CONTEÚDO DE BLOG

Missão, Visão, Valores: Defina a Essência da sua Empresa!

Se você é proprietário ou trabalha com gestão/administração de empresas, provavelmente já ouviu falar dos termos: Missão, visão e valores.

    Eles representam importantes definições, pois estão diretamente ligados à essência do seu negócio. São fundamentais para o direcionamento adequado e o sucesso da sua empresa, independente do porte da mesma. 

    Entretanto, mesmo tendo tamanha importância ainda é um assunto que gera dúvidas em grandes gestores e proprietários. 

    Por isso, preparamos um artigo para sanar questionamentos e te fazer entender de uma vez por todas os fatores mais importantes do tema. 

    Ao decorrer da leitura, você irá se deparar com os seguintes tópicos: 

    • Qual a Importância de Definir a Essência da sua Empresa? 
    • O que é Missão? Explicação + Exemplos
    • O que são Valores? Explicação + Exemplos
    • Conclusão

    Missão, Visão, Valores

    Qual a Importância de Definir a Essência da sua Empresa?

    Segundo o Dicionário Oxford Languages, a essência propriamente dita pode ser definida como: 

    1. Aquilo que é o mais básico, o mais central, a mais importante característica de um ser ou de algo.


    1. 2. Ideia central, argumento principal.

     

    Assim sendo, pela própria definição da palavra já é possível idealizar a importância da mesma para sua empresa. Afinal, a essência da sua corporação é o que vai possibilitar, fundamentar e orientar a respectiva existência da mesma. Até porque, não é possível abrir uma empresa sem propósito ou razão. São condições fundamentais a existência de quaisquer fatores.

    Dessa forma, fica óbvia a importância de definir a essência do seu negócio. Sem essência não há existência, tampouco propósito e direção. Por isso, defini-la é imprescindível.

    Mas, como fazer isso de forma prática e funcional?

    É aí que entram os três pilares principais da essência de uma empresa: a missão, a visão e os valores. 

    Segundo Lenona Santos, missão, visão e valores são as bases que sustentam tanto a vida de uma pessoa quanto a vida de uma empresa, 

    Definindo tais tópicos com um planejamento estratégico, torna-se possível fundamentar as motivações principais da empresa, seus objetivos, princípios e consequentemente a essência da mesma. 

    Para defini-los, primeiramente é necessário entendê-los. Por isso, detalhamos o significado de cada um deles a seguir.

    Planejamento Estratégico

    O que é Missão? Explicação + Exemplos

    A missão de uma empresa pode ser definida como a sua razão de existir. É um propósito de longo prazo que precisa ser definido para idealização e motivação de existência. 

    Empresas de grande sucesso, por exemplo, tem sua missão bem definida e a seguem minuciosamente. Por isso, se deseja tornar-se uma, é imprescindível contar com as mesmas alternativas e se espelhar. 

    Para tornar a definição deste tópico uma atividade menos difícil, separamos algumas empresas de sucesso e suas respectivas missões. A começar, pela nossa:

    “Alavancamos o impacto de organizações por meio do empreendedorismo jovem e conexão com o ecossistema de inovação.”

    Google: “É organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.” 

    Nestlé: “Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutricional, que contribuam para uma alimentação equilibrada, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.” 

    Apple: “A Apple está comprometida a levar a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores do mundo todo através de seu hardware, software e serviços de internet inovadores.”

    Microsoft: “Nossa missão é capacitar todas as pessoas e organizações do planeta a conquistar mais.”

    A partir dos exemplos acima, fica fácil entender o objetivo da missão e começar a pensar em uma para o seu negócio, de acordo com o propósito de existência a longo prazo.

    O que é Visão? Explicação + Exemplos

    A visão, no que lhe concerne, é a definição do cenário futuro da sua empresa. Representa onde ela quer chegar e o que ela deseja se tornar, envolvendo os sonhos e os objetivos de todos os sócios e colaboradores. 

    A visão vai direcionar os objetivos a serem cumpridos para alcance do cenário definido, sendo extremamente importante para a evolução e o crescimento progressivo do seu negócio. Por isso, é fundamental definir bem este tópico. 

    Vale ainda salientar a importância de associar missão e visão, tendo em vista que uma só funciona atrelada a outra. Afinal: 

    Missão sem visão é pura ilusão. Visão sem missão é outra alucinação. Não ter ambas é uma grande frustração” – Elvis Pereira Müller

    Aqui estão alguns exemplos de visão para você entender melhor:

    Esag Jr. Consultoria: “Seremos a maior e melhor empresa júnior de Gestão do Brasil.”

    Seara: “Ser reconhecida como uma empresa de excelência no mercado brasileiro e internacional, por processar e comercializar produtos de alta qualidade, em todos os seus segmentos e marcas comerciais, e continuando a se expandir no mercado em que atua no Brasil e no Exterior, com o compromisso de aperfeiçoamento contínuo de seus produtos e com o desenvolvimento sustentável e rentabilidade nos seus negócios.”

    Apple: “Produzir produtos de alta qualidade e de fácil uso que incorporam alta tecnologia para o indivíduo, provando que alta tecnologia não precisa ser intimidadora para aqueles que não são experts em computação.” 

    Microsoft: “Disponibilizar às pessoas software de excelente qualidade – a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer dispositivo” 

    Samsung: “A Samsung se dedica a desenvolver tecnologias inovadoras e processos eficientes que criam mercados e enriquecem as vidas das pessoas e continuam a fazer da Samsung um líder digital.” 

    Como podemos ver, a visão está diretamente ligada a objetivos e pretensões, e deverá basear todas as escolhas futuras.

    O que são Valores? Explicação + Exemplos

    O último mas não menos importante, os valores são os princípios gerais da empresa. 

    Está diretamente ligado à ética, a moral, e as condições que deverão ser seguidas à risca, todas elas baseadas nos valores empresariais definidos. 

    Além disso, os valores representam a imposição de limites necessários para a conduta correta do dia a dia empresarial, padronizando ações e tomadas de decisões de acordo com os princípios definidos anteriormente. 

    Exemplos de valores: 

    Microsoft: 

    • Integridade e honestidade.

    • Empenho para com os clientes, parceiros e tecnologia.

    • Abertura e respeito para com os outros e empenho para contribuir para o seu desenvolvimento.

    • Capacidade para aceitar grandes desafios e conduzi-los até ao final.

    • Atitude crítica, dedicação para com a qualidade e melhoramento pessoal.

    • Assumir plena responsabilidade dos compromissos, resultados e da qualidade perante os clientes, acionistas, parceiros e colaboradores.

    Apple:

      • Inovação.

      • Qualidade e Excelência.

      • Simplicidade é melhor que complexidade.

      • Aquisição vertical.

      • Qualidade é melhor do que quantidade (num portfólio).

      • Colaboração e Polinização cruzada.

      • Responsabilidade social e ambiental.

      Samsung:

        • Excelência.

        • Integridade.

        • Pessoas.

        • Uma companhia é suas pessoas e estas devem ter as oportunidades para atingir seu potencial.

        • Mudança.

        • Inovação é crítica para a sobrevivência de uma empresa.

        • Co-Prosperidade.

        • Empresa deve criar prosperidade e oportunidade para outros e ter responsabilidade social e ambiental.

        Conclusão

        Agora que você já sabe o que é e entende os principais pontos da tríade da essência empresarial, pode dar início ao processo de definição e escolha.

        Para isso, seja o mais sincero possível com os seus interesses e os interesses gerais de todos os envolvidos, visando sempre a satisfação coletiva. 

        Além disso, vale lembrar também a importância de definir parâmetros realistas e realizáveis. Afinal, missão, visão e valores são muito mais do que frases bonitas. São definições e propósitos reais, que deverão basear e orientar toda a evolução do seu negócio. 

        Quer saber mais sobre como realizar esse estudo de forma assertiva?

        Agora você entendeu que através do posicionamento de marca é possível que a sua empresa direcione os esforços com mais assertividade a fim de conquistar a preferência de seus clientes e, consequentemente, alavancar as vendas. Mas nem sempre é fácil colocar a mão na massa, até porque muitas vezes não temos tempo, conhecimento necessário e as ferramentas certas…

        Foi pensando nisso que a Esag Jr. Consultoria desenvolveu o serviço de Pesquisa de Mercado, onde através de um questionário 100% personalizado realizamos uma pesquisa assertiva. Você quer economizar tempo e dinheiro, conhecer a fundo seu setor, público-alvo e concorrentes. Então a Pesquisa de Mercado é a resposta certa para você.

        Preencha o formulário abaixo para agendar uma conversa com um de nossos especialistas e receber uma proposta personalizada para as suas necessidades.

        Vamos marcar uma conversa?

        Aproveite a visita para
        assinar a nossa newsletter.