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3 dicas capazes de otimizar a comunicação de seu empreendimento

A comunicação desempenhada por um empreendimento é fator determinante da imagem que ele gera ao seu público. Principalmente para as micro e pequenas empresas, comunicar-se de maneira efetiva com o seu segmento esperado de clientes pode ser a chave para o sucesso.

A comunicação desempenhada por um empreendimento é fator determinante da imagem que ele gera ao seu público. Principalmente para as micro e pequenas empresas, comunicar-se de maneira efetiva com o seu segmento esperado de clientes pode ser a chave para o sucesso.

 Do mesmo modo, uma comunicação falha, que não condiz com os anseios de um determinado público consumidor, pode levar uma empresa ao fracasso. Principalmente para as MPE’s, encontrar a maneira ideal de se comunicar pode ser um grande desafio, mas que, se bem feito, pode alavancar o andamento de qualquer negócio. 

Assessoria de imprensa, redes sociais e blog, são apenas alguns, dentre dezenas de outros meios de comunicação, que micro e pequenos empreendedores podem fazer proveito. Contudo, deve ser levado em consideração o fato de que, para definir a estratégia ideal para cada tipo de negócio, demanda-se esforço. Considerando-se isso, existem três aspectos essenciais para o processo de criação de sua estratégia de comunicação:

1 – Saiba para quem você quer comunicar

Antes mesmo de pensar na forma como quer divulgar seu produto ou serviço, pense em quem são as pessoas que você gostaria que fossem atingidas pelo que você tem a falar. Deste modo, será possível elaborar campanhas voltadas especificamente para o grupo de potenciais clientes de seu negócio e, consequentemente, ter maior efetividade nas vendas.

2 – Procure um posicionamento para seu negócio no meio em que atua

É muito importante que os consumidores tenham uma imagem clara de seu negócio em mente sempre que precisarem do produto ou serviço que você vende. A marca “Volvo”, por exemplo, é conhecida por ter os carros mais seguros do mercado, pois ela vende um posicionamento voltado à segurança, logo, o consumidor que busca um carro seguro vai primeiro à Volvo.

3 – Saiba exatamente o que você vende

Nem sempre o produto que você vende é somente o que os consumidores buscam na sua marca. Para alguns gestores, espera-se que em um café, por exemplo, sejam vendidos doces, salgados, cafés de diferentes tipos e, provavelmente, bebidas diversas, como refrigerantes, sucos e águas. Apesar disso ser verdade na maioria dos casos, por mais curioso que possa parecer, o consumidor não vai a um café específico somente por esses produtos, mas sim pela proposta de valor que o ambiente o proporciona.

Experimente perguntar aos seus clientes mais fiéis porquê eles preferem a sua marca, me arrisco a dizer que pelo menos 70% das respostas serão parecidas com essas: “Gosto do seu atendimento”, “Acho o ambiente agradável”, “Me sinto mais seguro comprando com você” ou, até mesmo “Fica mais perto da minha casa”. Conheça os reais motivos que fazem alguém comprar de você e aproveite-se deles quando for comunicar a sua marca.

Daqui para frente, procure fazer uso dessas dicas e verá um crescimento expressivo na efetividade de suas campanhas.

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