Segundo o dicionário Oxford Languages, o marketing é:
“1.
estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc.
2.
POR METONÍMIA
o conjunto dessas atividades; composto de marketing.”
Logo, é uma área de atuação profissional que visa a obtenção de maior lucro a partir de estratégias específicas, voltadas para a satisfação e fidelização do público de determinada empresa.
Tendo isso em vista e o sucesso de grandes empresas que fazem do marketing uma prioridade, fica evidente a importância de contar com estratégias efetivas e funcionais da área, desenvolvendo, incentivando e buscando cada vez mais o aperfeiçoamento desse departamento em seu negócio.
Entretanto, para alguns proprietários essa pode não ser uma tarefa fácil. Seja pela falta de conhecimento ou investimento na área, muitos gestores acreditam que o marketing é falho pela falta de resultados em suas respectivas empresas. Mas, não se atentam ao aspecto principal da questão: O uso de estratégias realmente efetivas para as necessidades do seu negócio.
O marketing não é falho e nunca será. Porém, a forma de aplicá-lo a sua empresa e fundamentá-lo, talvez sim.
Por isso, é importante reconhecer as necessidades existentes e repensar toda a estratégia adotada pelo seu negócio. Dentre as possibilidades existentes de melhor sucessão e maior efetividade do marketing empresarial, podemos citar a estratégia de inteligência de mercado como uma das mais importantes, aplicáveis e usuais delas.
O que é a estratégia de inteligência de mercado e como ela funciona?
Como o próprio nome já fala, se trata de uma estratégia do próprio marketing que tem como objetivo principal a coleta e a análise de dados reais e fidedignos do mercado em que a empresa está inserida.
Os dados e as pesquisas são feitas com base em todos os aspectos do mercado comercial existente, indo da análise das reações do público em relação aos seus produtos e/ou serviços, até a análise das estratégias tomadas pela concorrência. Dessa forma, todas as ações e decisões são baseadas em análises minuciosas de cenários reais e atuais, tornando todo o marketing mais fundamentado e assertivo.
Ou seja, é literalmente fazer uso do cenário comercial existente de forma inteligente e favorável ao crescimento e progressão de determinada empresa.
Para possibilitar a coleta de dados, é fundamental contar com pesquisas de mercado personalizadas para a realidade do seu negócio. Tal pesquisa deve ser feita com perguntas originais e adequadas ao objetivo central da empresa. Assim, as possibilidades são infinitas e completamente personalizáveis.
Entretanto, para exemplificar melhor como funciona, separamos os principais resultados alcançados com as pesquisas:
- Entender a satisfação e as reações do seu público em relação aos seus serviços e/ou produtos.
- Entender a relação do público do seu mercado de atuação perante a concorrência, analisando as preferências e a possível existência de uma empresa líder.
- Entender as estratégias utilizadas por empresas concorrentes e os preços ofertados por elas, bem como a qualidade dos produtos e/ou serviços. Entender a fundo o perfil dos seus principais consumidores, possibilitando a criação de personas e o direcionamento correto de futuros investimentos.
Tendo em vista todos os tópicos listados acima, fica fácil entender como a estratégia de inteligência de mercado pode ser importante para a realização de mudanças e melhorias em todo o contexto empresarial, envolvendo desde os setores produtivos até os administrativos.
Qual a importância de fundamentar o marketing da sua empresa para a estratégia de inteligência de mercado?
Como dito anteriormente, a estratégia de inteligência de mercado permite a utilização do cenário comercial existente da forma mais vantajosa possível para a empresa, visando a conquista dos seus objetivos e a sua progressão. Isso porque conhecer o mercado de inserção é fundamental para dominá-lo.
Sem o conhecimento e o entendimento geral do contexto comercial onde o seu negócio está inserido, não há direcionamento, adequação e progressão efetiva.
O acesso à internet e a utilização de tecnologias possibilitou às empresas uma facilidade gigante na implementação da estratégia.
Tal facilidade é decorrente das possibilidades de realização de pesquisas e análise do mercado competitivo na palma da mão, as quais permitem o acesso de informações qualificadas.
Assim, há facilidade no processo de coleta de informações e uma proximidade maior com o público, possibilitando também a análise de estratégias concorrentes e até mesmo inspiradoras.
Vale salientar ainda o ganho de destaque competitivo e o incentivo que é feito para isto, tendo em vista o conhecimento da atuação concorrente e a necessidade de superação para a conquista de mercado.
Como adotar a estratégia de inteligência de mercado e torná-la realidade na sua empresa?
- Defina os seus objetivos principais com o uso da estratégia
Antes de tudo, é imprescindível definir os objetivos de aplicação da estratégia, para que haja fundamento e direcionamento na execução da mesma.
Por isso, inicialmente é hora de elencar tudo aquilo que você deseja alcançar com a implementação desta alternativa, independente do que seja.
Vale lembrar que os objetivos definidos aqui devem ser alcançáveis e condizentes com a estratégia, bem como: Conhecimento de público, criação de personas, ganho de espaço no mercado, aumento de vendas e lucro, entre outros.
- Elabore as pesquisas e as perguntas de acordo com os objetivos estabelecidos previamente e a realidade da sua empresa
Com os objetivos estabelecidos, é hora de formular as pesquisas e as perguntas contidas nas mesmas.
É fundamental que as perguntas sejam originais e bem fundamentadas, pois é a partir delas que haverá a coleta dos principais dados e informações.
Vale salientar ainda a importância da objetividade e clareza das questões para que não haja confusão de respostas e interpretação.
- Analise os dados recolhidos e faça o melhor uso possível dos mesmos
Após definir os objetivos, elaborar as pesquisas e realizar cada uma delas, é hora de analisar os dados recolhidos e utilizá-los da melhor forma possível.
Para a melhor visualização dos mesmos, é interessante calcular as porcentagens, criar tabelas e gráficos que possibilitem a contabilização da maioria de uma forma simples e prática.
Após isso, torna-se possível utilizar as respostas a favor do seu negócio, melhorando significativamente os problemas diagnosticados e investindo ainda mais nos pontos fortes apontados pelo público.
Além disso, o marketing e a publicidade passam a ser muito mais assertivos e efetivos pelo conhecimento de público e mercado ganho.
Quer saber mais sobre como realizar esse estudo de forma mais assertiva?
Agora você entendeu que através da inteligência de mercado com os seus clientes, é possível que a sua empresa direcione os esforços com mais assertividade a fim de conquistar a preferência de seus clientes e, consequentemente, alavancar as vendas. Mas nem sempre é fácil colocar a mão na massa, até porque muitas vezes não temos tempo, conhecimento necessário e as ferramentas certas…
Foi pensando nisso que a Esag Jr. Consultoria desenvolveu o serviço de Inteligência de Mercado. Você quer economizar tempo e dinheiro, ao entender o potencial de mercado da sua empresa e mapeando seu ICP? Então a Inteligência de Mercado é a resposta certa para você.
Preencha o formulário abaixo para agendar uma conversa com um de nossos especialistas e receber uma proposta personalizada para as suas necessidades!