CONTEÚDO DE BLOG

Tecnologia nas Escolas: Benefícios e Oportunidades para o Ensino e Aprendizagem

Saiba sobre nossa pesquisa de mercado para orientar empreendedores a identificar oportunidades de negócio em tecnologia nas escolas.

A tecnologia nas escolas tem sido cada vez mais incorporada como uma ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem, tornando mais acessível, interativa e envolvente a maneira como os alunos aprendem e os professores ensinam. Nesse contexto, realizamos uma pesquisa de mercado com o objetivo de orientar empreendedores a identificar oportunidades de negócio com base nos desafios enfrentados pelos principais educadores de escolas e instituições privadas do Sul e Sudeste do Brasil. 

Tecnologia nas escolas

Quais as vantagens do uso da tecnologia nas escolas? 

Uma das maiores vantagens e benefícios da tecnologia nas escolas é o acesso a informações. Com o uso da internet em sala, os alunos têm capacidade de acessar uma grande quantidade de informações em questão de segundos.

Além disso, os educadores podem usar a tecnologia para criar aulas mais interativas e envolventes, integrando vídeos, jogos e outras ferramentas digitais, como softwares, em sua abordagem de ensino que chamam e prendem a atenção dos alunos. Entre as escolas entrevistadas, 90% delas afirmaram que dispositivos móveis como celulares e tablets são usados recorrentemente durante as aulas. 

Outra vantagem é que a tecnologia pode ajudar a personalizar a experiência de aprendizado dos alunos. Com ela, os professores podem usar dados para avaliar o progresso dos alunos e criar planos de ensino personalizados para atender às necessidades individuais de cada aluno.

Adicionalmente, a tecnologia pode ajudar a tornar o ensino mais acessível aos alunos ao ter uma didática facilitada. Como, por exemplo, um grupo educacional de São Paulo citou possuir as seguintes tecnologias: plataforma digital, robótica educacional (viamaker), games em inglês, software de matemática e realidade virtual (realidade aumentada) 

E não são só alunos que se beneficiam e apreciam da tecnologia nas escolas; Dos 30 educadores e tomadores de decisão entrevistados, 28 afirmaram que sua respectiva escola e sua administração tem interesse na inserção tecnológica (93,34%), muitas vezes relacionando essa questão com a atualização de tecnologias já existentes na escola. Além disso, a grande maioria das respostas obtidas pelos tomadores de decisão das escolas em relação à inserção tecnológica na educação, 90% dos entrevistados afirmaram enxergar a tecnologia como algo essencial ou positivo. 

Como nosso relatório pode te ajudar?

Se você é investidor, consultor, trabalha com edutech ou em escolas será possível, dentro do relatório, além de entender como está a presença da tecnologia nas escolas e a percepção delas a respeito da inserção de tecnologias sofisticadas, compreender o nível de tecnologia presente nas escolas, o interesse em adquirir novas tecnologias nessas escolas,  se o investimento vale a pena e como elas enxergam a inserção da tecnologia no setor são conhecimento adquiridos durante a leitura. 

Dessa maneira, caso você queira saber mais como a tecnologia está impactando a realidade do ensino brasileiro, acesse nosso relatório “Impacto da Tecnologia nas Escolas” e tenha informações sobre a tecnologia na educação! Ou então, preencha o formulário abaixo para entrar em contato com um de nossos especialistas!

Vamos marcar uma conversa?

Aproveite a visita para
assinar a nossa newsletter.