Porque seu negócio precisa de uma pesquisa de mercado? Entenda agora

José Trindade
José Trindade
em 06/10/2020
Redação
Redação
em 06/10/2020
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Atualmente a informação é tida como bem maior de valor que seu negócio precisa.

Em especial, sabendo-se que estamos na era digital, o consumidor tem a possibilidade de acesso a diversos dados.

Logo, a pesquisa de mercado realizada com ferramentas adequadas se torna um grande aliado para elevar o desempenho de uma empresa.

O que é a pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma ferramenta utilizada para entender o mercado ao redor do seu negócio e aumentar a assertividade da tomada de decisões.

Deixando mais claro, é uma forma de coletar dados importantes que vão auxiliar a empresa a traçar estratégias e táticas mais efetivas.

Porque pesquisa de mercado é importante?

Um dos principais motivos é ter previsões assertivas da sua empresa. 

Muitas vezes, utilizamos do “achismo” para fazer constatações e iniciar estratégias.

No entanto, sabemos que ser guiados por dados e fatos reais para alcançar os objetivos é mais preciso e retira a possibilidade de confiar apenas na sorte.

Desta maneira é preciso entender onde seu negócio está inserido, entender os principais desafios e técnicas, assim como, descobrir tendências que ainda não foram exploradas.

Mas, se você ainda não conhece a fundo o que é uma pesquisa mercadológica e como fazê-la, leia esse artigo que preparamos anteriormente.

Para convencê-lo de que sua organização precisa iniciar essa estratégia, listamos alguns benefícios associados à pesquisa de mercado.

1. Sucesso nas campanhas de marketing

A pesquisa de mercado não somente auxilia na identificação de novas demandas e sua utilização permite também a elaboração de estratégias de marketing. 

Isso porque, os dados coletados irão guiar o time de marketing com a melhor abordagem para atingir diretamente os interesses dos potenciais clientes.

Com isso é possível direcionar a pesquisa para adquirir informações de variáveis demográficas tais como:

  • faixa etária;
  • renda;
  • nível de instrução;
  • estado civil;
  • posse de bens;
  • entre outros.

Além dessas informações básicas, sua equipe deve focar em coletar informações comportamentais do consumidor, que irão auxiliar na criação de campanhas mais assertivas e que prenda a atenção daquele lead.

2. Minimizar Custos

Conhecer os interesses, comportamentos e jornada de compra do seu cliente é evitar desperdícios financeiros.

Antes de lançar no mercado um serviço ou produto, você pode identificar previamente potenciais riscos e, até mesmo, determinar quais os planos de ação a serem tomados.

Como consequência, você consegue garantir maior alinhamento entre as expectativas do consumidor e seu potencial de criação.

Minimizando custos com a prevenção de lançamentos pouco rentáveis.

3. Tomada de decisões

Sabemos que cada decisão da sua organização decide o futuro da mesma. Desse modo, o crescimento do negócio depende de como as decisões são tomadas.

A partir da pesquisa de mercado, os gestores conseguem determinar suas decisões com base em dados que irão dar respaldo às mesmas.

4. Qualidade de suas ofertas

Verificar a qualidade dos seus serviços ou produtos oferecidos no mercado é uma das finalidades principais deste tipo de pesquisa.

Tornando em evidência o que se tem oferecido, qual a opinião de seus clientes em relação ao que está sendo consumido, e também, quais são as melhorias o público deseja.

Como resultado, será possível:

  • Aumentar as vendas com base em análise dos dados;
  • Lançar um novo produto ou serviço com maiores chances de sucesso;
  • Avaliar a satisfação do público com o que está sendo oferecido;
  • Aumentar ou restringir o público-alvo

Quais fatores são observados na pesquisa mercadológica?

O processo de investigação e análise que serão utilizados na pesquisa de mercado são semelhantes entre os estabelecimentos.

No entanto, é claro que com algumas ressalvas. 

Como visto no artigo anterior, não existem questionários padrões a serem utilizados, ou até mesmo, fórmulas mágicas.

Afinal, cada organização possui suas próprias características e peculiaridades. 

Sendo assim, separamos alguns aspectos fundamentais que devem estar presentes na sua pesquisa.

1. Produtos e serviços

É imprescindível entender a relação entre a qualidade e o preço de venda do produto ou serviço.

Ressalta-se também que para oferecer novos produtos ou serviços, ou até mesmo, entender como os já desenvolvidos se comportam no mercado, é necessário descobrir a demanda e o nível de concorrência.

Logo, um dos principais pilares da pesquisa de mercado é entender o que o seu negócio oferece está posicionado, e quais os principais feedbacks relacionados a ele.

2. Público-alvo

Pesquisas de mercado precisam conter análises sobre o público-alvo. Afinal é o que move as organizações, e assim, você pode incluir aspectos qualitativos e quantitativos na sua pesquisa.

Desta maneira é possível a extração de dados essenciais para o time de marketing e de vendas das organizações, consequentemente, traçando estratégias e metas mais assertivas.

3. Concorrência

Por fim, é interessante avaliar a concorrência presente no mesmo nicho em que a sua organização atua.

É fundamental observar que forma seus concorrentes estão atuando e quais são os principais desafios e diferenciais para se extrair insights e ser mais assertivo no lançamento dos seus produtos ou serviços.

E ainda, descobrir quais principais pontos de melhoria e inseri-los na sua estratégia.

Conclusão

Utilizar da pesquisa de mercado é sinônimo de investir esforços na procura de respostas e insights capazes de potencializar as decisões e estratégias da sua organização.

Especialmente por estarmos inseridos na era digital, há uma maior facilidade no acesso ilimitado a um grande volume de informações.

Sendo assim, esse instrumento é uma técnica que irá garantir que o seu negócio aumente seus resultados, quando bem utilizada.

Se interessou em fazer uma pesquisa de mercado em sua empresa mas ainda não se sente confiante?

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