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Como Saber o Faturamento de uma Empresa de Forma Simplificada

Você sabe como anda a saúde financeira da sua empresa? Entender o faturamento empresarial é um dos primeiros passos para garantir uma gestão eficiente e tomar decisões mais assertivas. Muitos empreendedores ainda confundem lucro com faturamento, mas esses são conceitos distintos e complementares.

Uma das maiores dificuldades enfrentadas por novos empreendedores é acompanhar e interpretar corretamente as informações financeiras do próprio negócio. E isso é um grande problema, pois a saúde financeira é um dos principais fatores que determinam o sucesso ou a falência de uma empresa. Sem uma base mínima de conhecimento em finanças, a gestão empresarial se torna uma tarefa bastante desafiadora.

Entre os principais indicadores financeiros, o faturamento se destaca – mas ainda é motivo de muitas dúvidas. Muitos gestores não acompanham de perto os dados de faturamento e acabam deixando passar informações essenciais para a tomada de decisões estratégicas.

Por isso, preparamos este conteúdo especial para te mostrar como saber o faturamento de uma empresa de forma simples para o sucesso da sua organização.

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Sumário

O Que é Faturamento?

O faturamento é um dos termos mais comuns no universo dos negócios. Ele representa a soma total das vendas realizadas por uma empresa em um determinado período, sem considerar os custos ou descontos.

Esse indicador ajuda a dimensionar o porte de uma empresa e é um ponto de partida fundamental para diversas análises financeiras, independentemente do ramo de atuação. Peter Drucker, um dos maiores especialistas em gestão, dizia: “O que pode ser medido, pode ser gerenciado.” E o faturamento é um dos indicadores que mais precisam ser acompanhados por quem deseja crescer com segurança.

Por demonstrar o montante que entra em um negócio, o faturamento é bastante utilizado para mensurar o tamanho de uma organização independente de sua atividade comercial. 

Quais as vantagens de se realizar o acompanhamento do faturamento?

Por demonstrar o montante que entra em um negócio, o faturamento é bastante utilizado para mensurar o tamanho de uma organização independente de sua atividade comercial.

Controlar o faturamento é essencial para uma gestão eficiente. Veja por quê:

  • Classificação da empresa: O valor do faturamento determina se a empresa é um MEI, microempresa, de pequeno, médio ou grande porte.

  • Base para outros indicadores: É a partir dele que se calcula o lucro, o fluxo de caixa e o ponto de equilíbrio financeiro.

  • Projeção de vendas: Acompanhar o faturamento permite identificar padrões de vendas e fazer previsões mais confiáveis.

  • Tomada de decisão: Com esses dados, é possível se antecipar a períodos de baixa e adotar estratégias para manter ou aumentar o lucro.

Como saber o faturamento de uma empresa 

Agora que vimos a importância de saber o faturamento, vamos conhecer um pouco mais sobre como determinar o faturamento de uma empresa. Primeiramente, Existem dois tipos de faturamento que você precisa conhecer:

1. Faturamento Bruto

O faturamento bruto corresponde ao valor total recebido pelas vendas realizadas em um determinado período. Calcular o faturamento bruto é simples, basta multiplicar o volume de vendas de cada produto/serviço oferecido pelo seu preço. 

Fórmula: Faturamento bruto = quantidade vendida x preço unitário

2. Faturamento Líquido

No faturamento líquido, o valor dos impostos de cada operação de venda é subtraído do valor do faturamento bruto. Casos de deduções de vendas também são levados em consideração nessa subtração, quando aplicável. 

Fórmula: Faturamento líquido = faturamento bruto – impostos e deduções

Bom, para compreendermos melhor o faturamento, vamos aplicar esses conceitos em um exemplo de forma simples e prática: Imagine a empresa Mais Saúde, que vende refeições congeladas. No último mês, foram realizadas 3.000 vendas a R$ 20 cada.

  • Faturamento bruto = 3.000 x R$ 20 = R$ 60.000

  • Se os tributos representam 12%:
    Faturamento líquido = R$ 60.000 – 12% = R$ 52.800

Nesse caso, o faturamento líquido da empresa Mais Saúde é de R$ 52.800. Caso existam devoluções ou descontos sobre as vendas, esses valores também devem ser subtraídos.

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Observações importantes sobre o faturamento!

Mas para entendermos melhor como saber o faturamento de uma empresa, separamos algumas pontos que você deve prestar atenção: 

Faturamento não é lucro

O lucro é o montante que resta após descontar os valores dos custos das receitas de uma organização. Portanto, um alto faturamento não  corresponde, necessariamente, a um lucro elevado. 

Isso porque, empresas que faturam muito, mas que possuem um elevado gasto, podem apresentar lucros abaixo do esperado, ou até mesmo, negativo. 

O regime tributário vai ser calculado com base no faturamento bruto:

No início deste artigo citamos que o tipo de regime tributário de uma empresa é determinado de acordo com seu faturamento. Para isto, é utilizado o faturamento bruto. 

Mais informações sobre cada classificação, suas obrigações e limites estão descritas com mais detalhes no site da Receita Federal. Mas como resumo, podemos classificar as empresas como: 

  • MEI (Microempreendedor Individual): autônomos com faturamento bruto anual de até R$ 81.000;

  • Microempresa: Faturamento bruto anual de até R$ 360.000;

  • Empresa de pequeno porte: Faturamento bruto anual de até R$ 4.800.000;

  • Empresa de médio e grande porte: Faturamento bruto anual a partir de R$ 4.8000.000.

No caso das micro e pequenas empresas, o regime tributário enquadrado é o Simples Nacional. Já empresas com faturamento maior se enquadram em tributações mais complexas, são elas o Lucro Presumido (para faturamento anual de até R$ 78 milhões) e o Lucro Real (faturamento anual superior a R$ 78 milhões). 

Como Projetar o Faturamento da Sua Empresa

Projetar o faturamento é um passo essencial para qualquer negócio que deseja crescer de forma planejada. A projeção permite antecipar cenários, tomar decisões mais estratégicas e se preparar para os períodos de baixa ou alta nas vendas. Em vez de apenas reagir ao que acontece no mês, a empresa passa a agir com base em expectativas fundamentadas.

Existem diferentes formas de fazer essa projeção, e a escolha do método ideal vai depender do grau de maturidade da empresa, da disponibilidade de dados e do conhecimento do mercado. Segue abaixo os principais métodos de projeção de faturamento:

  • Projeção com base no histórico de vendas passadas
    Esse é o método mais utilizado por empresas que já estão em operação há algum tempo. A ideia é analisar os resultados de meses ou anos anteriores, identificar padrões e usar esses dados para estimar o faturamento futuro. É importante considerar sazonalidades, campanhas promocionais e outros fatores que tenham impactado as vendas.

  • Projeção com base no comportamento do mercado
    Nesse caso, a projeção é feita com base em dados externos, como tendências de consumo, movimentações do setor, economia, concorrência e outros indicadores de mercado. É uma abordagem especialmente útil para empresas novas ou que estão entrando em novos nichos.

  • Projeção pela margem de contribuição
    Esse método considera quanto cada produto ou serviço contribui para o lucro da empresa (receita menos custos variáveis) e estima o faturamento a partir das metas de lucro desejadas. É uma forma mais estratégica de projetar, pois parte do resultado desejado para calcular o quanto é necessário vender.

Recomendação de Leitura

Se você deseja se aprofundar nesse tema e melhorar sua capacidade de planejar o futuro financeiro da sua empresa, aqui vão três livros que podem fazer a diferença e te ajudar a se capacitar ainda mais no tema:

  • Valuation: Como Avaliar Empresas e Escolher as Melhores Ações, de Aswath Damodaran
    Ideal para quem quer entender como o mercado calcula o valor de uma empresa. O livro traz conceitos como fluxo de caixa projetado, custo de capital e relação entre receita e valor. Mesmo sendo voltado para investidores, oferece uma base sólida para empreendedores compreenderem a importância da receita projetada e como ela impacta o valor do negócio.

  • Contabilidade Introdutória, de José Carlos Marion
    Um excelente ponto de partida para quem está começando. O livro apresenta os principais conceitos contábeis de forma simples, ajudando o empreendedor a compreender relatórios financeiros, analisar o desempenho da empresa e fazer projeções com mais embasamento.

  • Finanças Corporativas, de Alexandre Assaf Neto
    Obra mais técnica, mas muito rica para quem deseja aprofundar o entendimento sobre gestão financeira. Traz ferramentas de análise, planejamento e controle financeiro que ajudam a projetar receitas, custos, investimentos e lucros.

Conclusão

Chegamos ao fim de mais um artigo e esperamos que você tenha aprendido mais sobre como saber o faturamento de uma empresa. Esse é um dos primeiros indicadores financeiros a ser calculado e servirá de base para a  identificação de padrões de vendas, previsão de faturamento e tomada de decisões estratégicas com mais assertividade. 

Para se beneficiar de todas essas vantagens, o acompanhamento do faturamento deve ser feito de forma constante e meticulosa. Como observamos, o cálculo do faturamento não é tão complexo. O faturamento bruto representa os valores recebidos pelas vendas de cada produto em um determinado período. Já no faturamento líquido, é descontado os valores dos impostos e deduções de vendas do faturamento bruto. 

E falando de impostos, acompanhar o faturamento apresenta uma extrema importância quando nos referimos a regimes tributários. Isso porque, de acordo com o valor do faturamento bruto que sua empresa será enquadrada nos regimes vigentes. 

Com isso, está na hora de olhar para a sua empresa e saber o faturamento dela. Como está sendo a monitorização do faturamento do seus negócios? Lembre-se, as informações financeiras são os dados mais importantes de uma organização, portanto, toda atenção é pouca. 

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