Se você é proprietário ou trabalha com gestão/administração de empresas, provavelmente já ouviu falar dos termos: Missão, visão e valores.
Eles representam importantes definições, pois estão diretamente ligados à essência do seu negócio. São fundamentais para o direcionamento adequado e o sucesso da sua empresa, independente do porte da mesma.
Entretanto, mesmo tendo tamanha importância ainda é um assunto que gera dúvidas em grandes gestores e proprietários.
Por isso, preparamos um artigo explicativo para sanar questionamentos e te fazer entender de uma vez por todas os fatores mais importantes do tema.
Ao decorrer da leitura, você irá se deparar com os seguintes tópicos:
- Qual a importância de definir a essência da sua empresa?
- O que é missão? Explicação + exemplos
- O que é visão? Explicação + exemplos
- O que são valores? Explicação + exemplos
- Conclusão
Qual a importância de definir a essência da sua empresa?
Segundo o Dicionário Oxford Languages, a essência propriamente dita pode ser definida como:
“ 1 aquilo que é o mais básico, o mais central, a mais importante característica de um ser ou de algo.
1. 2. ideia central, argumento principal; “
Assim sendo, pela própria definição da palavra já é possível idealizar a importância da mesma para sua empresa.
Afinal, a essência da sua corporação é o que vai possibilitar, fundamentar e orientar a respectiva existência da mesma.
Até porque, não é possível abrir uma empresa sem propósito ou razão. São condições fundamentais a existência de quaisquer fatores.
Dessa forma, fica óbvia a importância de definir a essência do seu negócio.
Sem essência não há existência, tampouco propósito e direção. Por isso, defini-la é imprescindível.
Mas, como fazer isso de forma prática e funcional?
É aí que entram os três pilares principais da essência de uma empresa: a missão, a visão e os valores.
Segundo Lenona Santos, missão, visão e valores são as bases que sustentam tanto a vida de uma pessoa quanto a vida de uma empresa,
Definindo tais tópicos, torna-se possível fundamentar as motivações principais da empresa, seus objetivos, princípios e consequentemente a essência da mesma.
Para defini-los, primeiramente é necessário entendê-los. Por isso, detalhamos o significado de cada um deles a seguir.
O que é missão? Explicação + exemplos
A missão de uma empresa pode ser definida como a sua razão de existir. É um propósito de longo prazo que precisa ser definido para idealização e motivação de existência.
Empresas de grande sucesso, por exemplo, tem sua missão bem definida e a seguem minuciosamente.
Por isso, se deseja tornar-se uma, é imprescindível contar com as mesmas alternativas e se espelhar.
Para tornar a definição deste tópico uma atividade menos difícil, separamos algumas empresas de sucesso e suas respectivas missões.
A começar, pela nossa:
“Alavancamos o impacto de organizações por meio do empreendedorismo jovem e conexão com o ecossistema de inovação.”
“É organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.”
Nestlé
“Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutricional, que contribuam para uma alimentação equilibrada, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.”
Apple
“A Apple está comprometida a levar a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores do mundo todo através de seu hardware, software e serviços de internet inovadores.”
Microsoft
“Nossa missão é capacitar todas as pessoas e organizações do planeta a conquistar mais.”
A partir dos exemplos acima, fica fácil entender o objetivo da missão e começar a pensar em uma para o seu negócio, de acordo com o propósito de existência a longo prazo.
O que é visão? Explicação + exemplos
A visão, no que lhe concerne, é a definição do cenário futuro da sua empresa.
Representa onde ela quer chegar e o que ela deseja se tornar, envolvendo os sonhos e os objetivos de todos os sócios e colaboradores.
A visão vai direcionar os objetivos a serem cumpridos para alcance do cenário definido, sendo extremamente importante para a evolução e o crescimento progressivo do seu negócio.
Por isso, é fundamental definir bem este tópico.
Vale ainda salientar a importância de associar missão e visão, tendo em vista que uma só funciona atrelada a outra.
Afinal: “Missão sem visão é pura ilusão. Visão sem missão é outra alucinação. Não ter ambas é uma grande frustração” – Elvis Pereira Müller.
Exemplos de visão:
Esag Jr. Consultoria
“Seremos a maior e melhor empresa júnior de Gestão do Brasil.”
Seara
“Ser reconhecida como uma empresa de excelência no mercado brasileiro e internacional, por processar e comercializar produtos de alta qualidade, em todos os seus segmentos e marcas comerciais, e continuando a se expandir no mercado em que atua no Brasil e no Exterior, com o compromisso de aperfeiçoamento contínuo de seus produtos e com o desenvolvimento sustentável e rentabilidade nos seus negócios.”
Apple
“Produzir produtos de alta qualidade e de fácil uso que incorporam alta tecnologia para o indivíduo, provando que alta tecnologia não precisa ser intimidadora para aqueles que não são experts em computação.”
Microsoft
“Disponibilizar às pessoas software de excelente qualidade – a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer dispositivo”
Samsung
“A Samsung se dedica a desenvolver tecnologias inovadoras e processos eficientes que criam mercados e enriquecem as vidas das pessoas e continuam a fazer da Samsung um líder digital.”
Como podemos ver, a visão está diretamente ligada a objetivos e pretensões, e deverá basear todas as escolhas futuras.
O que são valores? Explicação + exemplos
Por último mas não menos importante, os valores são os princípios gerais da empresa.
Está diretamente ligado à ética, a moral, e as condições que deverão ser seguidas à risca, todas elas baseadas nos valores empresariais definidos.
Além disso, os valores representam a imposição de limites necessários para a conduta correta do dia a dia empresarial, padronizando ações e tomadas de decisões de acordo com os princípios definidos anteriormente.
Exemplos de valores:
Microsoft
- Integridade e honestidade
- Empenho para com os clientes, parceiros e tecnologia
- Abertura e respeito para com os outros e empenho para contribuir para o seu desenvolvimento
- Capacidade para aceitar grandes desafios e conduzi-los até ao final
- Atitude crítica, dedicação para com a qualidade e melhoramento pessoal
- Assumir plena responsabilidade dos compromissos, resultados e da qualidade perante os clientes, acionistas, parceiros e colaboradores
Apple
- Inovação
- Qualidade e Excelência
- Simplicidade é melhor que complexidade
- Aquisição vertical
- Qualidade é melhor do que quantidade (num portfólio)
- Colaboração e Polinização cruzada
- Responsabilidade social e ambiental
Samsung
- Excelência
- Integridade
- Pessoas
- Uma companhia é suas pessoas e estas devem ter as oportunidades para atingir seu potencial
- Mudança
- Inovação é crítica para a sobrevivência de uma empresa
- Co-Prosperidade
- Empresa deve criar prosperidade e oportunidade para outros e ter responsabilidade social e ambiental
Conclusão
Agora que você já sabe o que é e entende os principais pontos da tríade da essência empresarial, pode dar início ao processo de definição e escolha.
Para isso, seja o mais sincero possível com os seus interesses e os interesses gerais de todos os envolvidos, visando sempre a satisfação coletiva.
Além disso, vale lembrar também a importância de definir parâmetros realistas e realizáveis. Afinal, missão, visão e valores são muito mais do que frases bonitas. São definições e propósitos reais, que deverão basear e orientar toda a evolução do seu negócio.
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