Porque seu negócio precisa de uma pesquisa de mercado? Entenda agora


Atualmente a informação é tida como bem maior de valor que seu negócio precisa.
Em especial, sabendo-se que estamos na era digital, o consumidor tem a possibilidade de acesso a diversos dados.
Logo, a pesquisa de mercado realizada com ferramentas adequadas se torna um grande aliado para elevar o desempenho de uma empresa.
O que é a pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado é uma ferramenta utilizada para entender o mercado ao redor do seu negócio e aumentar a assertividade da tomada de decisões.
Deixando mais claro, é uma forma de coletar dados importantes que vão auxiliar a empresa a traçar estratégias e táticas mais efetivas.
Porque pesquisa de mercado é importante?
Um dos principais motivos é ter previsões assertivas da sua empresa.
Muitas vezes, utilizamos do “achismo” para fazer constatações e iniciar estratégias.
No entanto, sabemos que ser guiados por dados e fatos reais para alcançar os objetivos é mais preciso e retira a possibilidade de confiar apenas na sorte.
Desta maneira é preciso entender onde seu negócio está inserido, entender os principais desafios e técnicas, assim como, descobrir tendências que ainda não foram exploradas.
Mas, se você ainda não conhece a fundo o que é uma pesquisa mercadológica e como fazê-la, leia esse artigo que preparamos anteriormente.
Para convencê-lo de que sua organização precisa iniciar essa estratégia, listamos alguns benefícios associados à pesquisa de mercado.
1. Sucesso nas campanhas de marketing
A pesquisa de mercado não somente auxilia na identificação de novas demandas e sua utilização permite também a elaboração de estratégias de marketing.
Isso porque, os dados coletados irão guiar o time de marketing com a melhor abordagem para atingir diretamente os interesses dos potenciais clientes.
Com isso é possível direcionar a pesquisa para adquirir informações de variáveis demográficas tais como:
- faixa etária;
- renda;
- nível de instrução;
- estado civil;
- posse de bens;
- entre outros.
Além dessas informações básicas, sua equipe deve focar em coletar informações comportamentais do consumidor, que irão auxiliar na criação de campanhas mais assertivas e que prenda a atenção daquele lead.
2. Minimizar Custos
Conhecer os interesses, comportamentos e jornada de compra do seu cliente é evitar desperdícios financeiros.
Antes de lançar no mercado um serviço ou produto, você pode identificar previamente potenciais riscos e, até mesmo, determinar quais os planos de ação a serem tomados.
Como consequência, você consegue garantir maior alinhamento entre as expectativas do consumidor e seu potencial de criação.
Minimizando custos com a prevenção de lançamentos pouco rentáveis.
3. Tomada de decisões
Sabemos que cada decisão da sua organização decide o futuro da mesma. Desse modo, o crescimento do negócio depende de como as decisões são tomadas.
A partir da pesquisa de mercado, os gestores conseguem determinar suas decisões com base em dados que irão dar respaldo às mesmas.
4. Qualidade de suas ofertas
Verificar a qualidade dos seus serviços ou produtos oferecidos no mercado é uma das finalidades principais deste tipo de pesquisa.
Tornando em evidência o que se tem oferecido, qual a opinião de seus clientes em relação ao que está sendo consumido, e também, quais são as melhorias o público deseja.
Como resultado, será possível:
- Aumentar as vendas com base em análise dos dados;
- Lançar um novo produto ou serviço com maiores chances de sucesso;
- Avaliar a satisfação do público com o que está sendo oferecido;
- Aumentar ou restringir o público-alvo
Quais fatores são observados na pesquisa mercadológica?
O processo de investigação e análise que serão utilizados na pesquisa de mercado são semelhantes entre os estabelecimentos.
No entanto, é claro que com algumas ressalvas.
Como visto no artigo anterior, não existem questionários padrões a serem utilizados, ou até mesmo, fórmulas mágicas.
Afinal, cada organização possui suas próprias características e peculiaridades.
Sendo assim, separamos alguns aspectos fundamentais que devem estar presentes na sua pesquisa.
1. Produtos e serviços
É imprescindível entender a relação entre a qualidade e o preço de venda do produto ou serviço.
Ressalta-se também que para oferecer novos produtos ou serviços, ou até mesmo, entender como os já desenvolvidos se comportam no mercado, é necessário descobrir a demanda e o nível de concorrência.
Logo, um dos principais pilares da pesquisa de mercado é entender o que o seu negócio oferece está posicionado, e quais os principais feedbacks relacionados a ele.
2. Público-alvo
Pesquisas de mercado precisam conter análises sobre o público-alvo. Afinal é o que move as organizações, e assim, você pode incluir aspectos qualitativos e quantitativos na sua pesquisa.
Desta maneira é possível a extração de dados essenciais para o time de marketing e de vendas das organizações, consequentemente, traçando estratégias e metas mais assertivas.
3. Concorrência
Por fim, é interessante avaliar a concorrência presente no mesmo nicho em que a sua organização atua.
É fundamental observar que forma seus concorrentes estão atuando e quais são os principais desafios e diferenciais para se extrair insights e ser mais assertivo no lançamento dos seus produtos ou serviços.
E ainda, descobrir quais principais pontos de melhoria e inseri-los na sua estratégia.
Conclusão
Utilizar da pesquisa de mercado é sinônimo de investir esforços na procura de respostas e insights capazes de potencializar as decisões e estratégias da sua organização.
Especialmente por estarmos inseridos na era digital, há uma maior facilidade no acesso ilimitado a um grande volume de informações.
Sendo assim, esse instrumento é uma técnica que irá garantir que o seu negócio aumente seus resultados, quando bem utilizada.
Se interessou em fazer uma pesquisa de mercado em sua empresa mas ainda não se sente confiante?
Clique aqui e entenda como podemos te ajudar a identificar o público ideal para seu negócio e desenvolver estratégias para aumentar suas vendas.