Ao abrir uma cervejaria artesanal, é importante conhecer o mercado em que você está entrando. Isso envolve entender quem são os consumidores, quais são seus gostos e preferências, quais são as tendências do mercado, quais são os concorrentes e como eles estão posicionados, entre outras informações importantes.
Um estudo de mercado permite que você obtenha essas informações e as utilize para tomar decisões informadas sobre o seu negócio. Por exemplo, ao entender o que os consumidores estão procurando em uma cervejaria, você pode desenvolver uma carta de cervejas que atenda a essas preferências. Ao analisar seus concorrentes, você pode descobrir oportunidades para se diferenciar e se destacar no mercado.
Além disso, um estudo de mercado também pode ajudá-lo a identificar os desafios que enfrentará ao abrir uma cervejaria. Geralmente, os gestores desse tipo de empresa, entram em contato conosco para entender se o mercado já está saturado, ou se os custos de produção e distribuição estão muito altos. Ao identificar esses desafios com antecedência, é possível encontrar soluções criativas para superá-los.
O que é importante saber ao abrir uma cervejaria?
Para fazer um estudo de mercado para abrir uma cervejaria, você pode seguir os seguintes passos:
- Identifique o mercado que deseja atender: O primeiro passo é entender quem é o seu público-alvo. Por exemplo, você pode querer se concentrar em uma cervejaria artesanal de alto nível, ou em uma cervejaria que atenda a um público mais jovem.
- Analise sua concorrência: Identifique quem são seus concorrentes diretos e indiretos e como eles estão posicionados no mercado. Analise sua carta de cervejas, preços, marketing e outras características que possam afetar o seu negócio.
- Entenda o perfil do seu público: Conhecer quais as particularidades de um público alvo fornece informações valiosas para seu time de marketing elaborar estratégias que possuam maior alcance e efetividade.
- Analise as tendências do mercado: Fique por dentro das tendências do mercado de cervejas artesanais e entenda como elas podem afetar o seu negócio. Por exemplo, é importante conhecer as novas técnicas de produção de cerveja, novos ingredientes e estilos que possam ser tendências futuras.
Em relação ao entendimento sobre as necessidades do público, o estudo de mercado tem o objetivo de orientar o empreendedor nas estratégias que serão tomadas. Ela fornece os dados e informações para que você conheça melhor o seu mercado, seus concorrentes, seu público-alvo e o seu próprio negócio. Ajudando a identificar problemas e oportunidades e indicando caminhos que reduzam possíveis riscos.
Para facilitar a jornada de empreendedores na tomada de decisão, fizemos uma pesquisa com moradores da cidade de São Paulo, para entender melhor quem é o público consumidor de cervejas artesanais e quais são seus gostos e preferências para que seja possível atendê-los da melhor maneira. Essa pesquisa teve 418 respostas completas, e estas foram coletadas de forma anônima e aleatória na cidade de São Paulo, iniciando a pesquisa dia 20/abril de 2021 e finalizando a coleta dia 15/junho de 2021.
Informações preciosas sobre os consumidores de cervejas artesanais:
Dentro da pesquisa, além de identificar as principais tendências do mercado, foi possível explorar diversas características do público consumidor de cervejas artesanais, como a frequência de consumo, estilos de cervejas artesanais preferidos, dias em que os bares são mais frequentados e muitas outras informações. Por meio da combinação de dados, conseguimos mapear pontos capazes de direcionar estratégias assertivas para otimizar o posicionamento de novas cervejarias.
Se você é um empreendedor que está pensando em abrir um negócio no mercado cervejeiro, você sabe que é preciso estar preparado para competir em um nicho altamente concorrido. É por isso que estamos animados em apresentar a você nosso mais novo relatório: “Análise de Preferências do Público Consumidor de Cerveja Artesanal”.
O relatório abrange informações completas sobre o mercado cervejeiro, desde as preferências dos consumidores até insights e tendências capazes de auxiliar o desenvolvimento de estratégias de posicionamento mais eficazes. Ficou interessado? Sabia mais clicando aqui!