CONTEÚDO DE BLOG

Saiba a hora certa de procurar uma consultoria de processos

Entender sobre os processos de uma empresa é essencial para a qualidade de vida dela. A consultoria de processos é primordial neste momento e neste artigo explicamos tudo!

Ter processos claros e bem desenhados é um fator-chave para o aumento da produtividade de colaboradores e economia de recursos da organização, melhorando a performance e resultados do negócio.

Essa gestão de processos é fundamental para que as pessoas entendam seus papéis na empresa, identificando com mais clareza as dificuldades dos seus processos e como melhorá-los.

Por isso, investir em uma consultoria de processos pode ser tudo o que sua empresa precisa para melhorar resultados e criar um diferencial competitivo no mercado. Uma consultoria de processos pode ajudar a sua empresa a atingir os objetivos traçados através de uma utilização correta de recursos, menos desperdícios e mais produtividade!

Por que contratar uma consultoria de processos?

Como já citado anteriormente, a consultoria de processos pode ajudar a sua empresa a conseguir resultados maiores e mais consistentes. Além disso, existem mais alguns outros motivos para a contratação de uma consultoria. São eles:

Padronização de processos

Padronizar os processos de uma empresa é um fator fundamental para o seu sucesso trazendo resultados positivos para o negócio. Com essa prática o gestor consegue ter uma visão mais ampla e controle melhor sobre os processos organizacionais, além de contribuir para retrabalhos, redução de custos desnecessários, maior transparência de como ocorre os processos da empresa, além de ajudar com que novos funcionários consigam entender com mais facilidade os processos que precisam desempenhar – através de uma documentação padronizada de processos -, dessa forma, a empresa também diminui custos de treinamento e acelera a aprendizagem de novatos.

Sendo assim, a consultoria de processos auxilia a empresa a realizar o mapeamento e padronização de seus processos organizacionais permitindo suas melhorias e atualizações sempre que for preciso.

Melhoria dos processos

A melhoria de processos é o resultado do mapeamento e padronização realizados no passo anterior. Ter a visão de um consultor que consegue olhar de “fora da caixa” da sua empresa é fundamental pois é possível que ele tenha ótimas ideias para eliminar os gargalos da sua operação e melhorar os processos que precisam de correções.

Dessa forma, com uma visão mais estratégica e especializada, o consultor de processos consegue melhorar o fluxo do processo produtivo e gerar a necessidade da melhoria contínua na sua empresa.

Aumento da eficácia e produtividade

Uma consultoria de processos ajuda a organizar os processos de forma prática, ágil e efetiva, fazendo com que os recursos sejam melhor aproveitados e aumentando a capacidade produtiva das equipes. Isso não só contribui para produtividade como também para eficiência dos processos e aumento da qualidade dos mesmos, tendo como principal resultado a satisfação dos clientes!

Conhecimento de mercado

Os consultores são pessoas estudadas e qualificadas, com conhecimento e vivência sobre o assunto em outras organizações. Isso permite que eles ofereçam as melhores soluções e ferramentas que sejam adequadas para resolver os problemas que o seu negócio apresenta.

Além de ajudar na melhoria dos processos organizacionais, uma consultoria de processos pode realizar um diagnóstico preciso da sua empresa, oferecendo ideias realmente efetivas para o seu negócio, treinando sua equipe e desenvolvendo junto a solução mais adequada para a sua empresa.

Olhar estratégico sobre o negócio

Na consultoria de processos, os consultores trazem uma nova visão sobre a organização, especializada e com o foco no resultado, oferecendo uma visão mais imparcial sobre o negócio. O olhar dos colaboradores da empresa é importante, porém muitas vezes é limitado também e muitos problemas podem acabar sendo difíceis de enxergar ou serem identificados como gargalo no dia-dia.

Por isso, como os consultores são externos à organização, o olhar deles é diferenciado e separado de hábitos e vícios organizacionais. Dessa forma, a realização de um diagnóstico empresarial se torna mais fidedigno e a elaboração de soluções são adaptadas às condições e necessidades do negócio.

Rapidez na tomada de decisão

Ao ter conhecimento e controle sobre os processos, é possível tomar decisões mais assertivas baseadas em informações confiáveis. A tomada de decisão em um negócio é sempre uma ação complexa, dessa forma, com o controle dos processos a organização poderá ter mais agilidade para se adaptar às mudanças no mercado ou a mudanças internas.

Os consultores não possuem o poder de decidir pelos gestores, mas eles podem oferecer a sua visão estratégica sobre o negócio e as tendências de mercado.

Disponibilidade dos consultores

Outro benefício importante para a contratação de uma consultoria de processos é a disponibilidade dos consultores para promover as mudanças na organização. Muitas vezes o gestor ou seus funcionários possuem o desejo de realizar melhorias na empresa, porém não possuem foco nem disponibilidade para isso devido a suas cargas de trabalho do dia-dia.

Por isso, contratar uma consultoria de processos pode trazer agilidade nas mudanças necessárias na sua empresa e é preciso que todos da organização estejam disponíveis a trabalhar em conjunto com os consultores para promover mudanças positivas na empresa.

O que esperar de uma consultoria de processos?

Ao investir em uma consultoria de processos é importante entender quais serão as ações essenciais realizadas na sua empresa. Os consultores agora farão parte da rotina da empresa para que possa observar o dia-dia de cada membro das equipes. A partir disso, serão feitas as análises sobre cada processo verificado e as melhorias a serem implementadas.

Para encontrar o melhor parceiro possível, primeiro identifique quais as áreas da sua empresa que possuem mais problemas nos processos e tenha em mente qual o objetivo da sua empresa, onde ela deseja chegar e quais os seus recursos disponíveis no momento. Assim, ao contratar uma consultoria os pensamentos e expectativas já estarão alinhados para que os consultores possam desempenhar o melhor trabalho possível dentro dos limites e objetivos da sua organização.

De forma geral, a consultoria de processos pode entregar os seguintes passos para sua empresa:

  • Acompanhamento e levantamento inloco dos processos selecionados previamente;
  • Desenho dos atuais processos (AS-IS);
  • Análise dos processos atuais e identificação de pontos críticos, gargalos nos fluxos operacionais a serem melhorados;
  • Criação de um novo fluxograma dos processos propostos, melhorados (TO BE);
  • Sugestão das melhorias;
  • Validação com os gestores;
  • Sugestão de ferramentas e projetos para implementação na empresa;
  • Documentação dos novos processos melhorados;
  • Comparação dos processos atuais com os processos antigos para enxergar as melhorias na prática, tanto diminuição de custos quanto o aumento da produtividade dos setores;
  • Apresentação para a empresa;
  • Treinamento dos funcionários.

Os passos a serem entregues vão depender da empresa contratada, porém, de forma geral, é isso que você gestor deve esperar de uma consultoria de processos!

Com todo esse trabalho realizado você pode esperar alguns benefícios importantes para sua empresa, como:

  • Melhoria da performance dos processos;
  • Produtos e serviços de maior qualidade sendo entregues aos clientes;
  • Empresa que trabalha com foco na gestão dos processos de negócio;
  • Diferencial competitivo no mercado;
  • Automatização no fluxo de trabalho melhorando os processos empresariais.

Conclusão

A gestão de processos é fundamental para toda e qualquer empresa que deseja ter diferencial competitivo no mercado, isso porque, além de ter processos eficientes e que entregue soluções de qualidade para seus clientes, sua empresa também poderá ter diminuição de custos e um aumento significativo na produtividade das suas equipes, conseguindo entregar mais em menos tempo e com preço competitivo perante os concorrentes.

Invista em consultores de processos de confiança, capacitados e alinhados com as novas ideias e tecnologias do mercado, para que consiga ajudar a sua empresa a ser mais ágil e eficiente atingindo os objetivos organizacionais.

Vamos marcar uma conversa?

Aproveite a visita para
assinar a nossa newsletter.