibilidades.

Concluindo

Viu como é realmente possível ser um empreendedor apenas se capacitando? Agora é sua vez de praticar todas essas competências.

O desenvolvimento dessas características será valioso para seu negócio.

Existe uma relação forte entre o comportamento do empreendedor, o crescimento do seu negócio e a lucratividade da sua empresa.

Além de auxiliar diretamente na tomada de boas decisões, possibilita a ampliação da visão de oportunidades aumentando ainda o ciclo vital da empresa e as chances de sucesso do seu negócio.

Compartilhar artigo
Quer mais novidades? Inscreva-se em nosso boletim para receber atualizações.
Digite seu e-mail...