Sem dúvidas, o marketing é uma das áreas mais importantes para o crescimento de toda e qualquer empresa, independente do porte da mesma.
Por isso, é fundamental investir em estratégias de marketing capazes de elevar o nível do seu negócio a altos patamares.
Como é uma área extremamente abrangente, há uma vasta lista de diferentes estratégias e ferramentas para serem utilizadas nos mais diversos tipos de empresas existentes.
Dessa forma, é imprescindível conhecer as principais delas e entender cada uma fundo, bem como o seu funcionamento e a forma de criar e implementar tal ferramenta.
Entretanto, como não é possível explicar todas elas em um único artigo, iremos nos aprofundar e detalhar uma das estratégias de marketing mais funcionais e assertivas: O plano de Marketing.
Iremos explicar e dar continuidade ao conteúdo com base nos seguintes tópicos:
- Plano de marketing: O que é e como funciona?
- Benefícios de criar e implementar um plano de marketing
- Como criar o seu plano de marketing do início? 7 etapas que vão te ajudar nesse processo
- Conclusão
Para ter o entendimento completo do assunto, continue lendo o nosso artigo.
Plano de marketing: O que é e como funciona?
Como dito anteriormente, o plano de marketing é uma estratégia que visa planejar e detalhar as medidas necessárias para alcançar os objetivos empresariais.
É descrito pela wikipédia da seguinte forma:
“Um plano de marketing é um documento escrito que detalha as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos de marketing. Pode ser um planejamento para a marca, para um produto ou serviço, ou para as linhas de produtos. Os planos de marketing podem cobrir entre um e cinco anos.”
Ou seja, é uma ferramenta fundamental ao direcionamento e alcance de objetivos, proporcionando às empresas de implementação uma maior efetividade e assertividade de medidas e processos.
Por isso, é tido como um dos documentos mais importantes e funcionais do marketing, utilizado por empresas de grande sucesso.
Além disso, junta dois aspectos fundamentais ao crescimento empresarial: o marketing e o planejamento.
O resultado dessa junção é extremamente benefício as empresas, pois como dito por Ailton Gomes Duarte:
“Se a alma do negócio é o marketing, o planejamento e a persistência são donos dessa alma”
Sendo assim, investir em plano de marketing é ir além das projeções empresariais comuns, é colocar os objetivos em pauta e torná-los reais.
Por isso, funciona a partir da definição de objetivos e da projeção de medidas capazes de levar a empresa ao alcance dos mesmos no tempo estimado.
Logo, há a importância não só da definição dos objetivos e das medidas, como também a fundamentalidade de seguimento das mesmas.
Com o seguimento adequado das medidas estabelecidas no plano, é possível aproveitar de diversos benefícios que vão além do propósito central da estratégia.
No tópico a seguir, você encontra os principais deles.
Benefícios de criar e implementar um plano de marketing
Dentre todos os benefícios existentes em criar e implementar um plano de marketing, podemos citar como principais:
- Direcionamento qualitativo: O direcionamento é um dos fatores mais importantes para as empresas, tendo em vista que ele será responsável por dar sentido e propósito ao seu negócio. Sendo assim, ter um direcionamento de qualidade garante a assertividade de processos e um rumo empresarial adequado.
- Ganho de posicionamento da marca no mercado em que está inserida: O mercado competitivo exige ganho de destaque e posicionamento de marca. Dessa forma, o plano de marketing contribui de forma positiva e direta nesse aspecto, tendo em vista as medidas de melhorias gerais e as pesquisas de mercado e público realizadas.
- Redução de gastos e da utilização de recursos: O planejamento também gera uma redução significativa nos gastos e na utilização de recursos, tendo em vista a gestão adequada e a otimização dos mesmos a partir do plano de marketing.
- Possibilidade de combinação com demais estratégias: O plano possibilita ainda a combinação com outras estratégias, interligando e associando todos os objetivos empresariais existentes.
- Redução de riscos futuros: Com o planejamento, a redução de riscos e intercorrências futuras diminuem significativamente. Isso acontece em decorrência da preparação adequada e da metodização dos processos, tornando todos eles mais assertivos e menos propícios aos problemas.
Tendo em vista os benefícios listados acima, fica evidente o quão proveitoso é para as empresas que criam e implementam planos de marketing.
Agora que você já sabe o que é, como funciona e os principais benefícios, podemos partir para o ponto principal do nosso artigo: Como criar o seu plano de marketing do início?
Como criar o seu plano de marketing do início? 7 etapas que vão te ajudar nesse processo
Criar e documentar estratégias do zero nunca é uma tarefa simples. Entretanto, há uma série de etapas que podem ajudar a facilitar esse processo. A seguir, você encontra as principais delas.
- Faça um diagnóstico geral do seu negócio
Em primeiro lugar, é fundamental entender a situação atual geral da sua empresa.
Por isso, faça um diagnóstico das condições atuais em que o seu negócio se encontra, atentando-se a aspectos importantes como:
- Porte
- Capital
- Concorrência
- Autoridade no mercado em que está inserido
- Condições físicas da empresa
- Vendas e faturamento
- Passivos
A análise dos aspectos acima e de demais que forem tidos como importantes para a sua empresa, possibilita o reconhecimento de fraquezas e pontos fortes, direcionando o resto do processo e possibilitando a comparação da situação inicial e prévia ao plano em relação à situação final.
- Faça um diagnóstico do setor de marketing da sua empresa
Após analisar a situação geral da sua empresa, é importante focar apenas no setor de marketing e levantar aspectos igualmente importantes para análise do mesmo.
Fatores internos e externos relacionados ao setor são imprescindíveis para a evolução do negócio como um todo.
- Entenda e estude o seu público
Após entender as características do próprio negócio, é hora de entender e analisar o seu público.
Esse entendimento pode ser feito a partir de pesquisas, as quais consigam traçar perfis de personas e observar o que mais funciona com o público em questão.
Tal passo é importante para definir as medidas, que deverão ser baseadas e fundamentadas no tipo de público da sua empresa.
- Defina os seus objetivos
Com todas essas análises em mãos, é hora de definir os seus objetivos.
Para isso, a visão do seu negócio pode te ajudar bastante.
Ademais, conte com desejos futuros realizáveis e cabíveis na situação atual, com uma melhora significativa e progressiva.
- Defina as medidas necessárias para alcançá-los
Após definir os objetivos, é hora de definir os meios de alcançá-los.
Para isso, estabeleça medidas e atitudes necessárias para o alcance de tais objetivos no tempo estabelecido.
- Estabeleça um cronograma viável
Com todas essas informações em mãos, é hora de planejar a prática das medidas estabelecidas.
Para isso, é importante estabelecer um cronograma de processos e realizações, sendo este viável dentro da realidade atual empresarial.
Afinal, de nada adianta estabelecer prazos e processos que não são possíveis de cumprir.
- Aplique e realize as medidas necessárias diariamente
Com o cronograma estabelecido, é hora de por todo o planejamento em prática de forma persistente.
Por isso, é importante tornar a realização das medidas práticas diárias.
Conclusão
Por fim, esperamos que a leitura deste artigo tenha sido útil para esclarecer as suas dúvidas e facilitar o processo de criação de um plano de marketing para o seu negócio.
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