CONTEÚDO DE BLOG

Monitoramento de mercado: Monitore seus concorrentes e seja referência no mercado

Atualmente a informação é vista como bem maior de valor que seu negócio precisa. Em especial, sabendo-se que estamos na era digital, o consumidor tem a possibilidade de acesso a diversos dados. Logo, o monitoramento de mercado realizado com ferramentas adequadas se torna um grande aliado para elevar o desempenho de uma empresa.

Monitoramento de mercado: O que é?

O monitoramento de mercado é uma ferramenta utilizada para entender o mercado ao redor do seu negócio e aumentar a assertividade da tomada de decisões. Deixando mais claro, é uma forma de coletar dados importantes que vão auxiliar a empresa a traçar estratégias e táticas mais efetivas.

Por que o monitoramento de mercado é importante?

Um dos principais motivos é ter previsões assertivas da sua empresa.  Muitas vezes, utilizamos do “achismo” para fazer constatações e iniciar estratégias. No entanto, sabemos que ser guiados por dados e fatos reais para alcançar os objetivos é mais preciso e retira a possibilidade de confiar apenas na sorte.

Desta maneira é preciso entender onde seu negócio está inserido, entender os principais desafios e técnicas, assim como, descobrir tendências que ainda não foram exploradas.

Mas, se você ainda não conhece a fundo o que é uma pesquisa mercadológica e como fazê-la, leia esse artigo que preparamos anteriormente.

Para convencê-lo de que sua organização precisa iniciar essa estratégia, listamos alguns benefícios associados ao monitoramento de mercado.

1. Sucesso nas campanhas de marketing

O monitoramento de mercado não somente auxilia na identificação de novas demandas e sua utilização permite também a elaboração de estratégias de marketing. Isso porque, os dados coletados irão guiar o time de marketing com a melhor abordagem para atingir diretamente os interesses dos potenciais clientes. Com isso é possível direcionar a pesquisa para adquirir informações de variáveis demográficas tais como:

      • Faixa etária;

      • Renda;

      • Nível de instrução;

      • Estado civil;

      • Posse de bens;

      • Entre outros.

    Além dessas informações básicas, sua equipe deve focar em coletar informações comportamentais do consumidor, que irão auxiliar na criação de campanhas mais assertivas e que prenda a atenção daquele lead.

    2. Minimizar Custos

    Conhecer os interesses, comportamentos e jornada de compra do seu cliente é evitar desperdícios financeiros. E isso acontece, porque antes de lançar no mercado um serviço ou produto, você pode identificar previamente potenciais riscos e, até mesmo, determinar quais os planos de ação a serem tomados.

    Como consequência, você consegue garantir maior alinhamento entre as expectativas do consumidor e seu potencial de criação. Minimizando custos com a prevenção de lançamentos pouco rentáveis.

    3. Tomada de decisões

    Sabemos que cada decisão da sua organização decide o futuro da mesma. Desse modo, o crescimento do negócio depende de como as decisões são tomadas.

    A partir do monitoramento de mercado, os gestores conseguem determinar suas decisões com base em dados que irão dar respaldo às mesmas.

    4. Qualidade de suas ofertas

    Verificar a qualidade dos seus serviços ou produtos oferecidos no mercado é uma das finalidades principais deste tipo de pesquisa. Tornando em evidência o que se tem oferecido, qual a opinião de seus clientes em relação ao que está sendo consumido, e também, quais são as melhorias o público deseja.

    Como resultado, será possível:

        • Aumentar as vendas com base em análise dos dados;

        • Lançar um novo produto ou serviço com maiores chances de sucesso;

        • Avaliar a satisfação do público com o que está sendo oferecido;

        • Aumentar ou restringir o público-alvo

      Quais fatores são observados na pesquisa mercadológica?

      O processo de investigação e análise que serão utilizados no monitoramento de mercado são semelhantes entre os estabelecimentos. No entanto, é claro que com algumas ressalvas, mas sempre se lembre que não existem questionários padrões a serem utilizados, ou até mesmo, fórmulas mágicas.

      Afinal, cada organização possui suas próprias características e peculiaridades. 

      Sendo assim, separamos alguns aspectos fundamentais que devem estar presentes na sua pesquisa.

      1. Produtos e serviços

      É imprescindível entender a relação entre a qualidade e o preço de venda do produto ou serviço.

      Ressalta-se também que para oferecer novos produtos ou serviços, ou até mesmo, entender como os já desenvolvidos se comportam no mercado, é necessário descobrir a demanda e o nível de concorrência.

      Logo, um dos principais pilares do monitoramento de mercado é entender o que o seu negócio oferece está posicionado, e quais os principais feedbacks relacionados a ele.

      2. Público-alvo

      Pesquisas de mercado precisam conter análises sobre o público-alvo. Afinal é o que move as organizações, e assim, você pode incluir aspectos qualitativos e quantitativos na sua pesquisa.

      Desta maneira é possível a extração de dados essenciais para o time de marketing e de vendas das organizações, consequentemente, traçando estratégias e metas mais assertivas.

      3. Concorrência

      Por fim, é interessante avaliar a concorrência presente no mesmo nicho em que a sua organização atua.

      É fundamental observar que forma seus concorrentes estão atuando e quais são os principais desafios e diferenciais para se extrair insights e ser mais assertivo no lançamento dos seus produtos ou serviços.

      E ainda, descobrir quais principais pontos de melhoria e inseri-los na sua estratégia.

      Conclusão

      Utilizar do monitoramento de mercado é sinônimo de investir esforços na procura de respostas e insights capazes de potencializar as decisões e estratégias da sua organização.

      Especialmente por estarmos inseridos na era digital, há uma maior facilidade no acesso ilimitado a um grande volume de informações.

      Sendo assim, esse instrumento é uma técnica que irá garantir que o seu negócio aumente seus resultados, quando bem utilizada.

      Quer saber mais sobre como realizar esse estudo de forma assertiva?

      Agora você entendeu que através do monitoramento de mercado é possível que a sua empresa direcione os esforços com mais assertividade a fim de conquistar a preferência de seus clientes e, consequentemente, alavancar as vendas. Mas nem sempre é fácil colocar a mão na massa, até porque muitas vezes não temos tempo, conhecimento necessário e as ferramentas certas…

      Foi pensando nisso que a Esag Jr. Consultoria desenvolveu o serviço de Monitoramento de mercado, onde através de um questionário 100% personalizado realizamos uma pesquisa assertiva. Você quer economizar tempo e dinheiro, conhecer a fundo seu setor, público-alvo e concorrentes. Então o Monitoramento de mercado é a resposta certa para você.

      Preencha o formulário abaixo para agendar uma conversa com um de nossos especialistas e receber uma proposta personalizada para as suas necessidades!

      Vamos marcar uma conversa?

      Aproveite a visita para
      assinar a nossa newsletter.