CONTEÚDO DE BLOG

Saiba como gerenciar uma equipe de forma eficiente em 7 passos!

Você provavelmente se deparou com falas como: “Juntos somos mais fortes”, “unidos venceremos” ou a clássica “ninguém conquista nada sozinho”. 

Todas essas frases têm como objetivo a glorificação do trabalho em equipe, mas fazer com que uma equipe atinja o sucesso é uma tarefa desafiadora. 

Trabalhar em equipe não é apenas unir forças, mas unir diferenças. Logo,  para que o resultado seja positivo, é preciso que haja um gerenciamento eficiente de uma equipe. 

Este é o papel de um líder. Gerenciar uma equipe é poder extrair o máximo de que cada participante pode oferecer, crescer juntos e de forma saudável.  

Mas se você ainda não sabe como, continue em nosso post para conhecer os 7 passos de como você pode gerenciar uma equipe de forma eficiente

O que é gerenciar uma equipe? 

Uma empresa é como um organismo vivo, cada setor apresenta um objetivo e responsabilidades para a sobrevivência e crescimento da organização. E assim como um organismo, uma empresa também deve funcionar de forma controlada. 

E é a presença de líderes que permite que cada setor e equipe possa trabalhar da melhor forma possível. Os líderes são responsáveis por guiar os colaboradores quanto aos objetivos da empresa, através do alinhamento de expectativas, monitorização dos processos para a obtenção do melhor desempenho. 

Ao mesmo tempo que busca resultados diretos, os líderes também têm a responsabilidade de tornar o ambiente construível e motivado para todos seus colaboradores, solucionando conflitos e mantendo a disciplina.

Como gerenciar uma equipe em 7  passos: 

Bom, como podemos ver, a atuação de um líder é fundamental para que equipes possam apresentar resultados positivos e de impacto para uma organização. 

Mas se você ainda não sabe como gerenciar times de uma forma mais assertiva, ou não está conseguindo atingir as expectativas de seus membros, separamos abaixo 7 passos para você gerenciar uma equipe de forma mais eficiente. 

  1. Conheça o objetivo da equipe

O primeiro passo para gerenciar uma equipe é conhecer quais são seus objetivos. A etapa de determinação de  metas e as estratégias é função do gestor, mas para ser executado, é preciso transmiti-las para seus colaboradores. 

Aqui destacamos o papel de uma boa comunicação. Repassar as informações com clareza, sem dúvidas entre os colaboradores e alinhar as expectativas do time é a melhor maneira de se começar uma atividade em grupo. 

  1. Delegue atividades 

Esta é uma das etapas mais importantes de um trabalho em equipe, pois pode alavancar ou destruir um projeto. Desta forma, a definição de tarefas merece muita atenção dos líderes. 

A divisão de tarefas deve fortalecer uma equipe, maximizando a produtividade e qualidade sem sobrecarregar os colaboradores. Para isso, é fundamental que os gestores conheçam bem o perfil dos participantes do time. 

Ou seja, conhecer quais as habilidades e limitações de cada um da equipe antes de determinar quais atividades cada pessoa deve executar. Desta forma, você poderá extrair o melhor da sua equipe. 

  1. Desenvolva sua equipe 

Comumente você irá encontrar em uma equipe não apenas pessoas com habilidades variadas, mas em  diferentes níveis de carreira. Logo, algumas atividades podem ser mais desafiadoras para membros menos experientes, ao passo que membros mais experientes podem se sentir saturados. Como líder, você possui um papel central em permitir que seus colaboradores possam se tornar melhor no que fazem. 

Banner da Rock Convert Esag Jr2

Neste sentido, partimos para nossa próxima dica de como gerenciar uma equipe: desenvolver seu time. Para isso você pode implantar atitudes como passar feedbacks construtivos e regulares, além de utilizar os treinamentos como aliados no crescimento e fortalecimento das habilidades de cada colaborador. 

  1. Saiba motivar sua equipe 

A motivação é um dos fatores mais importantes para o sucesso de um projeto. Desta forma, saber motivar sua equipe é uma característica de liderança. 

Algumas  estratégias de motivação que você pode empregar no seu time podem ser o reconhecimento, promoções e incentivos. Se você quer saber mais sobre esse assunto, confira mais exemplos de como aumentar o engajamento do seu time em nosso outro post.

Além disso, é importante que você possa identificar fatores que possam estar desmotivando seu time. Cada pessoa tem uma relação diferente com seu trabalho, logo, entender seus pontos de vista é essencial para criar ações para um ambiente mais positivo. 

  1. Comunicação é essencial

Saber se comunicar é uma habilidade básica para quem quer gerenciar uma equipe. Uma comunicação clara e objetiva reduz erros de mal-entendidos e ambiguidades, estimula seu time e soluciona problemas com mais assertividade. 

Neste ponto não nos referimos apenas a se comunicar bem verbalmente. Você também pode utilizar a tecnologia de forma correta para facilitar a comunicação entre seus colaboradores. Softwares de comunicação permitem organizar e registrar o dia-a-dia da empresa de forma mais eficiente. Você pode conhecer alguns exemplos destas ferramentas aqui

Uma boa comunicação também deve ser pensada nos momentos de reunião. Encontros regulares com toda equipe é importante, no entanto, podem ser tidas como “perda de tempo” se não pensadas com cuidado. Logo, planeje reuniões com objetivo delimitados, encontros mais criativos e exerça o papel de ouvinte ativo em brainstorms para estimular sua equipe a dialogar juntos.  

  1. Saiba ouvir

Citamos acima o termo “ouvinte ativo”. Tão importante quanto saber falar é saber ouvir.  O ser humano não é uma máquina que irá realizar o que for pedido da mesma forma sempre. Logo, estar ciente disto é saber gerenciar uma equipe com mais humanidade. 

O primeiro passo para saber ouvir é se isentar de conclusões precipitadas ou buscar apontar o dedo antes de ouvir a história pela perspectiva de seus funcionários. Isto é particularmente útil durante a solução de problemas. 

Lembre-se que nessas situações a ética deve sempre prevalecer, conversas particulares não devem ser expostas, repreensão do funcionário frente aos demais é desaconselhado  e conflitos não podem ser ignorados. 

  1. Seja consistente 

Ainda sobre o tópico da comunicação, a próxima dica é sobre criar um espaço colaborativo e saudável. Ser consistente é evitar ações baseadas em favoritismos, é reconhecer que todos são diferentes mas ninguém é superior a ninguém. 

Um líder deve ser firme quanto separar vida profissional e pessoal, é possível sim ser amigo de seus colaboradores, mas é preciso definir uma barreira e saber quando tratar seus colaboradores como amigos e quando você deve ser o seu líder. 

Conclusão 

Conseguir manter uma equipe engajada e disciplinada pode ser o sinônimo de uma grande dor de cabeça nos líderes de time. Pensando nisso, separamos 7 passos para te auxiliar no gerenciamento de times. 

Ser um líder requer muitas habilidades, mas no geral podemos observar como a comunicação é o elemento chave para o sucesso de seu time. Um bom líder dialoga e ouve seus colaboradores, identifica situações de conflito e cria resoluções com o menor impacto negativo no time. 

Além da comunicação, gerenciar uma equipe também requer planejamento e o fornecimento de meios para que seus membros possam se desenvolver e manter motivados para conquistar os objetivos do negócio. O seu papel como líder aqui é permitir os meios para que sua equipe possa crescer e se sentir realizada. 

Para isso, utilizar de ferramentas tecnológicas para organização das tarefas, empregar estratégias de incentivos e promoção, bem como, treinamentos relevantes para o objetivo de sua equipe são algumas formas de promover o desenvolvimento do time. 

Por fim, esperamos que você possa aplicar estes passos na gestão de sua equipe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Aproveite a visita para
assinar a nossa newsletter.