CONTEÚDO DE BLOG

Pesquisa de Clima Organizacional: passo a passo de como realizar a sua

Você já ouviu falar em pesquisa de clima organizacional? Não? Sabia que a sua empresa precisa dela? Neste conteúdo ensinamos como montá-la de forma eficaz.

É muito comum os gestores notarem que de tempos em tempos o clima da empresa fique mais pesado, refletindo especialmente na motivação e desempenho dos times.

A importância da pesquisa de clima organizacional se dá porque ele interfere diretamente na qualidade de vida dos colaboradores e na satisfação deles com a empresa. 

Por isso, realizar pesquisas de clima organizacional é vital para entender como os colaboradores estão se sentindo com relação à organização e como a sua empresa pode contribuir para melhorar o ambiente da empresa, um questionário bem feito de clima organizacional é o primeiro passo para ajudar na solução desse problema.

De acordo com Chiavenato, um dos nomes mais importantes na área de Administração e Recursos Humanos, no seu livro “Comportamento Organizacional” ele descreve clima organizacional como:

“A qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e que influencia poderosamente o seu comportamento”.

Ou seja, funcionários inseridos em um clima organizacional agradável, tendem a ter comportamentos muito positivos diante a empresa, criando senso de pertencimento e agindo de acordo com os valores e condutas da organização.

O que é Pesquisa de Clima Organizacional?

A pesquisa de clima organizacional é uma das principais metodologias utilizadas para medir o nível de satisfação dos colaboradores. Ela coleta dados e informações referentes à percepção que os colaboradores têm sobre a empresa e o ambiente de trabalho em que eles estão inseridos. Os principais pontos abordados na pesquisa são:

  • Qualidade da comunicação interna;
  • Satisfação com relação a salários e benefícios;
  • Percepções sobre o espaço físico de trabalho;
  • Relacionamento com os outros colaboradores e a liderança;
  • Satisfação com o trabalho e distribuição das tarefas;
  • Políticas de RH.

Dessa forma, a pesquisa foca no fator mais importante da sua operação: as pessoas e suas relações, gerando insights para a empresa melhorar cada item abordado.

Normalmente, a pesquisa é formulada e aplicada pela área de Recursos Humanos da empresa, com o apoio da alta liderança.

Quais os objetivos e vantagens de uma Pesquisa de Clima Organizacional?

Pessoas verificando a pesquisa de clima organizacional.

O objetivo principal da pesquisa é melhorar o clima do ambiente organizacional possibilitando que o gestor enxergue pelos olhos dos colaboradores suas percepções sobre o trabalho e suas relações.

Mas para ter uma pesquisa mais eficiente é preciso que a pesquisa esteja alinhada também com os principais pontos de atenção levantados pela liderança e o RH.

A pesquisa é uma ferramenta de monitoramento do ambiente, por isso, deve ser feita anualmente para realizar ações cada vez mais assertivas para a realidade da empresa.

Por exemplo, se a pesquisa mostra que os funcionários estão descontentes com o plano de cargos e carreiras, a empresa pode estruturar um novo processo e usar os canais de comunicação interno para informar aos colaboradores e auxiliar na resolução desse problema.

Em resumo, a pesquisa proporciona diversos outras vantagens para as organizações que a realizam, são elas:

  • Melhora a comunicação interna;
  • Aumenta o engajamento, motivação e produtividade dos colaboradores;
  • Ajuda a realizar ações organizacionais mais eficientes e assertivas;
  • Contribui para um planejamento estratégico focado nas pessoas e suas necessidades;
  • Contribui para retenção de talentos e diminuição de turnover;
  • Melhora as condições físicas do ambiente de trabalho;
  • Ajuda no aperfeiçoamento das lideranças.


Como elaborar uma pesquisa de clima organizacional?

Desenvolver e aplicar uma pesquisa de clima organizacional envolve muita dedicação, uma comunicação e sensibilização da área de Recursos Humanos para fazer com que os colaboradores entendam a importância desse processos e se comprometam a responder com sinceridade.

Um ponto fundamental é: você deve garantir que as respostas dadas sejam em sigilo para que os colaboradores se sintam mais a vontade de responder!

Além disso, alguns passos precisam ser seguidos para desenvolver uma pesquisa mais eficiente. São eles:

#01. Planeje sua pesquisa

O primeiro passo para elaborar a pesquisa de clima é o planejamento. Assim como tudo que move um negócio, o planejamento é imprescindível para refinar os detalhes da aplicação da pesquisa.

Para esta etapa, é necessário que os objetivos e os recursos da pesquisa sejam definidos. A equipe responsável deve conhecer bem a cultura empresarial e estar a par do planejamento estratégico atual do negócio.

Com isso, a equipe de RH conseguirá definir as perguntas necessárias estando alinhadas com o caminho que a empresa está tomando.

Alguns pontos podem ser discutidos nessa primeira etapa:

  • O método de aplicação da pesquisa (físico ou virtual);
  • Em qual período ela será aplicada;
  • Que indicadores serão avaliados;
  • Se será aplicada para toda empresa ou apenas para algum time específico.

#02. Elabore o questionário

Agora que o planejamento foi definido, é hora de estruturar o questionário da pesquisa com todas as perguntas que são importantes para entender melhor o clima da empresa.

É fundamental ser claro nas questões para que os funcionários não fiquem em dúvida na hora de responder e acabe gerando um resultado irreal.

Lembre-se de deixar um campo aberto ao final do questionário para que os colaboradores falem de temas que não foram abordados ou se sintam à vontade para falar mais sobre alguma questão que foi mostrada no questionário. Algumas sugestões de perguntas são:

  • Você entende a estratégia e os objetivos da empresa?
  • Sua equipe se relaciona de forma harmoniosa e saudável?
  • Você considera sua remuneração adequada às funções que exerce?
  • Você considera o volume do seu trabalho adequado?
  • O seu líder avalia seu desempenho de maneira clara?
  • O ambiente físico da empresa te permite executar as tarefas necessárias do seu dia-dia?

Revise todas as perguntas elaboradas para garantir que todos os aspectos importantes para a empresa estão sendo contemplados na pesquisa!

#03. Utilize ferramentas de apoio

Pensar em que meio a pesquisa será aplicada é fundamental para garantir o sucesso de respostas da mesma. Algumas pesquisas ainda são feitas de forma física, o que, dependendo do tamanho da sua equipe, pode se tornar inviável na hora de avaliar os resultados de forma rápida e prática.

O meio mais comum hoje em dia, é através dos formulários online, especialmente através do Google Forms que é uma ferramenta de questionários online e gratuita.

Se a sua empresa for de porte grande, o ideal é contratar um serviço especializado para que a pesquisa forneça insights mais rápidos para os gestores, facilitando a análise de dados e produção de relatórios.

#04. Faça uma boa comunicação para a empresa

De nada vale estruturar uma pesquisa se a comunicação da mesma não for eficiente e motivar os funcionários a respondê-la. Por isso, a comunicação nesse momento é fundamental!

É necessário que os colaboradores entendam a importância da pesquisa. Então, faça uma comunicação clara explicando o objetivo da pesquisa e mostrando o quanto a opinião de todos é importante para a implementação de melhorias no ambiente empresarial.

Lembre-se de deixar a pesquisa anônima para que eles se sintam mais a vontade de falar sobre suas questões e sentimentos.

#05. Analise os resultados

Após a realização da pesquisa, é o momento de fazer a coleta das respostas e elaborar uma análise completa dos resultados. Nessa etapa, certifique-se de coletar todas as queixas dos funcionários as separando por categoria para ficar mais fácil no momento de elaborar os planos de ação.

Construa um relatório com o diagnóstico geral da pesquisa de clima e destaque os insights mais importantes para a organização!

#06. Planeje e execute os planos de ação

Por último, mas muito importante, é o momento de elaborar os planos de ação para melhorar os aspectos e queixas identificados na etapa anterior. Planeje, execute as ações e as monitore para garantir que elas vão fazer diferença no clima organizacional do seu negócio!

Conclusão

A pesquisa de clima organizacional é fundamental para qualquer empresa que deseja melhorar o ambiente em que os colaboradores estão inseridos. O clima da empresa influencia diretamente na motivação e produtividade dos seus funcionários.

Sendo assim, planejar ações para melhorar o clima do seu negócio, é imprescindível para aumentar o seu diferencial competitivo através do ativo mais importante das empresas: as pessoas e suas relações!

Se gostou da leitura, não deixe de conferir mais textos no nosso blog ou entrar em contato para conversar com um de nossos especialistas.

Vamos marcar uma conversa?

Aproveite a visita para
assinar a nossa newsletter.