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Confira 5 formas simples de aumentar o faturamento do seu negócio!

A manutenção da saúde financeira é essencial para o crescimento saudável de uma organização. No entanto, esta não é uma tarefa fácil. Um dos maiores desafios dos gestores é aumentar o faturamento de uma empresa, especialmente em momentos de crise

Neste cenário, aumentar o faturamento e diminuir custos é o plano base para aumentar o lucro. Mas não adianta promover ações sem uma gestão focada em resultados. Pensando nisso, separamos 5 estratégias para você aumentar o faturamento do seu negócio. 

Faturamento, receita ou lucro? 

Esses três conceitos são facilmente confundidos, principalmente por quem está iniciando no mundo empreendedor, mas apresentam significados e aplicações diferentes, vejamos abaixo:

  • Faturamento: O faturamento nada mais é do que todo dinheiro arrecadado com as vendas de produtos ou serviços de seu negócio, independente se a venda foi feita à vista ou a prazo. 
  • Receita: A receita de uma empresa representa o montante real em caixa. Ou seja, diferente do faturamento que conta com os pagamentos a prazos que irá receber, a receita leva em consideração apenas a quantidade de dinheiro recebido em um determinado período. 
  • Lucro: O lucro é o resultado da subtração dos custos no valor do seu faturamento. Ou seja, o lucro será a quantia adquirida após o pagamento de todas as suas dívidas. 

Para fixar melhor, vamos pegar um exemplo:

Digamos que sua empresa faturou em um mês R$ 100.000. Desse valor, R$ 40.000 são pagamentos parcelados, ou seja, ainda irá receber. Com isso, a sua receita deste mês foi de R$ 60.000 que é o seu valor real em caixa.

Vamos supor que sua empresa apresente uma despesa mensal de R$ 10.000. Desta forma, para calcular seu lucro basta subtrair esse valor do seu faturamento, logo, seu lucro foi de R$ 90.000.

O faturamento é um dos principais indicadores financeiros, não apenas por ser a base para o cálculos de outros indicadores, como também, apresenta importância na determinação do regime tributário da sua organização. Se você quer saber mais sobre o assunto, pode ler mais sobre faturamento em nosso outro artigo

5 formas de aumentar o seu faturamento

Agora que ficou claro o que é o faturamento e sua diferença entre lucro e receita, vamos conhecer as 5 formas de aumentar o faturamento da sua empresa!

  1. Conheça seu cliente

Uma das principais formas de impulsionar as vendas, e com isso seu faturamento, é conhecer quem é o seu cliente. 

Sua empresa existe para resolver uma necessidade dos clientes. Logo, quanto mais você souber quem são essas pessoas e ouvir quais suas dores, mais fácil será aperfeiçoar a sua solução e oferecer uma experiência ao cliente positiva. 

Além de aumentar o valor da sua entrega, conhecer melhor seus clientes auxiliam na determinação de uma persona. E com isso permite aos gestores traçar estratégias de marketing mais assertivas para o tipo de cliente que você busca. 

  1. Marketing Digital

Ainda falando sobre marketing, não temos como não falar do marketing digital. Esse tipo de divulgação é fundamental em qualquer empresa atualmente. Isso porque, possui opções de estratégias que cabem em qualquer bolso. 

Entre elas podemos citar a criação de páginas em redes sociais, anúncios pagos em sites de busca ou em plataformas como Facebook e Instagram, ou ainda, divulgação via e-mail marketing. 

Seja como for, o marketing digital acelera a propagação da sua marca, facilita  a comunicação com seu público e aumenta sua influência sobre os consumidores. Mas para que o marketing digital possa auxiliar no aumento do seu faturamento, invista em tecnologia na sua empresa, mantenha suas mídias sociais sempre atualizadas e planeje estratégias de publicações e de engajamento. 

  1. Prospecção de clientes

Uma estratégia bastante utilizada em conjunto com o marketing digital, especialmente com o Inbound Marketing, é a prospecção de clientes. 

A prospecção permite que sua empresa possa aumentar a clientela ao mesmo tempo que seleciona os melhores clientes, ou seja, aquelas com maior probabilidade de fechar uma venda. 

Para isso, montar um funil de vendas onde os leads são educados e qualificados antes da proposta da venda, faz com que a sua equipe comercial  possa concentrar esforços em situações mais certeiras. 

  1. Fidelize o cliente 

Conquistar um novo cliente pode ser uma tarefa cara e trabalhosa, por isso a fidelização do cliente é tão importante. Isso porque, com clientes fidelizados, novas estratégias de vendas podem ser aplicadas a baixos custos. Desta forma, não apenas você pode aumentar a frequência de compra, como também, o valor médio gasto por cliente.

É o caso do Up selling e Cross selling. No Up selling é oferecido ao cliente uma versão mais atualizada de sua compra.  Já o Cross selling oferece aos clientes compras cruzadas, ou seja, produtos ou serviços complementares. Aqui não se emprega a lógica de “empurrar” produtos qualquer, mas sim, oferecer àqueles que possam atender as necessidades do seu cliente.

Embora sejam comumente utilizados por empresas SaaS (Software as Service), nada impede de aplicá-las em outras situações. Vamos pegar um exemplo de uma concessionária, em uma venda do tipo Up selling será oferecido o novo lançamento do carro que você comprou anteriormente, e uma venda Cross selling, será realizado ofertas de revisão ou acessórios para seu carro. 

  1. Invista na sua equipe 

Apenas uma única experiência ruim é o suficiente para um consumidor não voltar à sua empresa. Por isso, ter a experiência do cliente como foco das ações de sua equipe irá resultar no aumento do seu faturamento. 

Não basta oferecer o melhor produto/serviço, é preciso oferecer qualidade no atendimento. Ou seja, é ter uma equipe preparada para resolver dúvidas e questionamentos dos clientes e capaz de entender sua dor para oferecer a melhor solução. 

Portanto, invista em treinamentos de qualidade, tenha uma equipe motivada e estimule uma relação saudável no ambiente de trabalho. 

Conclusão

Chegamos ao fim de mais um artigo, aqui vimos 5 exemplos de como você pode aumentar o faturamento da sua empresa. Como você pode observar,  aumentar o faturamento não exige táticas apenas no setor comercial, como criar promoções, é preciso criar estratégias em diferentes setores do negócio. 

Começando com o relacionamento com o cliente, ter uma equipe preparada para solucionar as dores do seu cliente é oferecer um produto/ serviço com maior valor e fidelizar o cliente para novas compras. 

Essa atenção ao cliente permite aos gestores saber exatamente qual o perfil de consumidor que mais compra em sua organização. Com isso, a equipe de marketing pode então criar estratégias de divulgação mais focadas para esse público determinado, aumentando sua influência no mercado. 

Agora está na hora de pôr em prática as dicas aprendidas e aumentar o faturamento do seu negócio!

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