CONTEÚDO DE BLOG

Pesquisa de Clima Organizacional: passo a passo de como realizar a sua

Você já ouviu falar em pesquisa de clima organizacional? Não? Sabia que a sua empresa precisa dela? Neste conteúdo ensinamos como montá-la de forma eficaz.

É muito comum os gestores notarem que de tempos em tempos o clima da empresa fique mais pesado, refletindo especialmente na motivação e desempenho dos times.

O clima organizacional interfere diretamente na qualidade de vida dos colaboradores e na satisfação deles com a empresa. Por isso, realizar pesquisas de clima organizacional é vital para entender como os colaboradores estão se sentindo com relação à organização e como a sua empresa pode contribuir para melhorar o ambiente da empresa, um questionário bem feito de clima organizacional é o primeiro passo para ajudar na solução desse problema.

De acordo com Chiavenato, um dos nomes mais importantes na área de Administração e Recursos Humanos, no seu livro “Comportamento Organizacional” ele descreve clima organizacional como:

“A qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e que influencia poderosamente o seu comportamento”.

Ou seja, funcionários inseridos em um clima organizacional agradável, tendem a ter comportamentos muito positivos diante a empresa, criando senso de pertencimento e agindo de acordo com os valores e condutas da organização.

O que é Pesquisa de Clima Organizacional?

A pesquisa de clima organizacional é uma das principais metodologias utilizadas para medir o nível de satisfação dos colaboradores. Ela coleta dados e informações referentes à percepção que os colaboradores têm sobre a empresa e o ambiente de trabalho em que eles estão inseridos. Os principais pontos abordados na pesquisa são:

  • Qualidade da comunicação interna;
  • Satisfação com relação a salários e benefícios;
  • Percepções sobre o espaço físico de trabalho;
  • Relacionamento com os outros colaboradores e a liderança;
  • Satisfação com o trabalho e distribuição das tarefas;
  • Políticas de RH.

Dessa forma, a pesquisa foca no fator mais importante da sua operação: as pessoas e suas relações, gerando insights para a empresa melhorar cada item abordado.

Normalmente, a pesquisa é formulada e aplicada pela área de Recursos Humanos da empresa, com o apoio da alta liderança.

Quais os objetivos e vantagens de uma Pesquisa de Clima Organizacional?

O objetivo principal da pesquisa é melhorar o clima do ambiente organizacional possibilitando que o gestor enxergue pelos olhos dos colaboradores suas percepções sobre o trabalho e suas relações. Mas para ter uma pesquisa mais eficiente é preciso que a pesquisa esteja alinhada também com os principais pontos de atenção levantados pela liderança e o RH.

A pesquisa é uma ferramenta de monitoramento do ambiente, por isso, deve ser feita anualmente para realizar ações cada vez mais assertivas para a realidade da empresa.

Por exemplo, se a pesquisa mostra que os funcionários estão descontentes com o plano de cargos e carreiras, a empresa pode estruturar um novo processo e usar os canais de comunicação interno para informar aos colaboradores e auxiliar na resolução desse problema.

Em resumo, a pesquisa proporciona diversos outras vantagens para as organizações que a realizam, são elas:

  • Melhora a comunicação interna;
  • Aumenta o engajamento, motivação e produtividade dos colaboradores;
  • Ajuda a realizar ações organizacionais mais eficientes e assertivas;
  • Contribui para um planejamento estratégico focado nas pessoas e suas necessidades;
  • Contribui para retenção de talentos e diminuição de turnover;
  • Melhora as condições físicas do ambiente de trabalho;
  • Ajuda no aperfeiçoamento das lideranças.


Como elaborar uma pesquisa de clima organizacional?

Desenvolver e aplicar uma pesquisa de clima organizacional envolve muita dedicação, uma comunicação e sensibilização da área de Recursos Humanos para fazer com que os colaboradores entendam a importância desse processos e se comprometam a responder com sinceridade. Um ponto fundamental é: você deve garantir que as respostas dadas sejam em sigilo para que os colaboradores se sintam mais a vontade de responder!

Além disso, alguns passos precisam ser seguidos para desenvolver uma pesquisa mais eficiente. São eles:

#01. Planeje sua pesquisa

O primeiro passo para elaborar a pesquisa de clima é o planejamento. Assim como tudo que move um negócio, o planejamento é imprescindível para refinar os detalhes da aplicação da pesquisa.

Para esta etapa, é necessário que os objetivos e os recursos da pesquisa sejam definidos. A equipe responsável deve conhecer bem a cultura empresarial e estar a par do planejamento estratégico atual do negócio. Com isso, a equipe de RH conseguirá definir as perguntas necessárias estando alinhadas com o caminho que a empresa está tomando.

Alguns pontos podem ser discutidos nessa primeira etapa:

  • O método de aplicação da pesquisa (físico ou virtual);
  • Em qual período ela será aplicada;
  • Que indicadores serão avaliados;
  • Se será aplicada para toda empresa ou apenas para algum time específico.

#02. Elabore o questionário

Agora que o planejamento foi definido, é hora de estruturar o questionário da pesquisa com todas as perguntas que são importantes para entender melhor o clima da empresa.

É fundamental ser claro nas questões para que os funcionários não fiquem em dúvida na hora de responder e acabe gerando um resultado irreal. Lembre-se de deixar um campo aberto ao final do questionário para que os colaboradores falem de temas que não foram abordados ou se sintam à vontade para falar mais sobre alguma questão que foi mostrada no questionário. Algumas sugestões de perguntas são:

  • Você entende a estratégia e os objetivos da empresa?
  • Sua equipe se relaciona de forma harmoniosa e saudável?
  • Você considera sua remuneração adequada às funções que exerce?
  • Você considera o volume do seu trabalho adequado?
  • O seu líder avalia seu desempenho de maneira clara?
  • O ambiente físico da empresa te permite executar as tarefas necessárias do seu dia-dia?

Revise todas as perguntas elaboradas para garantir que todos os aspectos importantes para a empresa estão sendo contemplados na pesquisa!

#03. Utilize ferramentas de apoio

Pensar em que meio a pesquisa será aplicada é fundamental para garantir o sucesso de respostas da mesma. Algumas pesquisas ainda são feitas de forma física, o que, dependendo do tamanho da sua equipe, pode se tornar inviável na hora de avaliar os resultados de forma rápida e prática.

O meio mais comum hoje em dia, é através dos formulários online, especialmente através do Google Forms que é uma ferramenta de questionários online e gratuita.

Se a sua empresa for de porte grande, o ideal é contratar um serviço especializado para que a pesquisa forneça insights mais rápidos para os gestores, facilitando a análise de dados e produção de relatórios.

#04. Faça uma boa comunicação para a empresa

De nada vale estruturar uma pesquisa se a comunicação da mesma não for eficiente e motivar os funcionários a respondê-la. Por isso, a comunicação nesse momento é fundamental!

É necessário que os colaboradores entendam a importância da pesquisa. Então, faça uma comunicação clara explicando o objetivo da pesquisa e mostrando o quanto a opinião de todos é importante para a implementação de melhorias no ambiente empresarial.

Lembre-se de deixar a pesquisa anônima para que eles se sintam mais a vontade de falar sobre suas questões e sentimentos.

#05. Analise os resultados

Após a realização da pesquisa, é o momento de fazer a coleta das respostas e elaborar uma análise completa dos resultados. Nessa etapa, certifique-se de coletar todas as queixas dos funcionários as separando por categoria para ficar mais fácil no momento de elaborar os planos de ação.

Construa um relatório com o diagnóstico geral da pesquisa de clima e destaque os insights mais importantes para a organização!

#06. Planeje e execute os planos de ação

Por último, mas muito importante, é o momento de elaborar os planos de ação para melhorar os aspectos e queixas identificados na etapa anterior. Planeje, execute as ações e as monitore para garantir que elas vão fazer diferença no clima organizacional do seu negócio!

Conclusão

A pesquisa de clima organizacional é fundamental para qualquer empresa que deseja melhorar o ambiente em que os colaboradores estão inseridos. O clima da empresa influencia diretamente na motivação e produtividade dos seus funcionários.

Sendo assim, planejar ações para melhorar o clima do seu negócio, é imprescindível para aumentar o seu diferencial competitivo através do ativo mais importante das empresas: as pessoas e suas relações!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Aproveite a visita para
assinar a nossa newsletter.