O planejamento estratégico é a ferramenta mais importante do mundo corporativo para alcançar o sucesso no seu negócio. Afinal, planejar as ações da sua empresa ajudam sua equipe a focar em atingir os objetivos organizacionais e consequentemente aumentar o faturamento da empresa, posicionamento da marca, atração de novos clientes, entre outras possibilidades.
Quando se tem um horizonte bem definido, obtido com a ajuda de modelos de planejamento estratégico, por exemplo, é muito mais fácil atingir os objetivos da empresa, conquistando o seu espaço no mercado de forma mais competitiva e eficiente.
Assim, você consegue focar no que realmente é importante, ao invés de ficar apagando “incêndios” que podem acontecer pela falta do planejamento empresarial.
É por isso, que muitas empresas com excelentes ideias não sobrevivem ao campo de batalha que é o mundo corporativo sem ter um planejamento prévio de suas ações.
Para que isso não aconteça com o seu negócio, continue acompanhando este post que te mostraremos os melhores modelos de planejamento estratégico para sua organização.
O que é planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que define o caminho que a empresa precisa seguir para atingir seus objetivos. Ele funciona como uma espécie de GPS que aponta a melhor direção para alcançar um destino.
Assim, o planejamento estratégico reconhece e analisa a atual situação da empresa, fazendo uma projeção futura de como ela deseja estar daqui há um tempo.
Segundo Peter Druck, considerado o pai da administração moderna:
“O planejamento estratégico é um processo contínuo e sistemático de tomada de decisão empresarial com base em profundo conhecimento do futuro do negócio, incluindo os esforços necessários para aplicar essas decisões, medir resultados e prover feedback.”
Tudo isso significa que planejar é essencial para ter sucesso desde o início do negócio. Com um bom plano você vai conseguir definir metas, traçar estratégias, se antecipar aos problemas e monitorar o progresso da sua empresa no alcance dos seus resultados.
Algumas características do planejamento estratégico são:
- Exige esforço organizacional contínuo: Ou seja, é de responsabilidade de todos da organização e necessita da colaboração e envolvimento de todos os colaboradores para chegar aos objetivos almejados;
- Traduz a estratégia em iniciativas concretas: O planejamento estratégico deve ser desdobrado em partes menores para que as metas fiquem mais fáceis de serem medidas e alcançáveis. Dessa forma, se detalha os objetivos, metas, iniciativas estratégicas, entre outros;
- Integra todas as camadas da organização: Todas as pessoas precisam participar da construção do planejamento estratégico e estarem engajadas em conquistar cada objetivo proposto. Por isso, o trabalho em equipe é a única forma de atingir as metas globais;
- Leva a uma visão de negócio futuro: O planejamento estratégico deve focar em conquistar mudanças para o futuro da empresa. É preciso focar no que realmente importa e traz resultados a longo prazo;
- Necessita de monitoramento constante: Durante a execução do planejamento estratégico muitos fatores externos e internos podem acabar atrapalhando no atingimento das metas, por isso, é necessário se manter atento para ajustar a rota antes que seja tarde.
Quais as vantagens de fazer um planejamento estratégico na sua empresa?
O planejamento estratégico é fundamental, pois serve como um guia para as ações que precisam ser executadas durante um determinado tempo na sua empresa. Quando bem desenvolvido, ele ajuda a administrar a quantidade de recursos empregados na estratégia, além de ajudar a lidar com imprevistos, diminuir perdas e alcançar resultados positivos a longo prazo.
A construção da estratégia trabalha com alguns objetivos, como:
- Agilizar tomadas de decisão;
- Conhecer a concorrência;
- Descobrir os pontos fortes e fracos da empresa;
- Motivar e integrar equipes;
- Definir um posicionamento para a marca.
Dessa forma, o plano estratégico apresenta muitas vantagens para a organização, algumas delas são:
- Resumir o propósito da organização: O propósito é o que a empresa deseja alcançar. Por isso, o planejamento estratégico proporciona uma análise sobre o presente, analisando como as ações feitas hoje podem impactar no futuro. Sendo assim, pode-se dizer que o planejamento resume o propósito da organização facilitando no alinhamento do que deve ser feito entre todos os colaboradores.
- Facilitar o entendimento da estratégia: Com um planejamento bem estruturado, é mais fácil aumentar a compreensão dos colaboradores sobre a estratégia da empresa. Com essa facilitação do entendimento da estratégia, as pessoas participam e se engajam mais no atingimento das metas.
- Detalhar a execução da estratégia: O planejamento estratégico quando bem feito divide a estratégia em objetivos, indicadores, recursos, etc. Com esse detalhamento, o plano estratégico se torna mais prático de ser executado. Dessa forma, as pessoas conseguem entender com mais precisão que ações precisam ser executadas no dia a dia da empresa para atingir os objetivos globais.
- Motivar os colaboradores: As pessoas fazem parte de todas as etapas do planejamento estratégico. Por isso, é fundamental que elas estejam motivadas a cumprir o que a estratégia requer. Se os colaboradores entendem o papel no futuro da empresa, eles se sentirão muito mais motivados a perseguir e alcançar as metas.
9 modelos de planejamento estratégico para aplicar na sua empresa
Os tipos ou modelos de planejamento estratégico podem ser divididos em três classificações diferentes, que são:
- Nível organizacional
- Profundidade
- Abordagem
Cada tipo de classificação vai trazer modelos diferentes de planejamento. É o que veremos a seguir.
Classificação pelo nível organizacional
Esse tipo de classificação é dividido em estratégico, tático e operacional.
- Planejamento estratégico
O Planejamento estratégico do negócio, é o tipo mais comum realizado nas empresas de tempos em tempos. Esse modelo proporciona que a empresa faça um planejamento geral, determinando as metas, objetivos, recursos, responsabilidades e outros pontos para serem atingidos até um período determinado. É muito utilizado por empresas que desejam ingressar no mercado e precisam conhecer mais do seu público e do ambiente em que vão se inserir.
- Planejamento tático
É o tipo de planejamento que se refere às unidades do negócio ou áreas funcionais, como: Financeiro, Recursos Humanos, Marketing e TI. Dessa forma, o desdobramento geral do planejamento estratégico é realizado para essas áreas e demonstra como a estratégia será executada em um determinado contexto e como essas áreas precisam trabalhar para atingir os objetivos globais do negócio.
- Planejamento operacional
Esse modelo mostra como o plano operacional da empresa deve seguir de acordo com o planejamento estratégico do negócio. Por exemplo: Se uma empresa está com um plano de crescimento acelerado focado em expansão, o operacional da empresa deve estar preparado para atender essa demanda através de um plano de fabricação ou desenvolvimento do produto.
Classificação pela profundidade
A classificação pela profundidade é dividida em duas: renovação estratégica e replanejamento estratégico.
- Renovação estratégica
Esse tipo de planejamento é feito quando:
- Os líderes estão insatisfeitos com o negócio atual;
- O futuro apresenta riscos expressivos;
- A organização passou por um momento delicado, como ter ficado com as contas no vermelho por alguns anos consecutivos.
Por esses motivos, é feita a renovação estratégica que se trata de redescobrir o negócio, proporcionando um senso de urgência para motivar mudanças no plano estratégico da empresa.
- Replanejamento estratégico
O replanejamento é repensar a estratégia definida anteriormente. Isso significa rever o ciclo completo do planejamento, com análise de ambiente interno e externo, além de definição de novas estratégias.
Não existe regra para esse modelo, pode ser que ocorra mudanças significativas ou que se mantenha as estratégias anteriores, mas o importante é permitir que as mudanças maiores sejam percebidas ao longo do caminho e de forma que não impacte tão bruscamente os colaboradores da organização.
Classificação pela abordagem
A classificação pela abordagem é dividida em dois modelos: Tradicional e Contemporânea.
- Tradicional
Um planejamento baseado em metodologias tradicionais é normalmente orientado a resolver problemas conhecidos e problemas do futuro (riscos).
Geralmente para esse tipo de planejamento são utilizadas ferramentas como a Matriz SWOT para fazer a análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa e após isso montar os planos de ação.
- Contemporânea
Ao longo do tempo, as metodologias de planejamento estratégico foram se modernizando e começou a absorver conceitos de outras áreas. Um exemplo disso é a utilização dos princípios do Design Thinking que é uma metodologia que utiliza o jeito de pensar dos designers para construir soluções inovadoras. Sendo assim, ela possibilita uma construção do plano estratégico menos linear e mais colaborativa.
O uso das ferramentas contemporâneas é super recomendado na construção da estratégia e deve ser utilizado em conjunto com pessoas preparadas para fazer uma condução adequada.
Conclusão
O planejamento estratégico é o principal ponto de partida para quem deseja começar um negócio ou até mesmo modificar o seu atual.
Através do planejamento a sua empresa será guiada a estar mais próxima dos objetivos almejados pelos gestores, se tornando possível, por exemplo, aumentar o faturamento, expandir seu market share, conquistar novos tipos de clientes, entre outros.
Por isso, o planejamento estratégico é a ferramenta mais importante para garantir o sucesso do seu negócio, independente da área em que ele se encontra!
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