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Sua empresa sabe para quem está vendendo?

Você conhece o mercado que a sua empresa está inserida? E o seu cliente, o que você sabe sobre ele que vai te ajudar a vender mais? É muito importante ter bem definido para quem você quer vender e como a sua empresa quer se posicionar no mercado!

Hoje em dia, é muito comum que pequenas ou novas empresas ofereçam seus produtos/serviços para todo e qualquer perfil de cliente, fazendo com que se desperdice muito dinheiro, esforço e tempo para alcançar uma venda. Há diversas causas para que isto ocorra: seja o fato que as mesmas contam com pouca mão de obra para muita demanda, sendo assim, foca-se no que há maior prioridade, seja por pensar que todo mundo quer comprar o seu produto, ou até pela falta de conhecimento de não entenderem a necessidade de nichar o seu mercado para ter mais assertividade nas ações. O fato é, quando se pensa em produto/serviço, sempre terá quem compraria e quem não, cabe a empresa identificar quem é quem.

Olhar para as 10 habilidades do futuro nos faz refletir o que teremos daqui para frente, onde a criatividade e o pensamento crítico se tornam umas das principais características procuradas, e com isso, conseguimos enxergar um mundo mais ágil e flexível. Ele não é o mesmo no qual as pessoas compravam coisas genéricas. Cada vez mais estamos entrando no tempo em que a personalização é mais forte, a experiência criativa e o atendimento diferenciado são fatores-chave na hora de se passar o cartão na máquina de pagamentos.

Existem diversas empresas vendendo o mesmo produto/serviço, porque o cliente compraria de você? Você sabe o que o seu cliente quer? Você sabe quem é ele? Se não souber responder alguma pergunta, não tem problema. Estamos aqui para te ajudar! 

pesquisa de mercado

Três fatores pelo qual conhecer seu mercado vai ajudar sua empresa:

  1. Melhora a comunicação com o cliente: entender o que o seu consumidor quer ouvir, irá lhe ajudar a estabelecer a forma com que a sua empresa vai se comunicar. Uma boa comunicação é aquela que melhora a experiência do consumidor e fazer com que se tenha uma proximidade muito maior, no fim fortalecendo a marca. Um exemplo de sucesso em comunicação com seus clientes, é o Nubank, que após identificar que 80% dos seus consumidores têm até 35 anos e que brasileiros são muito desconfiados quando se trata de dinheiro e internet, desenvolveu uma imagem inovadora e descontraída para que o seu público se sinta mais confortável quando precisar entrar em contato com a empresa.
  2. Aumenta as suas vendas: A partir do momento que você encontra o seu mercado, você entende a melhor forma de oferecer o seu produto/serviço, pois, você irá entender quais canais são os mais utilizados e assim formular estratégias para atingi-las. Na própria Esag Jr., já fizemos divulgação tanto em outdoors e jornais quanto em mídias sociais e apoiando eventos na região, diante disso, conseguimos identificar a forma que mais dá certo para nós. Vai muito de entender o mercado e realizar testes.
  3. Melhora de reputação: A autenticidade é tudo! De nada adianta você ter a melhor equipe ou o melhor produto se você não é autêntico perante seu público. Se você tem esse entendimento, você vai poder moldar a maneira que sua empresa se porta, perante a isso, ser autêntico a ele. Para melhor entendimento, recomendamos que você dê uma olhada no nosso artigo sobre o Mapa de Empatia que irá lhe guiar para que possa pensar como o seu cliente.

Elencamos 3 motivos dos que julgamos serem muito importantes, mas se pararmos para pensar existem muito mais. É fato que se você ainda não conhece para quem vende, essa é a hora certa para conhecê-lo. Para isso, trazemos algumas maneiras para que se faça isso:

Formas de conhecer o mercado

Formas de conhecer o seu mercado:

  1. Pergunte a seu cliente: nada melhor que entender o que ele acha de você, perguntando-o. É a maneira de mais clássica de saber se o que você realiza hoje em dia, agrada ele. Pesquisas de mercado servem para dar embasamento na tomada de decisões de uma empresa, independentemente de qual for, pois, você estará perguntando diretamente a quem está no final do processo de sua empresa. Quer saber mais? Temos um artigo que te ensina todos os passos de como fazer uma pesquisa de mercado.
  2. Analise seu setor: você sabe quais são as tendências da sua área de atuação em âmbito regional e nacional? Acredite, isso pode interferir nos seus resultados diretamente. Hoje em dia, se você realizar uma pesquisa rápida no Google, irá encontrar várias dessas informações facilmente, pois, elas estão espalhadas por aí em diversos formatos, sejam em vídeos, artigos, infográficos, estudos ou até em e-books. Cabe a você filtrar esse mar de dados de mercado e transformar em informações que irão trazer embasamento para sua tomada de decisões. Seja como for, clique aqui e entenda como fazer uma análise de mercado.
  3. Entenda seus concorrentes: se existe alguém que você sempre deva estar de olho, esse alguém é o seu concorrente. Isso porque você conseguirá se destacar e se diferenciar a cada ação que o mesmo fazer, seja por técnicas de cliente oculto ou até por perguntar para os clientes dele. Se quer conhecer melhor alguma técnica citada, confira nosso artigo sobre como realizar uma análise da concorrência.

Seja da forma que for, a Esag Jr. pode ajudar você! Se quiser saber mais, agende uma conversa gratuita conosco clicando aqui!

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