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Por que fazer análise de concorrência para a sua empresa? 4 benefícios que você não sabia!

Para uma empresa se destacar em um mercado tão competitivo é preciso boas ideias e estratégias. No entanto, para se tornar o diferencial é preciso primeiro saber o que é o corriqueiro.

Estudar como seus concorrentes atuam no mercado é uma das principais fontes de insights para o seu negócio. Você já parou para pensar o quanto você pode aprender com a concorrência? 

Se você ainda não fez a análise de concorrência da sua empresa, continue conosco que iremos te mostrar os 4 benefícios desta pesquisa para o seu sucesso. 

O que é análise de concorrência? 

Como o nome já sugere, esta é uma análise de seus concorrentes. Aqui você irá avaliar as características da sua concorrência, tais como: produtos/serviços oferecidos, quais as opiniões dos clientes sobre elas e como é a sua forma de gestão. 

A análise de concorrência tem como objetivo apresentar uma visão geral sobre o mercado e  como a sua empresa está posicionada em relação às demais. Com isso, será gerado dados que irão auxiliar na identificação de oportunidades e mais segurança na tomada de decisões. 

4 benefícios da análise de concorrência para a sua empresa

Acima falamos que a análise de concorrência é importante para a tomada de decisões, mas quais são especificamente as vantagens de se aplicar este estudo? Para isso, separamos 4 benefícios que esta análise fornece para a sua empresa

  1. Estratégias assertivas

Sabemos que tomar atitudes em base de “achismos” não é a melhor tática para uma empresa atingir o sucesso. Então, para podermos criar uma boa estratégia é preciso observar o nosso redor. 

Conhecer o que já foi feito, o que não deu certo, quais as tendências atuais e o que ainda não foram explorados pelos seus concorrentes são informações de grande valor para guiar o seu time na criação de estratégias mais assertivas independente do setor (marketing, comércio, comunicação, etc.)

  1. Busca constante da melhoria 

Para uma empresa continuar relevante no mercado, é preciso se inovar e buscar sempre por melhorias. Este é um processo em cadeia, ou seja,  se o seu concorrente faz melhorias resultando em vantagens, você também precisa se aperfeiçoar para ter espaço no mercado.  

Mas se você quer estar um passo à frente, estude as dificuldades dos seus concorrentes. Avalie como a sua empresa pode agir para superar essa adversidade com um melhor resultado. 

  1. Aumentar a satisfação do cliente 

Conhecer como os produtos/serviços de seu concorrente são percebidos pela sua clientela é fundamental para a sua estratégia de produção e vendas. Aqui o mais importante não é copiar o concorrente, mas sim, oferecer o melhor serviço ao seu cliente.

Vamos pegar um exemplo: Supomos que seus concorrentes vendem bonés, então, você pode começar respondendo perguntas como:  

  • Como são os bonés oferecidos pela concorrência? 
  • Como seu público está reagindo aos bonés concorrentes? 
  • Por que os consumidores preferem os bonés da concorrência?
  • As necessidades do seu público estão sendo supridas? 
  • Qual o valor de mercado destes bonés? 

Com essas respostas você conseguirá ofertar um boné que possa suprir as necessidades e desejos deixados pelos seus concorrentes com um preço competitivo. 

  1. Redução de custos  e aumento de vendas 

Conhecer as  dificuldades, os resultados das estratégias de seus concorrentes podem trilhar as suas ações. Isso porque, sua empresa poderá focar no que é essencial, evitando cometer os mesmos erros que seu concorrente e tomar decisões mais assertivas nas estratégias futuras. 

Tudo isso impacta em menor gasto de tempo e custo em ações baseadas em intuição e o foco em técnicas mais efetivas para o aumento das suas vendas.

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 Como fazer uma análise de concorrência

Agora que você conheceu as vantagens, está na hora de aprender como se fortalecer olhando para seus concorrentes. 

  • Conheça verdadeiramente a sua empresa

Para você poder olhar para o externo, é preciso iniciar pelo interno. Conhecer como a sua empresa está hoje permite comparações com seus concorrentes de forma mais fidedigna. 

Logo, é preciso avaliar fatores como: forma de gerenciamento, saúde financeira, capacidade de produção e atendimento, cartela de clientes e resultados obtidos, etc.

Caso você esteja realizando a análise de concorrência durante o planejamento estratégico do negócio, tais informações já foram coletadas nas etapas anteriores. 

  • Determine quem são seus concorrentes 

Definir a concorrência vai além de identificar quais são as empresas que fornecem a mesma solução que a sua, aqui você também deve avaliar os concorrentes indiretos. Ou seja, empresas que estão disputando o mesmo nicho, mas oferecendo uma solução um pouco diferente. 

Aqui, você pode avaliar o impacto destas empresas de acordo com aspectos mais abrangentes, como  por exemplo: tempo de mercado, localização, porte e características gerais do seu produto.

  •  Defina os objetivos da análise

Objetivos claros evita com que você perca tempo e recursos em informações que não apresentem importância para o resultado. 

Assim, tenha definido previamente qual será o foco da análise. Você pode escolher estudar seus concorrentes para auxiliar na precificação do seu produto, ou para investigar qual o posicionamento da sua marca dentre as demais, ou até mesmo, para criar estratégias para conquistar novos clientes.  

  • Critérios de avaliação 

Definido os objetivos, será feita a definição dos critérios de avaliação. Diversos critérios podem ser avaliados, então lembre-se de escolher apenas aqueles que auxilie atingir os objetivos da análise. 

  • Método de coleta 

A seguir será definido de que forma a sua empresa vai coletar os dados dos concorrentes. Calma, você não precisa quebrar nenhuma lei para conseguir isso.  Diversas informações estão disponíveis publicamente, você pode utilizar as redes sociais, estudar o tráfego orgânico por meio do Ubersugggest e, até mesmo, ver as opiniões sobre a empresa no Reclame Aqui. 

Caso você necessite de uma análise mais completa sobre a percepção de seu público sobre seus concorrentes, você pode realizar uma pesquisa de mercado. 

  • Analise os dados 

Esta é a etapa de comparação propriamente dita. Aqui é o momento de brainstorms e discussões para traçar estratégias para a sua empresa, portanto, envolva todos os setores de interesse para auxiliá-lo nesta etapa. 

Conclusão

Por fim, esperamos que você tenha compreendido a importância da análise de concorrência para o seu negócio. Este estudo é essencial para a garantia da competitividade no mercado cada vez mais acirrado. 

A análise de concorrência permite que a sua empresa possa tomar decisões mais assertivas em relação ao lançamento de um produto, a estratégias de marketing e formas de aumentar a satisfação de seus clientes. 

Portanto, se você quer manter relevante para seu público, está na hora de olhar para seus concorrentes. 

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