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Defina as principais metas e objetivos e saiba o propósito da sua empresa!

Alcançar o sucesso é o sonho de todo empreendedor, mas no que se traduz sucesso para a sua empresa? E como você planeja chegar lá? 

Quando sabemos onde queremos ir, podemos criar um plano mais concreto e realista do que precisamos fazer para chegar lá. Isso se aplica a todos os âmbitos de nossa vida, no profissional não seria diferente. 

Independente de seu projeto ser de curto, médio ou longo prazo, definir metas e objetivos são pontos chaves para alcançar os resultados da sua empresa.

Mas se você ainda não sabe como definir metas e objetivos, ou como isso pode impactar no sucesso de seu negócio, preparamos este post para esclarecer todos esses tópicos e mais! 

O que são objetivos e metas?

Metas e objetivos são muitas vezes empregados como sinônimos, no entanto, essas palavras possuem significado prático distintos, assim: 

  • Objetivos: Representa a finalidade concreta de uma ação/projeto. Ou seja, os objetivos irão orientar um projeto de forma mais abrangente e, ao final, o que será atingido é um resultado concreto.  

Vamos pegar um exemplo: a empresa de ferramentas Martelos e Pregos tem como objetivo a abertura de duas filiais este ano. 

  • Metas: Já as metas representam quais as etapas para que o objetivo possa ser atingido. Assim, as metas são mais específicas, diretas e com um tempo de execução definido.

Se o objetivo da empresa de nosso exemplo é a abertura de duas filiais este ano, uma de suas metas pode ser aumentar o número de funcionários em 50% em 6 meses. 

De forma resumida, se pensarmos em um projeto como uma escada, o objetivo estará ao topo (onde se quer chegar) e as metas serão os degraus até lá (como realizar). 

Se você quer conhecer mais sobre objetivos e metas, confira em nosso blog um post mais detalhado sobre este assunto. 

Quais as vantagens de se determinar os objetivos e metas? 

Agora que você já sabe as diferenças entre os objetivos e metas, vamos conhecer alguns dos benefícios que sua elaboração oferece a uma empresa: 

  1. Planejamento mais assertivo:

Como falamos anteriormente, ter definido um ponto de chegada permite que possamos trilhar o caminho com maior assertividade. E no mundo dos negócios,  esse caminho são os planejamentos (financeiro, estratégico ou operacional) que, quando bem elaborados, irão determinar as ações e atividades necessárias para atingir seus objetivos. 

  1. Direcionamento dos seus esforços: 

Como resultado de um plano de ação voltado para as metas e objetivos, você consegue direcionar esforços e recursos de uma forma mais competente. Ou seja, ao invés de atividades sem foco específicos, as atividades agora possuem prioridades e um alvo determinado. 

Com isso, sua empresa pode utilizar seus recursos, seja humano, financeiro ou material, para uma tarefa de forma mais eficiente e com menos desperdícios. 

  1. Maior tomada de decisão: 

Quando as metas são o centro das ações da sua empresa, os colaboradores tendem a tomar decisões com maior convicção. Ou seja, em momentos de dúvida sobre qual caminho tomar, os colaboradores escolhem aqueles que irão conduzir a suas metas. 

Com isso, as metas incentivam a tomada de decisão e melhor atitude de seus colaboradores frente a situações diversas.

  1. Engajamento da equipe: 

Cumprir metas e atingir os objetivos não é apenas uma necessidade prática, mas também apresenta um impacto na motivação e engajamento da equipe. 

Isso porque, o sentimento de realização em conseguir atingir objetivos  move os times e seus colaboradores, além de que, os fazem ter mais dedicação e disciplina, com impactos positivos na produtividade geral.  

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Claro que para isso, a definição de metas e objetivos deve ser pensado para toda a empresa, com suas ramificações em cada setor e, até mesmo, com metas individuais. Desta forma, os colaboradores poderão reconhecer melhor seu papel de importância nos resultados da empresa, e assim, se engajam  para alcançá-los. 

  1. Avaliação do progresso

Uma das principais vantagens de se determinar metas e objetivos é poder avaliar o progresso do seu negócio. Assim, os gestores podem avaliar se suas estratégias estão de acordo com os resultados esperados, ou se é necessário realizar alguma otimização nos processos. 

Como criar objetivos e metas? 

Para que sua empresa possa crescer com foco é preciso que suas metas e objetivos sejam bem elaborados. Nada pior que metas inalcançáveis que apenas desmotivam ao invés de impulsionar seus colaboradores.

Então, para que você não errar nesta etapa, vamos falar sobre alguns pontos que devem ser levados em consideração quando elaborar os objetivos e metas de sua organização: 

  • Defina metas para diferentes aspectos. As metas podem ser classificadas como metas de resultados, desempenho ou processos. Portanto, você pode definir metas de seus projetos sobre várias perspectivas. 
  • Avalie os cenários da sua empresa, quais são os pontos fortes e fracos, riscos e oportunidades atuais? E como isso pode interferir nas ações de sua organização? 
  • Escute a opinião de seus colaboradores. Realize reuniões e brainstorms com seus times para ouvi-los e alinhá-los sobre como atingir as metas e objetivos  da empresa.

Se você está interessado em mais dicas, recomendamos este artigo muito interessante com 9 dicas de como alcançar as metas de seu negócio. 

Agora, se você ainda não sabe por onde começar para definir as metas da sua organização, temos uma dica valiosa de um método consagrado: a metodologia SMART

  • SMART

SMART é uma das ferramentas mais utilizadas para a criação de metas uma vez que guia sua decisão de acordo com 5 critérios, que formam a sigla desta metodologia em inglês, são estes:  

S –  Específico (Specific): As metas precisam ser específicas e claras, aqui não pode haver espaço para ambiguidades. 

M- Mensurável (Measurable): Ter uma meta mensurável permite seu acompanhamento e avaliação, portanto, definir indicadores-chaves de performance para cada meta é essencial. 

A- Alcançável (Attainale): As metas devem estar alinhadas com a realidade de sua empresa, metas irreais não podem ser atingidas 

R- Relevant (Relevant): Para que sua meta possa gerar impacto, ela precisa ser relevante para sua empresa, ou seja, contribuir com os objetivos da organização

T- Temporal (Time-bound): Por fim, sua meta precisa ter um início e fim estabelecidos.

Conclusão

Chegamos ao fim de mais um conteúdo, esperamos que você tenha compreendido o quão é importante a definição de objetivos e metas para uma empresa. 

Saber o propósito do seu negócio, onde se quer chegar e o que é preciso para isso são algumas informações que nutrem uma organização. Isso porque, com esses pontos definidos, os gestores conseguem elaborar planejamentos e planos de ações mais objetivos e assertivos. 

Mas para isso, não basta ter um desejo distante, é preciso foco. Querer ter sucesso, ou ver sua empresa crescer são desejos de qualquer empreendedor, mas ter esses desejos como objetivos da forma que estão não irão ajudar a sua empresa. 

Para poderem ser cumpridos, os objetivos e metas precisam ser realistas e concretos. Então, se você quer atingir o sucesso com sua empresa, pense o que esse sucesso significa para você, seria expandir suas ações para outras cidades? Aumentar o faturamento da empresa em 50%? Lançar novos produtos? 

Com o objetivo delimitado, as ações que serão necessárias para atingi-lo serão suas metas, ou seja, os degraus para o seu sucesso. E para que você possa elaborar boas metas não esqueça de utilizar a ferramenta SMART. 

Assim, está na hora de você olhar para sua empresa e avaliar para onde está levando seus objetivos e metas? 

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