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Modelos prontos para pesquisa de mercado: Como pode impactar a minha empresa?

Muitas vezes são uma “tremenda mão na roda”, mas quando encaixados em realidades inapropriadas podem ter o efeito contrário – fazendo a engrenagem parar.

Muitas vezes são uma “tremenda mão na roda”, mas quando encaixados em realidades inapropriadas podem ter o efeito contrário – fazendo a engrenagem parar.

Modelos prontos para pesquisa de mercado, você já pensou em utilizar?

Que o mundo está acelerado e os anos e horas passam cada vez mais rápido, todos já sabem. A falta de tempo generalizada, entretanto, trouxe consigo uma tendência perigosa: os modelos prontos para pesquisas de mercado e outras ferramentas, além de diversos tipos de produtos pré-fabricados. Muitas vezes são uma “tremenda mão na roda”, mas quando encaixados em realidades inapropriadas podem ter o efeito contrário – fazendo a engrenagem parar.

No que consiste uma Pesquisa de Mercado?

Para conhecer essas necessidades e implantar estratégias que supram o desejo do consumidor, um gestor precisa de informações a respeito dos clientes, dos concorrentes e de todos aqueles que atuam no setor. A Pesquisa de Mercado é uma das ferramentas que pode auxiliar nesse processo!

Ela surgiu em 1910, nos Estados Unidos, e a partir disso muito se estudou sobre o assunto. A American Marketing Association (AMA) define a Pesquisa de Mercado como:

Identificação, coleta, análise e disseminação de informações precisas, confiáveis, válidas e atuais de forma ordenada e objetiva, e seu uso tem como objetivo buscar no mercado respostas que possam auxiliar na identificação e solução de problemas, na forma certa de divulgar a sua empresa e, também, embasar a tomada de decisão.

Para entender mais sobre Pesquisa de Mercado criamos esse conteúdo: Pesquisa de Mercado: O que é e como pode me ajudar?

 Pensando em como evitar os modelos prontos para pesquisa de mercado, levantamos 3 passos essenciais para você obter as informações corretas para criar o seu produto ou adaptar estratégias relacionadas a ele.

Diagnóstico

O primeiro passo é fazer um diagnóstico de quais informações você realmente necessita, para poder estruturar uma pesquisa que lhe traga os insumos necessários. Esse é o primeiro e o principal ponto do porquê evitar modelos para pesquisa de mercado: cada empresa possui a sua realidade, e a sua necessidade de informação, que diferem entre si. Por mais que elas atuem no mesmo setor, uma pesquisa mal formulada não terá valia nenhuma, pois além de consumir recursos para aplicação, não trará os resultados desejados.

Perguntas

Além do equívoco de buscar modelos prontos para pesquisa de mercado, é comum a busca por questionários prontos, evitando o trabalho de formulação do instrumento de coleta. Estre trabalho, entretanto, é fundamental, e totalmente embasado nas necessidades da sua empresa. Existem diversos modelos para pesquisa de mercado, com objetivos diferentes.

Você pode querer verificar a aceitação de um produto inovador– ou entender porque as vendas do seu último lançamento não decolaram, as preferências de quem já é seu cliente, as opiniões deles acerca da concorrência e da sua própria marca, dentre muitos outros objetivos que uma pesquisa pode ter. Um questionário pronto não leva nenhum desses fatores em consideração – e novamente não lhe trará as informações que precisa.

Análise e utilização

Depois da aplicação do questionário, de acordo com uma amostra pré-definida, virão as informações pelas quais você tanto esperou! Após o processo de entender a sua necessidade, pensar e elaborar um questionário que fosse capaz de saná-las com perguntas que funcionem para você, é possível utilizar os insumos gerados.

Se você queria descobrir porque um lançamento não deu certo, terá essa resposta e poderá redesenhar o seu produto. Se queria entender as preferências do seu consumidor, poderá se comunicar de forma mais assertiva com o mesmo. E essa é a mágica da pesquisa! Quando bem pensada e formulada, ela é uma ferramenta poderosíssima de investigação – trazendo grandes insumos para todas as áreas da sua empresa.

Em um cenário político e econômico tão incerto quanto o Brasil vive hoje, a chance de errar em um produto ou uma estratégia deve ser diminuída ao máximo. Cada vez mais se busca a diferenciação dos concorrentes, e uma das formas de encontrar um cenário oportuno para o crescimento da sua empresa é conhecendo profundamente o seu cliente, e descobrindo coisas que nem ele sabe que possuí necessidade.

Para isso, é preciso um modelo para pesquisa de mercado exclusivo que sirva de base para a tomada de decisão e se torne um diferencial válido para seu empreendimento.

Quer saber mais sobre como realizar esse estudo de forma assertiva?

Agora você entendeu que a através da pesquisa de mercado é possível que a sua empresa direcione os esforços com mais assertividade a fim de conquistar a preferência de seus clientes e, consequentemente, alavancar as vendas. Mas nem sempre é fácil colocar a mão na massa, até porque muitas vezes não temos tempo, conhecimento necessário e as ferramentas certas…

Foi pensando nisso que a Esag Jr. Consultoria desenvolveu o serviço de Pesquisa de Mercado, onde através de um questionário 100% personalizado realizamos uma pesquisa assertiva. Você quer economizar tempo e dinheiro, conhecer a fundo seu setor, público-alvo e concorrentes. Então a Pesquisa de Mercado é a resposta certa para você.

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