Você sabe mensurar seus resultados? Muitos gestores acreditam que o único resultado que devem se preocupar é o número de vendas em um dia ou o aumento do faturamento, mas será que isso é o suficiente?
O resultado de uma empresa é oferecer um produto ou serviço, no entanto, várias etapas ocorrem para que o momento da venda possa ocorrer. Com isso, cada etapa que precede seu produto final exerce influência em seu resultado de alguma forma.
Portanto, se analisarmos os pequenos resultados de cada etapa ao longo dos processos de sua empresa poderemos garantir se as estratégias atuais estão gerando resultados satisfatórios ou prever desvios de qualidade e criar ações para ajustes mais rapidamente.
Então, se você quer aprender mais sobre como fazer a mensuração de resultados, continue neste artigo até o final e avalie se suas estratégias estão realmente dando certo.
O que é mensuração de resultados?
Quando falamos em mensuração de resultados não nos referimos em avaliar apenas se o seu produto final está de acordo com o desejado. Para que um produto seja criado ou um serviço disponibilizado são necessários diversos processos com impacto direto, ou indireto no resultado. Logo, analisar como cada tarefa executada influencia no seu produto/serviço é a maneira mais precisa de se analisar um resultado.
Pensando nisso, já que cada estratégia adotada pela empresa irá modificar os processos de alguma forma, consequentemente, cada estratégia irá impactar no seu produto final. Portanto, a mensuração de resultados também irá demonstrar mais fielmente se a sua estratégia atual está influenciando positivamente seus resultados.
Por que fazer a mensuração de resultados?
De forma geral, a função de mensurar os resultados é avaliar se as suas ações estão atingindo as metas esperadas. Assim, podemos citar vantagens como:
- Identificar a performance das ações da sua empresa de forma qualitativa e quantitativa;
- Obtenção de dados reais para tomada de decisão assertiva;
- Antecipação de resultados negativos permitindo criação de estratégias de correção rapidamente;
- Foco na garantia da qualidade;
- Metas acompanhadas com maior proximidade
E para que isso tudo possa ser realidade na sua empresa, a mensuração de resultados deve ocorrer ao longo de todo o processo, e não apenas no final do projeto.
Quando essa análise só ocorre ao final do projeto é possível que pequenos erros tenham passado despercebidos mas que culminam em resultados inferiores ao determinados pelas metas, ou seja, levando a uma perda de tempo e dinheiro.
O que é preciso para mensurar os resultados de uma empresa?
Bom, agora que você entendeu a importância de mensurar seus resultados, vamos ver como podemos realizar esta tarefa.
Mas primeiro, existem dois aspectos que sua empresa precisa já ter definido antes de se medir um resultado, são eles:
- Metas estabelecidas: Estabelecer onde se quer chegar é primordial para se avaliar como está o seu progresso hoje. Então o primeiro passo é estabelecer metas claras e realistas para sua empresa. Em nosso outro post falamos tudo o que você precisa sobre criação de metas.
A partir disso, serão criadas as estratégias para alcançar tais metas. Mas para determinarmos se essa escolha de estratégia está produzindo os resultados esperados é preciso realizar sua mensuração.
- Indicadores determinados: Para que algo seja mensurado é preciso estabelecer meios para essa medição. Calma, que explicamos. Para medir seus resultados é necessário que você estabeleça indicadores de desempenho, serão eles que irão possibilitar a análise de um resultado.
A escolha dos indicadores é uma etapa delicada e deve ser pensada para cada tarefa executada. Há diversos tipos de indicadores para cada necessidade de sua empresa, seja para o setor financeiro, operacional, marketing e vários outros. Se você quer conhecer mais exemplos de indicadores, basta conferir este link.
Como realizar a mensuração de resultados?
Com as metas definidas e indicadores empregados, está na hora de determinar como será feita a mensuração de resultados. Abaixo listamos 3 dicas valiosas para você:
- Conheça o objetivo da sua ação
Até agora falamos como é importante acompanhar todos seus resultados. Mas atenção, nem todas as informações são relevantes para a sua análise. Pelo contrário, querer analisar tudo pode gerar resultados confusos e até mesmo enganosos.
Para poder delinear como você irá mensurar um resultado é preciso conhecer o objetivo daquela atividade. Ou seja, quais serão os dados utilizados, quais informações serão para aquela abordagem e como serão feitas as análises.
O modelo de análise é relativo de acordo com o seu propósito, podendo variar entre empresas e, até mesmo, entre processos.
- Padronização
Essa etapa pode ser vista como desnecessária mas, na verdade, ela é fundamental para a garantia da confiabilidade dos dados, além de permitir a comparação de dados em períodos distintos.
Para isso, deve-se definir previamente quais as unidades de medida, grandeza, índice de erro, escala das unidades e a moeda de escolha.
- Mensurando resultados
O processo de mensuração de resultados passará por duas etapas. A primeira é uma etapa mais objetiva, onde são utilizadas análises matemáticas para atestar a validade e a interpretação dos resultados. Em seguida, será avaliado se o propósito da análise foi cumprido.
Desta forma, ter uma equipe qualificada para a tradução dos dados numéricos em informações palpáveis para a tomada de decisão é imprescindível.
- Invista em tecnologia
Acompanhar e mensurar processos fica cada vez mais complexo com o aumento da sua empresa. Desta forma, investir em softwares de inteligência empresarial é a solução para você não se perder entre tantos dados.
Há diversos softwares específicos para gestão de controle financeiro, estoque, vendas, processos e outros. E uma das principais vantagens do uso dessas tecnologias é a possibilidade de gerar relatórios completos e detalhados, facilitando a interpretação de dados.
Alguns exemplos para você aplicar na sua empresa
A seguir trouxemos os principais exemplos de indicadores de diferentes áreas que você pode empregar na sua empresa para mensurar os seus resultados.
- Retorno sobre investimento (ROI): Um clássico exemplo de indicador financeiro, o ROI demonstra os rendimentos adquiridos de um determinado investimento. Seu cálculo é bem simples:
ROI = (Rendimento final – Investimento inicial) / Investimento Inicial
- Índice de desempenho de prazo (IDP): Este é um exemplo de indicador de acompanhamento. Sua função é avaliar o progresso de um projeto de acordo com o cronograma determinado previamente. O IDP é calculado pela divisão do valor agregado do projeto, quanto foi gasto até aquele ponto, pelo valor planejado, o orçamento total do projeto.
- Satisfação do cliente: O índice de satisfação do cliente é um indicador de desempenho essencial para conhecer a relação dos seus clientes com sua empresa. Para avaliar este índice, os clientes respondem o seu nível de satisfação de acordo com uma escala de 1 a 5, onde o maior número corresponde à satisfação máxima.
- Custo de aquisição de clientes (CAC): O CAC é um indicador de marketing que, como o próprio nome diz, determina o custo que a empresa está tendo para adquirir um cliente. Esse cálculo leva em consideração os investimentos feitos em todas as etapas do funil de vendas, da atração até a compra.
Conclusão
Neste artigo você conheceu mais sobre como avaliar se as estratégias da sua empresa estão dando certo por meio da mensuração de resultados.
Mensurar resultados não é apenas focar no produto finalizado, mas determinar como os resultados de cada etapa interferem no resultado, seja o produto ou serviço. Para isto é essencial que a sua empresa utilize indicadores de performance em todos os processos de sua empresa.
Há diversos tipos de indicadores que podem ser utilizados, aqui trouxemos quatro exemplos de indicadores para setores distintos. Mas é importante ressaltarmos que esse processo é contínuo, você deve sempre acompanhar e mensurar seus resultados se quer entender melhor os impactos das estratégias de sua empresa.
Então, o que você está esperando para mensurar seus resultados com maior efetividade?