CONTEÚDO DE BLOG

6 formas de manter o time engajado e aumentar a produtividade do negócio

Manter os colaboradores de uma empresa engajados é um passo fundamental para aumentar a produtividade da equipe e alcançar o sucesso do negócio, mas isso pode ser uma tarefa desafiadora para qualquer líder ou gestor. 

Lidar com pessoas é um pouco mais complicado na prática, por isso, o gestor não deve desanimar de buscar ações para otimizar ainda mais o negócio e avaliar periodicamente o engajamento da equipe, mesmo que sua empresa esteja atingindo resultados satisfatórios. 

Um time engajado é o ponto-chave para garantir a sustentabilidade do negócio a longo prazo, bem como manter o plano organizacional conforme a missão, visão e valores da empresa.

Por isso, separamos aqui 6 formas de manter o seu time engajado e que vai proporcionar maior produtividade para seu negócio. Confira!

Qual a importância de manter um time engajado? 

A importância de manter um time engajado é possuir profissionais motivados, proativos, esforçados e que mantêm-se constantes e alinhados para alcançar os objetivos da empresa. 

A falta de engajamento pode trazer alguns prejuízos na relação colaborador-empresa, como:

  • Falta de confiança
  • Funcionários desmotivados
  • Maior chance de absenteísmo
  • Trabalho abaixo da qualidade ideal
  • Conflitos de interesse
  • Falta de criatividade e inovação 
  • Depressão
  • Péssimo atendimento e acarretando perdas de clientes 
  • Prejuízos financeiros 

Essas e outras questões são encontradas em times não engajados e que, consequentemente, diminuem a produtividade do trabalho. 

Mas não se preocupe, analise esses pontos e veja como implantar algumas ações que destacamos aqui e que podem tornar seu time mais engajado

#01. Exerça uma boa liderança

Exercer uma boa liderança é primordial para engajar a equipe, pois um bom líder busca conhecer cada integrante do seu time para entender suas necessidades e em quais pontos eles podem melhorar no seu desempenho pessoal e coletivo. 

Outras ações de um bom líder é ressaltar as qualidades dos seus colaboradores para se sentirem reconhecidos e necessários naquele ambiente, por isso, também incentive-os a atingirem as metas da empresa e dê a chance deles opinarem em algumas tarefas. 

Isso influencia os colaboradores a se sentirem mais comprometidos, atenciosos e motivados ao trabalho, mais produtivos e tornando o ambiente mais harmonioso. 

#02. Dê oportunidades de crescimento 

Todo funcionário se sente motivado quando há chances de crescer e melhorar profissionalmente, então invista em oportunidades de crescimento na empresa.

Uma empresa que possibilita um plano de carreira bem estruturado estimula os seus colaboradores ao autodesenvolvimento e maior produtividade, uma vez que irão se esforçar para alcançar o crescimento, ou seja, ambos os lados ganham com isso. 

Para implementar isso, converse com seus colaboradores sobre o plano de carreira que almejam, considerando o plano estratégico da empresa e permitir trabalhar as habilidades de cada um. 

Ofereça também feedbacks consistentes e constantes para seus colaboradores, pois isso proporcionará melhoria no desempenho de cada membro da equipe, logo, ressalte sempre os pontos positivos e negativos também a fim de criar um relacionamento de confiança entre as partes. 

#03. Ofereça aprimoramento aos seus colaboradores

Oferecer oportunidades de crescimento aliado ao aprimoramento profissional dos seus colaboradores é outro fator que os motiva ao engajamento, logo, tornando-os mais produtivos, já que estão desenvolvendo habilidades e qualificações.

Estude a possibilidade de oferecer cursos, palestras e até convênios com universidades ou centros educacionais a fim de investir no desenvolvimento profissional de cada membro da equipe. 

Esses aprimoramentos podem partir de cursos técnicos, workshops, palestras com especialistas sobre determinada área, ou até mesmo cursos de idiomas, por exemplo. 

Além de qualificar seus funcionários para trabalharem mais preparados, também proporciona uma quebra de rotina no ambiente de trabalho, que pode ser algo desestressante. 

#04. Conceda recompensas

Essa é sem dúvida uma das ações que mais incentivam o engajamento da equipe nas empresas: oferecer recompensas. 

De fato, qualquer ser humano gosta de ser reconhecido e parabenizado com recompensas por seu ótimo trabalho, portanto, recompense seus colaboradores para se sentirem valorizados e motivados a se esforçarem.  

Alguns exemplos de recompensas podem ser desde aumentos de salários ou até prêmios de viagens. E lembre-se, recompensas não são apenas remunerações, então opte por celebrar conquistas e agradecer o esforço da sua equipe. 

#05. Forneça mecanismos de diálogo

Seis pessoas conversando em volta de uma mesa sobre o trabalho, representando um time engajado.

Forneça mecanismos de diálogo para compreender as necessidades dos membros da sua equipe e saber medir o nível de satisfação deles, bem como reconhecer problemas que estejam desmotivando e impeçam o engajamento. 

Demonstre estar disponível para o diálogo e aponte argumentos que incentivem os colaboradores buscarem uma comunicação interna e direta, ou indiretamente se preferirem, a partir de outras formas de canais de comunicação. 

Essa ação promove o bem-estar individual e da equipe na totalidade, necessário para se ter um time engajado e produtivo. 

#06. Promova eventos para integração dos colaboradores

Última e não menos importante ação para formar um time engajado e produtivo é promover eventos que incentivem a integração entre os colaboradores

Isso vai proporcionar um ambiente mais amigável e ideal para estabelecer vínculos entre os membros da equipe para com a empresa, além de sincronizar as ações em prol de um objetivo em comum – o sucesso da empresa. 

Com isso, opte por planejar happy hours, comemorações em datas temáticas, planejar e executar ações sociais de voluntariado, como mutirões em ONG’s, enfim, encontros que sejam possíveis experimentar a convivência e interação fora do ambiente de trabalho.

Afinal, somos seres sociais e é necessário focar no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, portanto, se for possível, veja opções de flexibilizar horários, tornar alguns trabalhos em modalidade remota para que os funcionários tenham mais tempo para o lazer, pois funcionários felizes e saudáveis trabalham mais motivados!  

Conclusão

Bom, essas são as principais dicas de como implementar ações na sua empresa para formar um time engajado e mais disposto a trabalhar de forma produtiva. 

Se gostou do conteúdo, você pode conferir mais textos no nosso blog ou entrar em contato com nossa consultoria empresarial. Estamos à disposição!

Espero que tenha gostado das dicas! E conta aqui para gente qual você deseja implementar em sua empresa a fim de garantir o engajamento do seu time e a produtividade do seu negócio. =D 

Aproveite a visita para
assinar a nossa newsletter.