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Motivação no trabalho: 3 dicas para aumentar o engajamento do seu time

Seus colaboradores estão desmotivados? Entenda como melhorar a motivação no trabalho com 3 ações práticas e aumente a felicidade do time.

Uma das principais maneiras de se medir o sucesso de uma empresa, para alguns analistas, é pela motivação no trabalho.

Pois, um time motivado está mais preparado para enfrentar os desafios impostos pelo mercado onde a empresa atua.

Além do mais, no mundo corporativo cada vez mais competitivo, ter um time motivado ajuda a organização a ter um melhor posicionamento no mercado.

Por isso, neste post, vamos te mostrar como aumentar a motivação no trabalho da sua equipe para garantir melhores resultados.

Mas antes, vamos partir do começo e entender o que é a motivação e como ela é gerada nas pessoas.

O que é a motivação?

A motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam direcionando e mantendo comportamentos para atingir seus objetivos.

Sendo assim, ter um objetivo a ser alcançado é um exemplo de motivação.

Isso inclui uma meta a ser cumprida, uma promoção a ser alcançada, uma formação acadêmica, a conquista de um imóvel, um automóvel ou uma viagem há muito tempo planejada. 

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Foto de Canva Studio no Pexels

Logo, ter um time com motivação no trabalho que faz é fundamental para aumentar o empenho nas atividades.

O que, por sua vez, resulta em aumento da produtividade, e consequentemente do lucro da empresa.

Além disso, uma maior motivação no trabalho cria um ambiente saudável e acolhedor, tornando a empresa um lugar onde as pessoas tenham orgulho de trabalhar.

No entanto, sabemos que não existe uma receita pronta ou um método a ser seguido.

Cada organização precisa reconhecer o valor, as competências profissionais e humanas de seus funcionários, e assim integrar recompensas e desafios ao seu programa motivacional.

Como a liderança impacta nesse aspecto?

Compreender que liderança e motivação andam lado a lado é o primeiro passo para ter sucesso organizacional.

Pois, o relacionamento entre o time e seu líder é um ponto importante no crescimento da empresa. 

Sendo assim, a liderança é fator primordial para aumentar a motivação no trabalho, já que está associado com o tipo de posicionamento do superior.

Ou seja, se o líder tem uma postura adequada de liderança, não terá dificuldades em motivar seus liderados.

Algumas atitudes feitas pelo líder pode aumentar a motivação no trabalho, como:

  • Mostrar o propósito das atividades;
  • construir soluções em conjunto;
  • estar disposto a ajudar.

Um outro aspecto importante para melhorar a motivação no trabalho é perceber quais são os motivos que movem um candidato para determinada vaga e, assim, alinhá-lo à realidade da empresa. 

Assim, é possível planejar um plano motivacional com incentivos, reconhecimento e promoções para apresentar ao candidato. 

6 razões que aumentam a motivação no trabalho de um time

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Foto de RF._.studio no Pexels

Um dos principais desafios dos gestores e líderes é implementar estratégias eficientes para motivar colaboradores, e assim, torná-los mais eficientes e produtivos. 

Então, conheça 6 aspectos principais que motivam os colaboradores. 

1. Reconhecimento

Uma das melhores formas de aumentar a motivação no trabalho do seu time é reconhecendo a contribuição deste para alcançar os resultados da organização.

Quando um colaborador percebe que é reconhecido profissional e financeiramente, ele sente que está sendo valorizado pela organização. 

2. Ambiente positivo

Passamos a maior parte do dia no trabalho, convivendo e trabalhando em equipe para alcançar metas, e conquistar os resultados da organização.

Entretanto, se a comunicação entre colegas, gestores ou líderes, não for saudável, clara ou positiva, pode acarretar a desmotivação do time.

Sendo assim, incentive a boa comunicação entre o time e a colaboração dos mesmos.

3. Treinamento

Uma outra forma de mostrar o reconhecimento que a organização tem pelos seus colaboradores, é por meio de incentivos em treinamentos e cursos de capacitação.

Então, sempre tenha um plano de treinamentos bem definido para que o colaborador perceba mais valor em trabalhar na empresa e aumente sua motivação no trabalho.

4. Salário

Um dos quesitos que mais pesam na motivação no trabalho dos colaboradores são seus salários.

É preciso compreender que se o gestor desejar ter o melhor time precisa oferecer salários justos.

Quando, o salário dos colaboradores é incompatível com os valores do mercado, a motivação do time cai consideravelmente. 

5. Oportunidades

Todo profissional quer crescer, prosperar e ter oportunidades de aprender, ampliar seus conhecimentos e, assim, aumentar suas chances de ter sucesso na carreira.

As organizações que oferecem planos de carreira são as mais prestigiadas e procuradas, pois oferecem perspectivas de crescimento aos seus colaboradores.

6. Feedbacks

Quando recebemos um feedback do nosso trabalho é possível entender se estamos no caminho certo e como pode-se melhorar.

Um feedback sincero é muito positivo porque impacta diretamente na motivação do colaborador.

Por outro lado, nada mais desanimador para o colaborador que entregar um ótimo resultado e ter a sensação de que não fez mais que sua obrigação.

3 ações práticas para aumentar a motivação no trabalho

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Foto de Pixabay no Pexels

Há diversas formas de aumentar a motivação no trabalho, alguns como bônus financeiro, programa de incentivos, promoções já foram citados anteriormente.

Outros como a valorização e a premiação das melhores ideias também são interessantes de serem aplicados. 

No entanto, é importante que o gestor converse com seus colaboradores para entender o que os motiva e, em seguida, ser realizado o planejamento e a implementação das estratégias de motivação.

Desta maneira,  preparamos 3 ações práticas para você começar a planejar as ações de motivação do seu time.

1. Tenha um plano de carreira 

Ter um plano estruturado de carreira pode alavancar a motivação do seu time, uma vez que, na grande maioria das vezes, os funcionários procuram evoluir na empresa em busca de cargos superiores.

Assim, o plano de carreira constitui no caminho de ações que o funcionário deve seguir para atingir o seu objetivo, a curto, médio ou longo prazo dentro da organização. 

Neste sentido, o setor de recursos humanos da organização precisa estar atento ao desenvolvimento do plano de carreira e como ele poderá ser implementado na sua organização. 

2. Valorize as ideias dos colaboradores

É essencial que os líderes valorizem as ideias propostas pelos seus colaboradores.

Pois, quando isso acontece, o time sente-se reconhecido e motivado a evoluir.

Para isso, sua empresa pode premiar novas ideias, ou incentivar o trabalho em equipe para desenvolver algo novo na organização. 

Mas atenção!

Nesse processo é importante que os gestores sejam abertos para diálogo, permitindo que os funcionários sintam-se à vontade.

3. Incentive o aprendizado

Empresas que investem na evolução do colaborador, além de potencializar o desempenho no trabalho, contribui para que o empregado tenha cada vez mais êxito em sua profissão. 

Nesse cenário, as empresas podem utilizar de parcerias com centros de aprendizados, cursos técnicos ou palestrantes para trazer mais conhecimento ao time. 

Conclusão

Após todas essas dicas você deve ter entendido melhor que para aumentar a motivação no trabalho de seu time, é necessário que o gestor e líderes de equipes comecem a planejar uma série de ações a serem implementadas e que venham a garantir bons níveis de motivação entre seus liderados.

Por fim, precisamos lembrar que o líder possui o papel de direcionar o time, estimulando suas responsabilidades e autonomia.

Então, use esse artigo como um guia para traçar as metas de desenvolvimento de pessoas no planejamento estratégico da sua empresa, isso porque, como foi mostrado, a motivação está diretamente ligada aos resultados.

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