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Vendarketing: saiba como funciona a união das vendas e do marketing!

No mundo dos negócios, sabemos que não adianta possuir o melhor produto ou serviço do mundo se não possuir com as estratégias de marketing e vendas alinhadas para promovê-lo, uma vez que essas duas áreas trabalhando juntas são fundamentais como chaves para o sucesso do negócio. 

Por isso, vamos falar sobre a Vendarketing, que tem se tornado a maior responsável em otimizar o sucesso das vendas e não é mais um segredo!

Confira a seguir como funciona essa união entre vendas e marketing porque você precisa implantar isso no seu negócio.

O que é Vendarketing? 

A Vendarketing possui esse nome por junção dos dois termos: vendas e marketing. E como o próprio nome já diz, esse novo termo é uma estratégia cujo objetivo é alinhar as áreas de vendas e marketing a fim de aumentar não só a produtividade, mas também o potencial de geração de receita de uma empresa. 

Isso se deu porque antes as pessoas se deparavam com propagandas de um produto e, quando se interessavam, iam às lojas para comprar esses produtos e os vendedores tinham o papel de informar as características do produto como diferença entre os modelos, quais os benefícios, preços etc. 

A partir disso, principalmente com a comercialização pela Internet, as pessoas têm acesso a diversas fontes de informação para conhecer essas características dos produtos por meio do marketing (através de propagandas, por exemplo) e hoje o cliente pode saber tanto quanto o vendedor. 

Ou seja, a função do marketing não é mais limitada apenas em mostrar o produto e esperar o vendedor explicar sobre ele, agora o cliente já chega ao vendedor ciente de qual produto deseja. 

Veja alguns benefícios que a vendarketing proporciona: 

  • Metas mais alinhadas  

Ao aplicar a estratégia Vendarketing, as metas de vendas e marketing são complementares uma à outra, por isso, o alinhamento dessas metas estabelece mais estrutura e organização para alcançá-las de forma mais eficiente.    

Dessa forma, a união dos times de vendas e marketing incentiva as equipes a terem um maior engajamento e, consequentemente, maior produtividade, itens chaves para um trabalho em prol de alcançar as metas. 

Como demonstrado em estudos anteriores, a receita anual de empresas que alinham-se com essa estratégia tende a aumentar significativamente se comparado a empresas que não adotam a mesma. 

  • Facilidade de mensurar o impacto das ações de marketing em vendas 

Essa estratégia também proporciona mais praticidade em mensurar o impacto de ações de marketing nas vendas, pois a inteligência gerada pelo marketing por meio dos Leads, por exemplo, pode oferecer uma análise mais robusta sobre as taxas de conversão do funil de vendas, além de revelar quais são os melhores canais e perfis para abordagem de vendas. 

Assim, alinhar as duas equipes vai tornar possível mensurar o impacto desses setores de forma mais prática, ou seja, o time de vendas vai estar ciente do quantitativo e qualitativo e o time de marketing vai comprovar seu trabalho como driver de crescimento da empresa. 

Por que implantar o Vendarketing no seu negócio?

Como citamos acima, o objetivo do vendarketing é alinhar os objetivos do time de vendas com marketing, pois ambos querem vender mais! 

Então, a importância de implantar essa estratégia vai fazer com que o marketing gere oportunidades para as vendas, e o time de vendas extraia o máximo dessas oportunidades. 

Algumas outras razões do porquê adotar essa estratégia: 

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  • Melhoria de experiência dos potenciais clientes

 Com o alinhamento entre marketing e vendas, os dois times terão ações correspondentes, ou seja, o cliente não vai ter uma quebra de expectativas quando entrar em contato com as ações do marketing e, posteriormente, com a equipe de vendas, pois os times entenderão de que forma vão trabalhar com os leads.   

  • Maior engajamento 

Essa sincronização de metas e objetivos vai oferecer mais comunicação entre os setores, o que incentiva o trabalho em equipe, tornando-o mais engajado e produtivo. 

Na prática, esta constância de comunicação entre os setores pode ser exemplificada para agilizar a informação dos leads pelo funil de vendas, a fim de que seja mais rápido e eficiente a resolução de problemas.  

  • Melhor aproveitamento de oportunidades

Ao adotar o vendarketing, a gestão da empresa acompanhará o desempenho dos dois times para que, assim, o marketing consiga gerar oportunidades que o time de vendas precisa. 

Logo, mais uma razão para impulsionar o potencial do seu time e aumentar sua receita! 

  • Metas mais bem determinadas

Uma das principais razões para se implantar o vendarketing na sua empresa é de que esta estratégia vai oferecer metas mais realistas e bem estruturadas se baseando em: 

1- Estar ciente da capacidade do time de vendas em atender para não sobrecarregá-los. 

2- Para metas atingíveis é importante que não sejam menores que o mínimo viável. 

  • Possuir maior previsibilidade 

Além de todas as razões que citamos até aqui, o vendakerting também proporciona maior previsibilidade para seu negócio, o que é muito importante para a saúde financeira da empresa. 

Através das metodologias do vendarketing será possível calcular o quanto o time irá gerar de receita a médio e longo prazo e, a partir disso, agir de maneira preventiva.

Como aplicar o Vendarketing na sua empresa? 

Se você chegou até aqui deve ter compreendido o que é e a importância de adotar essa estratégia no seu negócio para obter sucesso, então, veja abaixo como aplicar o vendarketing.

Service Level Agreement (SLA)

O SLA é um conjunto de regras que vai orientar as ações dos times a fim de gerar o alinhamento que o vendarketing deseja. Como exemplos temos: 

Processos para o marketing: definir as informações que estruturam um lead válido para vendas (nome, email, telefone, entre outras informações). 

Processo para vendas: entrar em contato com cada lead minutos depois da informação passada pelo marketing, tentar mais de uma forma de conexão antes de desistir de um lead

Com as regras bem definidas será mais fácil mensurar cada etapa e avaliar o SLA periodicamente para melhorar.

Por hoje é isso, comenta aqui nos comentários o que achou! 😉 

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