Você não sabe como criar uma empresa do zero? Imagino que você não queira arriscar todo seu investimento, em alguns casos, guardado por anos em algo que pode não dar certo. Pelo contrário, muito provavelmente você quer bons resultados para o seu futuro empreendimento em um curto espaço de tempo.
O primeiro passo para começar seu negócio de forma promissora é conhecer o ambiente onde estará inserido. A elaboração de uma Análise de Mercado, por exemplo, ferramenta que visa conhecer o mercado do negócio como um todo, desde o macroambiente, que impacta indiretamente em todos os negócios do local analisado, até o microambiente, no qual a empresa sofre influência direta, é a resposta que você estava procurando para finalmente começar seu negócio sem correr riscos. A seguir, levantamos as duas etapas necessárias para que você possa analisar o mercado no qual deseja iniciar o seu novo negócio.
1º etapa – Análise do Macro ambiente
A análise do Macro ambiente permite que a empresa compreenda as tendências do mercado e as forças externas que podem afetar seu desempenho no longo prazo.
Nesta etapa, são levantadas informações sobre o ambiente onde se pretende empreender. Esses fatores exercem influência sobre todas as empresas já localizadas no local de análise e podem influenciar o seu empreendimento. A metodologia usada nessa pesquisa é denominada por Análise PESTALD, onde são levantados fatores Políticos, Econômicos, Sociais, Tecnológicos, Ambientais, Legais e Demográficos.
Em cima de cada ponto estudado, são traçadas oportunidades e ameaças que podem interferir no funcionamento do futuro negócio, essa análise gera informações que deixarão o empreendedor seguro para começar seu negócio.
2ª etapa – Análise do Micro ambiente
A análise do Micro ambiente empresarial é realizada para que a empresa saiba como se comportam os seus setores e como se comportam as variáveis externas. Estas variáveis incluem os fornecedores, os intermediários, os clientes, os concorrentes e o público.
A partir disso, partimos para a segunda etapa, onde o estudo do negócio é aprofundado e são levantados fatores específicos do setor do empreendimento, dentre eles: clientes; produtos; serviços e tecnologia; logística; estrutura geral; fornecedores; dinâmica e crescimento e concorrentes.
3ª etapa – Análise de Concorrentes
O próximo passo para começar seu negócio e analisar o mercado é realizar uma análise dos concorrentes, onde são usadas metodologias como a do cliente oculto, no qual o pesquisador consegue traçar uma base comparativa onde o negócio deve entender os pontos falhos e as vantagens competitivas de cada concorrente.
Criamos um conteúdo específico no nosso blog sobre esse assunto, clique aqui e desfrute!
4ª etapa – Análise de Stakeholders
Em seguida, é necessário entender melhor o impacto que os stakeholders, ou seja, pessoas ou organizações que exercem influencia no seu futuro negócio, têm sobre o empreendimento. Além disso, deve-se entender suas ligações, vendo a sua interdependência, poder e interesse que eles exercem sobre o negócio.
Tendo essa análise realizada, é fundamental estudar a ameaça que as forças ambientais, os concorrentes, os compradores, os novos entrantes e os produtos substitutos têm sobre o novo negócio. Com esse levantamento feito, é possível medir a ameaça de mercado onde você pretende começar seu negócio.
Por fim, é necessário que se levante todas as ameaças e oportunidades baseadas no microambiente analisado e, dessa forma, é possível mensurar o nível de cada fator, verificando a relevância das oportunidades e ameaças utilizando, por exemplo, a matriz de probabilidade, tempo e impacto.
Com a análise de mercado realizada, é possível que o empreendedor verifique a viabilidade mercadológica da ideia e tenha plena segurança para começar seu negócio.
Quer saber mais sobre como criar uma empresa do zero de forma assertiva?
Agora você entendeu que através do Estudo de Viabilidade de ideias para a sua empresa é possível que a sua empresa direcione os esforços com mais assertividade a fim de conquistar a desde o reconhecimento do mercado a ser inserido até as projeções financeiras, com o avaliação de quando haverá retorno dos investimentos na empresa. Também construímos as estratégias de crescimento da empresa e como atrair o público certo com as melhores ações de marketing e vendas. Mas nem sempre é fácil colocar a mão na massa, até porque muitas vezes não temos tempo, conhecimento necessário e as ferramentas certas…
Foi pensando nisso que a Esag Jr. Consultoria desenvolveu o serviço de Estudo de Viabilidade. Preencha o formulário abaixo para agendar uma conversa com um de nossos especialistas e receber uma proposta personalizada para as suas necessidades!