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Os 5 Indicadores Financeiros Cruciais para sua Empresa: Como Calcular seus Resultados

Acompanhar a situação econômico-financeira da sua empresa é fundamental para seu sucesso sustentável, aprenda a calcular os principais indicadores financeiros a seguir

“Nem a quantidade produzida, nem o lucro são, por si só, uma medida adequada do desempenho da gerência e do empreendimento.”

Não adianta atingir o auge da produção, ter o maior número de clientes da história da sua empresa ou bater todas as metas de faturamento se você não consegue acompanhar seus indicadores financeiros! Cuidado, você pode estar se enganando.

Acompanhar a situação econômica de sua empresa e seus indicadores financeiros é um processo de extrema importância, ainda mais em tempos de crise. Um dos mais importantes processos de uma boa gestão financeira é a análise dos índices de desempenho. Através da análise dos indicadores financeiros da sua empresa, é possível aperfeiçoar as decisões gerenciais, ajustando falhas que prejudiquem o desempenho do seu negócio e aproveitar as oportunidades que estejam evidenciadas.

Para otimizar a gestão financeira da sua empresa, entenda como é feito o cálculo de 5 desses indicadores essenciais e quais informações são obtidas a partir de cada um para que sua gestão financeira seja eficaz e sua empresa sobreviva à crise.

Conceitos de Gestão Financeira + 8 Dicas Cruciais
Indicadores financeiros

Os 5 Indicadores Financeiros Cruciais para sua Empresa

Lucratividade (%)

Este indicador financeiro revela o poder de ganho da empresa relacionando seu lucro líquido com seu faturamento total, ou seja, o tamanho do ganho que a empresa consegue gerar sobre todo trabalho realizado. O intuito do cálculo da lucratividade é revelar se as vendas do negócio são suficientes para pagar os custos e despesas e ainda gerar lucro.

Cálculo: Lucratividade = (Lucro Líquido/Faturamento) * 100

Ticket Médio

Um dos indicadores financeiros mais importantes para a sua empresa é o Ticket Médio, ele indica o valor médio de cada venda do seu negócio. Ele pode ser calculado de três maneiras: por venda, por vendedor e por cliente. Ao calcular o ticket médio por venda, o objetivo é saber se sua empresa está vendendo itens de maior ou menor valor.

Com o cálculo do ticket médio por vendedor, sabe-se quem são os melhores e piores vendedores de sua equipe, podendo recompensar os melhores desempenhos. Por último, o ticket médio por cliente revela os seus clientes mais e menos lucrativos, podendo, assim, priorizar atendimento e/ou diferenciar o relacionamento, dependendo das políticas da sua empresa.

Cálculo: Ticket Médio = Receita Operacional/Volume de Vendas

Margem de Contribuição

Margem de Contribuição demonstra o quanto o lucro advindo da venda de produtos/serviços contribuirá para cobrir todos os custos e despesas fixas da sua empresa, melhorar seu planejamento financeiro e ainda gerar lucro.

Ou seja, é o quanto da receita sobra após o desconto dos custos e despesas variáveis. Caso, apesar de estar vendendo bastante, sua empresa continue tendo prejuízo, é sinal que a sua Margem de Contribuição não está sendo grande o suficiente.

Cálculo: Margem de Contribuição = Faturamento – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)

Ponto de Equilíbrio

Este indicador é fundamental para o planejamento financeiro de sua empresa, a partir dele se estabelece qual o mínimo necessário de vendas para que não haja prejuízo. Ou seja, o ponto de equilíbrio é a quantia mínima necessária para que todos custos e despesas sejam cobertos.

Ao iniciar sua empresa, este indicador é importante para saber qual será o faturamento mínimo para tornar sua empresa viável. E para as empresas já existentes, é essencial para a definição das metas de vendas para que a empresa possa gerar lucro. Aqui você aprende como calcular:

Cálculo: Ponto de Equilíbrio = Custos e Despesas Fixas/Índice da Margem de Contribuição

Capital de Giro

Capital de giro é o valor que uma empresa tem para custear e manter suas despesas operacionais do dia a dia, sejam elas fixas ou gastos necessários para quitar dívidas, para comercializar produtos ou para prestar serviços. Portanto, o Capital de Giro diz respeito a uma reserva de recursos de rápida renovação que uma empresa precisa para suprir as necessidades da gestão financeira ao longo do tempo, como contas a pagar, aquisição de matéria-prima, salários, entre outros.

O cálculo do Capital de Giro envolve a conta de Ativo Circulante, que traz itens com liquidez relativamente alta, ou seja, é mais fácil transformar esses itens em quantia monetária (contas a receber, estoque, aplicações financeiras, caixa e conta corrente bancária), e a conta Passivo Circulante, trazendo dívidas de curto prazo (contas a pagar, fornecedores, empréstimos, etc.).

Cálculo: Capital de Giro = Ativo Circulante – Passivo Circulante

Se esse valor der negativo, há uma impossibilidade de quitar débitos, o que nos força a buscar estender prazos de pagamento ou buscar alternativas financeiras. Caso contrário, representa sucesso em lidar com compromissos financeiros.

Separamos, também, esse ebook gratuito de Conceitos de Gestão Financeira + 8 Dicas Cruciais! Lá, abordamos:

  • Classificação de Gastos;
  • Formação de Preço de Venda;
  • Margem de Contribuição, Ponto de Equilíbrio e Capital de Giro;
  • Regimes Financeiros e Demonstrativos;
  • Erros Comuns e
  • 8 Dicas Cruciais para a Gestão Financeira do seu empreendimento.

Conceitos de Gestão Financeira + 8 Dicas Cruciais

Ao avaliar estes indicadores financeiros, você estará obtendo uma fotografia clara da situação e desempenho da sua empresa, possibilitando decisões mais seguras e adequando seu planejamento financeiro para a realidade. Se você deseja saber mais sobre estes indicadores dentro da sua empresa, entre em contato com nossos especialistas!

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