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Tudo que Você Precisa Saber para Montar uma Pesquisa de Clima Organizacional Impecável

Seu negócio precisa de funcionários pensantes! Não pré-programados para realizar sempre a mesma função de maneira automática. Inúmeras pesquisas demonstram o aumento na produtividade de colaboradores motivados, além de que se estão mais preocupados com o desenvolvimento da empresa.

Para montar uma Pesquisa de Clima Organizacional, é importante que você já tenha ouvido falar sobre clima organizacional e como ele pode afetar os resultados da sua empresa.A gestão de pessoas voltada para a satisfação e motivação dos funcionários é um assunto cada vez mais atual e tê-los engajados torna-se cada vez mais relevante para o alcance dos seus objetivos.Seu negócio precisa de funcionários pensantes! Não pré-programados para realizar sempre a mesma função de maneira automática.Inúmeras pesquisas demonstram o aumento na produtividade de colaboradores motivados, além de que se estão mais preocupados com o desenvolvimento da empresa.

Mas afinal, você sabe como medir o clima do seu negócio?

Muitas vezes você, em seu papel de gestor, preocupa-se apenas com seu produto ou serviço e com seus clientes, mas esquece do processo necessário para levar sua proposta de valor até o consumidor final, das pessoas envolvidas e responsáveis por este processo.

Se estão satisfeitas com a maneira com que devem realizar suas funções, os processos e sistemas com os quais interagem, com seus líderes diretos e indiretos, aspectos do ambiente físico (ar condicionado, cadeiras confortáveis, espaço organizado e limpo) e comportamental (relações sociais, hierárquicas, fatores psicológicos) em que trabalham, com as políticas da empresa, se têm ideias para melhoria geral da organização.

É aí que uma pesquisa de clima organizacional entra: para ouvir os colaboradores, mostrar que são importantes e essenciais para a empresa para que, assim, trabalhem melhor e mais engajados, comprometendo-se com maiores entregas e resultados.

E o que é uma pesquisa de clima organizacional?

Como toda ferramenta de pesquisa, é a coleta de percepções a partir de um instrumento, no caso quantitativo, um questionário. A intenção é a análise de dados primários, a geração de informações relevantes e embasamento para a tomada de melhores decisões.

Uma pesquisa de clima organizacional tem para o RH (ou departamento envolvido na gestão de pessoas) a mesma importância de uma pesquisa de mercado para o Marketing, alterando apenas o tipo de cliente que está em foco: no caso da pesquisa de clima, o cliente é o colaborador, o “cliente interno” da organização.

É o instrumento de monitoramento e gerenciamento da satisfação e do comprometimento dos funcionários de uma organização. Torna-se importante por medir a efetividade das ações planejadas e implementadas, a satisfação com o ambiente organizacional (infraestrutura, relacionamentos, lideranças, crescimento na organização) e as demandas dos colaboradores para com a empresa.

A Pesquisa de Clima Organizacional se faz um meio de retroalimentação (feedback) fundamental para empresas de médio a grande porte, afinal, quanto maior é sua empresa, mais complexa fica a comunicação direta e sincera entre os diferentes níveis hierárquicos.

Por onde começar?

Por ser uma ferramenta de pesquisa, torna-se essencial que sua primeira tarefa seja elencar um problema, o motivo pelo qual a pesquisa de clima deve ser aplicada. Pode ser para o monitoramento cotidiano do clima organizacional, mas também pode ter algo específico a ser abordado e questionado de acordo com a opinião dos colaboradores, como a implantação de um novo processo ou política na empresa, por exemplo.

O importante é que responda perguntas como “o que levou você a decidir aplicar uma pesquisa de clima organizacional?” e “quais decisões você pretende tomar a partir dos resultados dessa pesquisa? “.

Sabendo o problema central da pesquisa, você deve elaborar um objetivo geral, ou seja: uma declaração resumida do que a pesquisa objetiva atingir.

Elenque também os objetivos específicos, aspectos que sendo cumpridos farão com que o objetivo geral se cumpra também. Estes são importantes para guiar a elaboração das perguntas do instrumento de coleta, sem que se deixe passar nenhuma questão essencial para a análise dos resultados.

Procure fazer com que seus objetivos sejam claros e permitam que, após a aplicação da pesquisa, você saiba se foram realmente atingidos. Pergunte-se se é possível alcançar esses objetivos com uma pesquisa de clima organizacional.

Exemplo técnico:

Por exemplo, sua empresa implantou um novo sistema de controle de horários instalando uma nova < strong>máquina de ponto para os funcionários. Os horários costumavam ser mais flexíveis e os atrasos não eram controlados mas, com o ponto, os colaboradores vêm sendo cobrados mais frequentemente.

Como gestor, você prefere que os funcionários sejam pontuais e cheguem no horário estabelecido, certo?

Mas os funcionários parecem insatisfeitos com a nova política de controle da empresa. Você sabe que comentários são feitos entre eles, mas nada é comunicado a você nem aos superiores imediatos.

Você já ouviu falar sobre a pesquisa de clima e realmente já havia pensado em medir a satisfação, motivação e o engajamento dos seus funcionários.

Preocupado em como essa situação pode afetar o clima organizacional da sua empresa, decidiu aplicar a pesquisa de clima organizacional.

Modelo de Pesquisa de Clima Organizacional

A definição do problema:

Quais os aspectos positivos e negativos que impactam no clima organizacional da minha empresa?

O objetivo geral da pesquisa:

Analisar a satisfação, motivação e engajamento dos funcionários da empresa XX, verificando a aceitação da nova política de controle de horários.

Objetivos específicos:

  • Observar a percepção geral dos membros em relação ao clima da empresa;
  • Medir a satisfação dos colaboradores em relação as regras e normas impostas;
  • Verificar sugestões de melhoria entre os funcionários;
  • Perceber como os membros avaliam a definição da estratégia no ano;
  • Medir a motivação e satisfação dos membros em trabalhar na organização;
  • Identificar a percepção dos membros em relação a infraestrutura da empresa;
  • Verificar a percepção e satisfação dos membros quanto às lideranças da organização.

A elaboração do problema e dos objetivos deve ser muito bem formulada e feita com muita reflexão. A intenção é que haja continuidade do instrumento de coleta no decorrer das aplicações posteriores, fazendo com que a pesquisa de clima e seu questionário sejam reaplicáveis nesses outros períodos de tempo para que se consiga perceber a evolução dos resultados.

A elaboração do questionário

Esta é uma das etapas mais importantes de todo o processo da pesquisa de clima organizacional. É a partir da coleta através do questionário que todos os dados necessários para análise virão, então lembre-se dos objetivos elencados anteriormente e baseie-se neles para elaborar as perguntas do questionário.

Defina a maneira com que sua pesquisa de clima será feita. Pense em aspectos como o jeito com que a pesquisa será comunicada e a maneira com que será redigida: se o público envolve colaboradores de nível operacional, por exemplo, certifique-se de que a linguagem do instrumento de coleta está adequada e compreensível.

Um bom questionário de pesquisa de clima pode ter algumas características:

  • Introduz a pesquisa e dá as instruções necessárias para seu preenchimento no início do questionário;
  • Tem perguntas claras, objetivas e de fácil entendimento para o respondente;
  • Segue uma ordem lógica nas perguntas;
  • Separa as perguntas por temas em blocos, facilitando para o respondente assimilar o assunto abordado naquele momento;
  • Tem a maioria das perguntas fechadas (como as de múltipla escolha), mas abre um espaço qualitativo em algumas para que o colaborador possa realmente passar sua percepção na pesquisa;
  • Preza apenas pelas perguntas necessárias (aqui entra a importância de basear-se nos objetivos geral e específicos!);
  • Não é visualmente desagradável aos olhos dos respondentes, ou seja: as perguntas não estão dispostas umas em cima das outras, com fontes muito pequenas e que não possibilitam fácil leitura.

Uma dica para a elaboração das perguntas é fazer com que o máximo possível delas estejam no modelo de escala.

Na linha do exemplo levantado anteriormente, algumas perguntas de exemplo poderiam ser:

  • Como você avalia as mudanças na política de horários da empresa?

(  ) Ótimo (   ) Bom (  ) Regular (  ) Ruim (  ) Péssimo

  • Você desempenha seu trabalho buscando obter resultados melhores do que aqueles esperados pela empresa?

(  ) Sempre (  ) Quase sempre (  ) Raramente (  ) Nunca (  ) Não tenho opinião

A aplicação da sua pesquisa de clima organizacional

Primeiro decida o meio pelo qual a pesquisa de clima será aplicada: pessoalmente com cada funcionário ou a partir de um ferramenta online, como o Google Forms? Lembre-se de que esta decisão influenciará na tabulação e análise dos dados colhidos.

Fazendo a pesquisa ao vivo, o ideal é que seja contratado alguém de fora da empresa para realizar essa tarefa, já que as respostas devem ser 100% anônimas, buscando a confiança e sinceridade dos respondentes. Porém, com este meio de coleta, e garantindo a confiança dos colaboradores no anonimato, você pode ter maior veracidade dos dados, uma vez que alguém parou com seu funcionário para que ele respondesse e realmente entendesse o conteúdo da pesquisa de clima.

Já se você optar por aplicar a pesquisa online, a confiabilidade no anonimato das respostas para os colaboradores tende a ser maior. Porém, se aplicada online, a pesquisa de clima organizacional deve ser muito bem comunicada antes do colhimento das respostas, explicando o que é uma pesquisa de clima e por que deve ser respondida com atenção e seriedade. As perguntas online correm o risco, também, de não serem entendidas por completo, indicando um ponto forte da pesquisa aplicada por meio de entrevistas pessoais mesmo.

Procure por 100% das respostas entre seus colaboradores! Quanto mais respostas, mais percepções e mais próximos da realidade os planos de ação serão traçados. Para isso, estipule um prazo para o preenchimento da pesquisa e crie senso de urgência em seus funcionários.

É comum na implementação de pesquisas de clima que os funcionários desacreditem na efetividade do resultado e nos benefícios que a pesquisa pode trazer. Por isso, tona-se essencial que entendam a relevância da pesquisa de clima organizacional não só para a sua empresa, mas também para a melhoria do seu próprio ambiente de trabalho. A intenção é que levem a sério as respostas que darão, já que são anônimas e são um meio essencial para que suas percepções sejam ouvidas dentro de uma organização.

Análise dos dados e estratégias de melhoria

Após a aplicação do instrumento de coleta, concentre-se em tabular os dados obtidos e transformá-los em informações úteis para as tomadas de decisão da sua empresa. Agrupe os dados com as frequências das respostas e faça a análise e interpretação estatística das respostas.

Esta etapa é essencial para validar as percepções qualitativas colhidas nos questionários, a partir da frequência das respostas em alternativas positivas ou negativas no questionário.

A partir dos resultados obtidos na pesquisa, reúna-se com os tomadores de decisão da sua empresa e trace planos de ação para os resultados mais críticos. Procure resolver os problemas trazidos pela visão dos seus colaboradores e faça com que se sintam ouvidos e importantes dentro da empresa.

A elaboração de um relatório com os resultados estatísticos, qualitativos e com as análises e planos de ação elaborados é essencial para a divulgação correta dos resultados, buscando manter seus funcionários informados, alinhados e reconhecendo a importância da pesquisa de clima organizacional em seu ambiente de trabalho.

Caso já tenha sido feita uma pesquisa de clima na sua empresa, busque trazer o relatório passado para a análise atual. Compare os resultados e planos de ação. Procure razões para ações que deram ou não certo e tente corrigir e melhorar os planos de ação de um período para outro.

Com a continuidade das perguntas e análises comparativas, as avaliações serão cada vez mais profundas e sua empresa caminhará para um clima organizacional cada vez melhor, com colaboradores mais engajados, satisfeitos e motivados.

O que você está esperando para colocar em prática sua pesquisa de clima organizacional?

Agora você já sabe como uma pesquisa de clima é importante para sua gestão, para a motivação dos seus funcionários, para a melhoria contínua e alcance de resultados conjuntos da sua empresa.

Também sabe como planejar, executar e analisar os resultados que serão obtidos.

Sabe que ainda mais importante que colher e analisar os resultados é transformar as informações obtidas e ações consistentes buscando um ambiente de trabalho agradável.

E o que falta? Tirar sua pesquisa de clima organizacional do papel! Aqui está um modelo grátis em Formulário do Google:

Modelo de Pesquisa de Clima Organizacional

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