Fato é que o avanço tecnológico proporcionou à sociedade mudanças significativas no modo de agir, trabalhar, estudar, comunicar e se relacionar.
Assim, vivemos uma nova era cercada por aparelhos eletrônicos com inteligência artificial capazes de facilitar o nosso dia a dia.
A era digital invadiu diversas áreas de atuação e conhecimento, desde áreas médicas e educacionais até as áreas empresariais, como o marketing.
Dessa forma, diversos processos tradicionais foram adaptados ao contexto digital atual em que vivemos, proporcionando a aplicação de conceitos e estratégias fundamentais de forma facilitada pelos meios tecnológicos.
Dentre tais estratégias as quais foram adaptadas, está o Plano de Marketing, adequado às novas tecnologias e facilitado por elas.
Mas afinal, o que é plano de marketing e como ocorreu o processo de adaptação? É o que te explicaremos a seguir.
O que é Plano de Marketing?
O plano de marketing é um documento que sistematiza e planeja estratégias de marketing específicas, pensadas e desenvolvidas especialmente para a progressão de uma empresa.
O planejamento documentado deve ter um período definido, junto de índices de concorrência, indicadores de sucesso, persona, público alvo e objetivos gerais a serem seguidos por todos os setores da corporação.
Dessa forma, é um verdadeiro guia de crescimento empresarial, e pode ser feito tanto em períodos típicos como em campanhas específicas, sejam elas sazonais ou promocionais.
É feito baseado em dados reais e fidedignos, o que confere ao planejamento altos níveis de efetividade.
Além disso, cada plano é desenvolvido de acordo com as necessidades e especificidades da empresa, que será orientada pelo planejamento.
Afinal, é muito mais fácil conquistar um objetivo sabendo o caminho e as medidas exatas para alcançá-lo.
Como dito por John L. Beckley:
“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar”
Portanto, investir em planejamento é fundamental para uma gestão de marketing eficiente e assertiva, capaz de levar a empresa a altos patamares.
Como o plano de marketing se adaptou para a era digital?
Como dito anteriormente, a tecnologia inovou e melhorou diversos processos, inclusive os de marketing.
Com a execução de um plano de marketing isso não foi diferente, e o documento foi adaptado para a era tecnológica com versões digitais e modernizadas da versão tradicional.
Assim, tanto a elaboração do documento quanto o armazenamento e compartilhamento do mesmo tornaram-se processos digitais e automatizados.
A partir da adaptação e suas facilidades, diversos benefícios foram gerados na implementação dos planos de marketing digitais.
Por isso, seu uso tornou-se amplo e bem aceito nos meios empresariais, que passaram a adotar o Plano de Marketing digital como ferramenta fundamental na gestão de marketing e negócios.
Mas afinal, como criar um plano de marketing digital e aproveitar das facilidades e vantagens geradas por ele?
A seguir, preparamos um passo a passo para te explicar como elaborar um plano de marketing efetivo.
Como elaborar um plano de marketing digital?
- Analise dados e resultados anteriores
Como dito anteriormente, o documento é feito com base em dados reais e fidedignos.
Por isso, o primeiro passo para elaborar um plano de marketing digital é analisar dados e resultados anteriores, dimensionando e elencando as estratégias mais funcionais já tomadas e descartando as que não apresentaram resultados positivos.
- Faça o diagnóstico da situação atual da empresa
Após analisar resultados passados, é hora de focar no presente e fazer um diagnóstico da situação atual da sua empresa.
No diagnóstico alguns pontos importantes como: número de vendas e colaboradores, recursos disponíveis e faturamentos, passivos e ativos, estrutura física e gestão atual, devem ser analisados e relatados.
Assim, será possível analisar a situação do seu negócio de forma geral e situá-lo.
- Analise o cenário de mercado em que o seu negócio está inserido
Após analisar a situação atual da sua empresa, é hora de se atentar ao mercado em que ela está inserida.
Essa etapa é importante para facilitar o processo de inserção das estratégias, pois elas serão analisadas tendo em vista o cenário de mercado e a concorrência.
Tais fatores são extremamente importantes para analisar a viabilização das estratégias e as dificuldades provenientes do mercado.
- Defina seu público alvo e as respectivas personas
Para definir o público alvo e as personas, é importante fazer uma pesquisa de público e entender as principais características dos seus consumidores.
Após agrupar essas características, será possível definir o seu público alvo e posteriormente as suas personas.
Essa etapa é fundamental para entender o seu público e as ações que mais funcionam com ele, sendo parte indispensável do processo.
- Defina os objetivos do seu negócio
Definir os objetivos da sua empresa é fundamental para direcioná-la.
Por isso, coloque em pauta todos os objetivos da sua corporação, sejam eles financeiros ou organizacionais.
Tais objetivos vão definir e orientar todos os outros passos, que deverão ser baseados e focados nesta etapa.
- Analise as estratégias de marketing disponíveis no mercado
Com os objetivos definidos, é hora de analisar as estratégias de marketing existentes e entender as mesmas.
Tal entendimento proporciona facilidade na próxima etapa, que será de escolha e definição.
- Defina as melhores estratégias para as necessidades do seu negócio
Após entender e conhecer as estratégias disponíveis, é hora de definir as que mais se encaixam nas necessidades da sua empresa e as que melhor executam os objetivos pré definidos.
- Defina o cronograma de execução e os seus respectivos responsáveis
Com todos os tópicos anteriores já determinados, é hora de definir um cronograma para execução do plano e os responsáveis pelo mesmo.
O cronograma deverá conter período de execução, plano a ser executado, ferramentas de execução e os responsáveis por ela.
- Elabore e execute o plano de marketing digital
Por último, é hora de elaborar o plano de marketing digital.
O último passo envolve a sintetização dos aspectos definidos anteriormente, com a sua oficialização e detalhamento.
Tal processo pode ser feito de forma on-line, a partir de softwares específicos os quais facilitam a última etapa do processo.
Conclusão
Por fim, vale salientar a importância da prática constante de estratégias e ações definidas, pois só assim os objetivos serão alcançados e o plano será efetivo.
Se deseja contar com ajuda profissional para realização do plano e suas respectivas etapas, não hesite em nos contatar.
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