• Sobre
  • Soluções
    • Gente e Gestão
      • Mapeamento de Processos
      • Pesquisa de Clima
      • Planejamento Estratégico
    • Marketing e Vendas
      • Análise de Mercado
      • Inteligência de Mercado
      • Pesquisa de Mercado
    • Novos Negócios
      • Plano de Negócios
  • Cases de sucesso
  • Conteúdos
    • Blog
    • Materiais Ricos
  • Sobre
  • Soluções
    • Gente e Gestão
      • Mapeamento de Processos
      • Pesquisa de Clima
      • Planejamento Estratégico
    • Marketing e Vendas
      • Análise de Mercado
      • Inteligência de Mercado
      • Pesquisa de Mercado
    • Novos Negócios
      • Plano de Negócios
  • Cases de sucesso
  • Conteúdos
    • Blog
    • Materiais Ricos
FALE COM UM ESPECIALISTA

CONTEÚDO DE BLOG

Missão, Visão e Valores: defina a essência da sua empresa e alavanque os negócios!

Se você é proprietário ou trabalha com gestão/administração de empresas, provavelmente já ouviu falar dos termos: Missão, visão e valores.

Eles representam importantes definições, pois estão diretamente ligados à essência do seu negócio. São fundamentais para o direcionamento adequado e o sucesso da sua empresa, independente do porte da mesma. 

Entretanto, mesmo tendo tamanha importância ainda é um assunto que gera dúvidas em grandes gestores e proprietários. 

Por isso, preparamos um artigo explicativo para sanar questionamentos e te fazer entender de uma vez por todas os fatores mais importantes do tema. 

Ao decorrer da leitura, você irá se deparar com os seguintes tópicos: 

  • Qual a importância de definir a essência da sua empresa? 
  • O que é missão? Explicação + exemplos 
  • O que é visão? Explicação + exemplos 
  • O que são valores? Explicação + exemplos 
  • Conclusão 

Qual a importância de definir a essência da sua empresa?

Segundo o Dicionário Oxford Languages, a essência propriamente dita pode ser definida como: 

“ 1 aquilo que é o mais básico, o mais central, a mais importante característica de um ser ou de algo.


1. 2. ideia central, argumento principal; “ 

Assim sendo, pela própria definição da palavra já é possível idealizar a importância da mesma para sua empresa.

Afinal, a essência da sua corporação é o que vai possibilitar, fundamentar e orientar a respectiva existência da mesma. 

Até porque, não é possível abrir uma empresa sem propósito ou razão. São condições fundamentais a existência de quaisquer fatores.

Dessa forma, fica óbvia a importância de definir a essência do seu negócio.

Sem essência não há existência, tampouco propósito e direção. Por isso, defini-la é imprescindível. 

Mas, como fazer isso de forma prática e funcional? 

É aí que entram os três pilares principais da essência de uma empresa: a missão, a visão e os valores. 

Segundo Lenona Santos, missão, visão e valores são as bases que sustentam tanto a vida de uma pessoa quanto a vida de uma empresa, 

Definindo tais tópicos, torna-se possível fundamentar as motivações principais da empresa, seus objetivos, princípios e consequentemente a essência da mesma. 

Para defini-los, primeiramente é necessário entendê-los. Por isso, detalhamos o significado de cada um deles a seguir. 

O que é missão? Explicação + exemplos 

A missão de uma empresa pode ser definida como a sua razão de existir. É um propósito de longo prazo que precisa ser definido para idealização e motivação de existência. 

Empresas de grande sucesso, por exemplo, tem sua missão bem definida e a seguem minuciosamente. 

Por isso, se deseja tornar-se uma, é imprescindível contar com as mesmas alternativas e se espelhar. 

Para tornar a definição deste tópico uma atividade menos difícil, separamos algumas empresas de sucesso e suas respectivas missões. 

A começar, pela nossa: 

“Alavancamos o impacto de organizações por meio do empreendedorismo jovem e conexão com o ecossistema de inovação.” 

Google 

“É organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.” 

Nestlé 

“Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutricional, que contribuam para uma alimentação equilibrada, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.” 

Apple 

“A Apple está comprometida a levar a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores do mundo todo através de seu hardware, software e serviços de internet inovadores.”

Microsoft 

“Nossa missão é capacitar todas as pessoas e organizações do planeta a conquistar mais.”

A partir dos exemplos acima, fica fácil entender o objetivo da missão e começar a pensar em uma para o seu negócio, de acordo com o propósito de existência a longo prazo. 

O que é visão? Explicação + exemplos 

A visão, no que lhe concerne, é a definição do cenário futuro da sua empresa.

Representa onde ela quer chegar e o que ela deseja se tornar, envolvendo os sonhos e os objetivos de todos os sócios e colaboradores. 

A visão vai direcionar os objetivos a serem cumpridos para alcance do cenário definido, sendo extremamente importante para a evolução e o crescimento progressivo do seu negócio. 

Por isso, é fundamental definir bem este tópico. 

Vale ainda salientar a importância de associar missão e visão, tendo em vista que uma só funciona atrelada a outra. 

Afinal: “Missão sem visão é pura ilusão. Visão sem missão é outra alucinação. Não ter ambas é uma grande frustração” – Elvis Pereira Müller. 

Exemplos de visão: 

Esag Jr. Consultoria

“Seremos a maior e melhor empresa júnior de Gestão do Brasil.”

Seara 

“Ser reconhecida como uma empresa de excelência no mercado brasileiro e internacional, por processar e comercializar produtos de alta qualidade, em todos os seus segmentos e marcas comerciais, e continuando a se expandir no mercado em que atua no Brasil e no Exterior, com o compromisso de aperfeiçoamento contínuo de seus produtos e com o desenvolvimento sustentável e rentabilidade nos seus negócios.”

Apple 

“Produzir produtos de alta qualidade e de fácil uso que incorporam alta tecnologia para o indivíduo, provando que alta tecnologia não precisa ser intimidadora para aqueles que não são experts em computação.” 

Microsoft 

“Disponibilizar às pessoas software de excelente qualidade – a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer dispositivo” 

Samsung 

“A Samsung se dedica a desenvolver tecnologias inovadoras e processos eficientes que criam mercados e enriquecem as vidas das pessoas e continuam a fazer da Samsung um líder digital.” 

Como podemos ver, a visão está diretamente ligada a objetivos e pretensões, e deverá basear todas as escolhas futuras. 

O que são valores? Explicação + exemplos 

Por último mas não menos importante, os valores são os princípios gerais da empresa. 

Está diretamente ligado à ética, a moral, e as condições que deverão ser seguidas à risca, todas elas baseadas nos valores empresariais definidos. 

Além disso, os valores representam a imposição de limites necessários para a conduta correta do dia a dia empresarial, padronizando ações e tomadas de decisões de acordo com os princípios definidos anteriormente. 

Exemplos de valores: 

Microsoft 

  • Integridade e honestidade
  • Empenho para com os clientes, parceiros e tecnologia
  • Abertura e respeito para com os outros e empenho para contribuir para o seu desenvolvimento
  • Capacidade para aceitar grandes desafios e conduzi-los até ao final
  • Atitude crítica, dedicação para com a qualidade e melhoramento pessoal
  • Assumir plena responsabilidade dos compromissos, resultados e da qualidade perante os clientes, acionistas, parceiros e colaboradores

Apple 

  • Inovação
  • Qualidade e Excelência
  • Simplicidade é melhor que complexidade
  • Aquisição vertical
  • Qualidade é melhor do que quantidade (num portfólio)
  • Colaboração e Polinização cruzada
  • Responsabilidade social e ambiental

Samsung 

  • Excelência
  • Integridade
  • Pessoas
  • Uma companhia é suas pessoas e estas devem ter as oportunidades para atingir seu potencial
  • Mudança
  • Inovação é crítica para a sobrevivência de uma empresa
  • Co-Prosperidade
  • Empresa deve criar prosperidade e oportunidade para outros e ter responsabilidade social e ambiental

Conclusão 

Agora que você já sabe o que é e entende os principais pontos da tríade da essência empresarial, pode dar início ao processo de definição e escolha.

Para isso, seja o mais sincero possível com os seus interesses e os interesses gerais de todos os envolvidos, visando sempre a satisfação coletiva. 

Além disso, vale lembrar também a importância de definir parâmetros realistas e realizáveis. Afinal, missão, visão e valores são muito mais do que frases bonitas. São definições e propósitos reais, que deverão basear e orientar toda a evolução do seu negócio. 

Quer saber mais sobre como realizar esse estudo de forma assertiva?

Agora você entendeu que através do posicionamento de marca é possível que a sua empresa direcione os esforços com mais assertividade a fim de conquistar a preferência de seus clientes e, consequentemente, alavancar as vendas. Mas nem sempre é fácil colocar a mão na massa, até porque muitas vezes não temos tempo, conhecimento necessário e as ferramentas certas…

Foi pensando nisso que a Esag Jr. Consultoria desenvolveu o serviço de Pesquisa de Mercado, onde através de um questionário 100% personalizado realizamos uma pesquisa assertiva. Você quer economizar tempo e dinheiro, conhecer a fundo seu setor, público-alvo e concorrentes. Então a Pesquisa de Mercado é a resposta certa para você.

Preencha o formulário abaixo para agendar uma conversa com um de nossos especialistas e receber uma proposta personalizada para as suas necessidades!

  • Compartilhe esse post

Mais Lidos

  • Pessoas discutindo sobre a missão, visão e valores de um negócio Missão, Visão e Valores: defina a essência da sua empresa e alavanque os negócios!
  • Pessoa aprendendo sobre tipos de cultura organizacional Os 4 tipos de Cultura Organizacional: com qual deles a sua empresa se identifica?
  • Como fazer o cálculo do custo do funcionário

Posts relacionados

Checklist: tudo que você precisa ter para investir na expansão do seu negócio!

Inteligência de mercado: Transforme o marketing de sua empresa!

Geomarketing para abertura de Novos Negócios: Tudo o que Você Precisa Saber

Como funciona o processo de seleção de um ponto comercial certo usando o geomarketing?

Aproveite a visita para
assinar a nossa newsletter.

Instagram Linkedin

MAPA DO SITE

  • Sobre
  • Cases
  • Blog
  • Materiais Ricos
  • Contato

FALE CONOSCO

  • +55 (48) 99156-7587
  • atendimento@esagjr.com.br

INFORMAÇÕES

  • Av. Madre Benvenuta, 2007. Florianópolis/SC
  • Segunda a sexta
  • 9h às 18h

Esag Jr. 1993 – 2023 | Todos os direitos reservados