O objetivo de todo empresário é ver seu negócio crescer. O crescimento empresarial pode ter diferentes significados de acordo com seu segmento, como ampliar seu espaço físico, abrir novas filiais, aumentar vendas, fornecer novos produtos/serviços, ou ainda, expandir sua influência para outros países.
Independente do que você almeja, para uma empresa crescer é preciso inovação, foco e boas estratégias de crescimento.
Quando um negócio se expande novas oportunidades e desafios surgem. Logo, planejar o crescimento de forma clara e assertiva é a solução para crescer sem perder qualidade na gestão.
Então, se sua empresa ainda não tem estratégias de crescimento, separamos as 6 principais estratégias para te auxiliar neste novo desafio.
O que é preciso para a sua empresa crescer
Uma empresa tem dois destinos: Ou se estagna e é ultrapassada pelos seus concorrentes, ou está em busca constante de inovação, diferenciação da concorrência e crescimento.
No entanto, na vida empresarial não se deve dar um passo maior que as pernas. Se sua empresa não possui uma base firme na estrutura gerencial e financeira dificilmente ela irá resistir às demandas mais exigentes provenientes do seu crescimento.
Para que sua empresa possa crescer de forma saudável e eficiente você não pode abrir mão da maturidade e determinação.
Por que criar estratégias de crescimento
As estratégias de crescimento vêm como solução para direcionar o desenvolvimento sustentável do seu negócio através do estabelecimento de metas e objetivos em curto, médio e longo prazo, projeções de receitas e despesas realistas e do escalonamento de seus processos. Essas etapas são fundamentais para crescer sem correr riscos.
Essas informações estão de acordo com uma gestão baseada em dados, proporcionam uma maior segurança aos gestores por meio da determinação das atividades necessárias, do valor do investimento, seu prazo de retorno e, ainda, permite prever quais as possíveis dificuldades à frente.
6 estratégias de crescimento empresarial
Agora que você já sabe que é preciso de estratégias de crescimento para guiar a expansão da sua empresa, vamos conhecer as 6 principais estratégias que você pode adotar no seu negócio.
- Conheça bem a sua empresa
A primeira estratégia não poderia ser diferente, qualquer planejamento parte de onde se quer chegar analisando o histórico de seu negócio.
Pensando nisso, quando falamos em conhecer sua empresa, nos referimos à saber verdadeiramente o que ela representa, qual sua missão, seu plano de negócio, a qualidade de seus processos e sua saúde financeira.
Não precisamos falar da importância de se manter o controle financeiro para o bem de uma organização. Mas quando estamos diante de um crescimento, o cuidado com as finanças redobra. Se sua empresa não possui uma estrutura financeira concreta e confiável o seu crescimento estará em constante perigo.
Em especial, também é fundamental conhecer o seus diferenciais no mercado. Aqui vale estudar tudo que proporcione sua empresa alguma vantagem competitiva, podendo ser:
- Forma de atendimento
- Variedade de produtos ou serviço
- Qualidade nos processos
- Uma causa que defendem
- Estratégia de marketing
Estudar essas características possibilita entender melhor quais os pontos fortes e onde se necessita de melhorias para um crescimento sem riscos.
- Determina a forma de crescimento
Sua empresa tem dois caminhos para o crescimento, o primeiro é com a expansão de produtos e o segundo com a expansão de clientes.
No primeiro caso a empresa passa a ofertar uma maior diversidade de produtos, conquistando novos públicos e aumentando sua participação no mercado. Nesta estratégia a empresa deve acompanhar sempre a capacidade de penetração do seus produtos em relação ao tamanho da sua clientela para evitar saturação.
No segundo caso, a empresa busca conquistar novos clientes por meio da maior visibilidade da marca. Há diversas formas de como sua empresa pode atrair consumidores, mas a principal maneira iremos falar a seguir.
- Estude seus concorrentes
Além do olhar interno, fazer uma análise de seus concorrentes também possibilita criar ações para causar maior impacto no mercado de forma mais assertiva e deve ser uma de suas estratégias de crescimento.
Analisar seus concorrentes não é incentivando a cópia das suas estratégias, pelo contrário. Observar quais são os erros e acertos das empresas concorrentes é uma das melhores métodos de se ter insights de qualidade para as suas ações.
O crescimento de uma empresa tem como base a inovação. Então não tenha medo de tentar novas técnicas e novas ideias e fazer do erro dos outros a sua mina de ouro.
- Conheça seu público
Além de conhecer seus diferenciais competitivos, uma empresa que quer crescer precisa entender bem seu público.
Por um lado, o crescimento acarreta maior influência, maior demanda e presença no mercado. Assim, é indispensável que a empresa elabore uma estratégia para gerenciar os novos consumidores sem perder o foco na experiência dos clientes.
Já quando são fornecidos novos produtos ou serviços a atenção deve ser redobrada. Tudo isso pode ser solucionado com um estudo profundo do seu público alvo, entendendo suas dores e necessidades.
- Invista no poder do marketing digital
Um marketing eficiente transforma empresas em impérios.O marketing também auxilia na criação e fortalecimento de uma identidade de marca. Logo, para que sua empresa possa ter maior visibilidade, reconhecimento e impacto no mercado, o marketing assertivo deve ser implantado nas suas estratégias de crescimento.
Não existe uma ação de marketing perfeita para todas as empresas, no entanto não podemos ignorar a crescente relevância de uma estratégia forte nas mídias digitais. Isso porque, o marketing digital possibilita à empresa ampliar sua influência e atrair novos clientes por um custo mais baixo que as mídias convencionais.
Outra vantagem das campanhas de marketing digital é a possibilidade de adaptação dessas estratégias para empresas de todos os tamanhos, e ainda facilita as parcerias comerciais estratégicas, e o impulsionamento das divulgações pela contratação de microinfluenciadores.
- Valorize seus colaboradores
E para que todas as estratégias anteriores possam ser executadas com eficiência é preciso que seus colaboradores estejam unidos para esta causa.
Durante o crescimento, uma empresa irá enfrentar novos cenários e seus colaboradores devem estar cientes e preparados para agir de forma adequada. Portanto, um alinhamento sobre as expectativas do rumo da organização, as novas tarefas e responsabilidades é o primeiro passo de uma empresa que valoriza seus colaboradores para crescer com qualidade.
Ademais, os gestores devem investir na qualificação, em incentivos e na criação de um ambiente de trabalho saudável, se querem ter ao seu lado um time de confiança e qualidade.
Como colocar em prática?
Ao final de toda esta explicação esperamos ter te convencido a implantar estratégias de crescimento para guiar o desenvolvimento da sua empresa. Sabemos como esta fase pode ser desafiadora, por isso trouxemos 6 estratégias de crescimento empresarial.
A empresa para crescer precisa se preparar para as novas demandas e responsabilidades. Logo, para escalonar as tarefas da sua empresa em um patamar maior, não pode haver processos ineficientes.
Pensando nisso, o primeiro passo é possuir todas as informações sobre a rotina da sua organização. Aqui você pode se beneficiar de um mapeamento de processos, ressaltamos que um cuidado especial deve ser dado para o gerenciamento financeiro, juntamente com uma análise SWOT a fim de identificar aquelas tarefas que são as suas forças e quais precisam de alguma melhoria.
Além do olhar interno, a empresa que quer crescer saudável também deve estar preparada para lidar com as novas barreiras de concorrência e exigência de um público alvo maior. Com isso, estudar as características destes dois grupos permite a criação de estratégias mais assertivas.
Bom, agora basta pôr em prática todas as nossas dicas para ver a sua empresa crescer com segurança.
E aí, gostou dessas informações?
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