É hora de contratação, e agora?Os pequenos empresários sentem na pele o peso da contratação: salários e benefícios, riscos trabalhistas, motivação, competência, são preocupações imediatas e que devem ser minimizadas ao contratar um novo colaborador. Como? Contratando o profissional certo!A contratação é dividida em dois processos: recrutamento, quando a empresa avisa ao mercado que possui uma oportunidade e quais características está buscando; e seleção, quando é preciso separar os profissionais mais adequados à função e escolher, por fim, o novo colaborador.Para a realização desses dois processos, vamos dar 4 dicas fundamentais na hora de contratar.
Tenha claro qual o objetivo da vaga
Foco é fundamental para realizar uma contratação. Antes de começar qualquer movimento, reflita: Qual exatamente é o objetivo dessa vaga? Preciso diminuir meu tempo com contas a pagar e a receber? Precisamos de uma análise de portfólio para diminuir os estoques? Colocar o objetivo no papel será a garantia que a contratação esteja alinhada com uma necessidade da empresa.
Escreva um descritivo de cargo
O descritivo de cargo é o documento que descreve aos interessados quais os pré-requisitos, as funções a serem exercidas, as habilidades necessárias e a experiência desejada que o candidato deverá possuir para esta vaga. Existem uma série de modelos de descritivo de cargos, mas uma boa referência é buscar no LinkedIn vagas abertas por outras empresas e adaptar a estrutura com o conteúdo da vaga que você irá anunciar.
Uma ótima dica é estabelecer pré-requisitos para a vaga, isso facilitará aos candidatos saberem se estão aptos e ao recrutador a fazer a triagem de currículos. Por exemplo: Ter trabalho na área comercial de empresas de serviços; experiência em negociação internacional; inglês fluente oral e escrita.
Inicie uma entrevista de contratação pelas experiências obrigatórias
Ao receber um candidato para uma entrevista, tenha em mente as experiências obrigatórias que ele deve ter na sua carreira. Faça perguntas abertas e esteja atento para que o candidato responda sobre a experiência solicitada, manter o foco nessas situações é fundamental, cuide para não alongar a conversa e nem cair na armadilha de se identificar pessoalmente. A entrevista é profissional e o que estamos avaliando são suas competências para a função!
Caso o candidato não tenha uma experiência obrigatória, você pode agradecer a disponibilidade e já comunicar que esse é um pré-requisito para a vaga.
Investigue as competências
Se o candidato possuir as experiências obrigatórias, é hora de entender como ele põe em práticas as suas competências, através de cases que ele tenha na sua vida profissional. Para conseguir extrair tais informações, faça perguntas abertas, sobre eventos passados e sempre tenha em mente 3 aspectos: Contexto, Ação e Resultado.
Contexto – Quais as informações de contexto relevantes à tomada de decisão?
Ação – Qual foi a decisão tomada
Resultado – Quais foram as consequências dessa ação
Dessa forma, você saberá como na prática o candidato utilizou suas competências em atividades passadas. Lembre-se: “Comportamento passado prediz o comportamento futuro.”
Exemplo: Como você recuperou um colaborador da sua equipe que estava desmotivado?
Contexto – Nós estávamos há 3 meses sem bater metas de vendas, meu vendedor defendia que nosso produto estava ficando obsoleto no mercado e que os clientes migravam para o concorrente.
Ação – Passei o desafio a ele de construir um novo conceito de produto baseado em uma análise de mercado para apresentar à diretoria em 1 mês
Resultado – O novo produto foi super bem recebido e deve ser lançado até final do ano. O colaborador foi promovido e coordena todo o desenvolvimento do projeto.
Com essas dicas, você conseguirá manter o foco na contratação e acertar na hora de trazer uma nova pessoa para a equipe!