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4 dicas que você não pode dispensar ao divulgar sua empresa

Agora que você sabe os primeiros passos para iniciar a estratégia de divulgar sua empresa, procure implementá-las de forma planejada, buscando, antes de tudo, compreender a essência do seu negócio e a necessidade que você visa sanar do seu público-alvo.

 Após a chegada da Era da Informação, os avanços tecnológicos e as formas de conexão entre as pessoas avançaram de modo tão significativo que se torna impossível imaginar um retrocesso global dessa nova realidade. Diante disso, além de muitos benefícios que a tecnologia trouxe, instituições e empresas buscaram aproveitar o melhor que ela poderia oferecer; a melhoria e otimização no alcance de resultados organizacionais.

Um exemplo disso é a concentração de esforços nas estratégias de divulgação das empresas e consolidação  da marca no mercado, que as organizações realizam através de insumos tecnológicos. O fluxo de informações e o seu efeito ocorrem de forma tão rápida que o marketing busca, hoje,  tornar desnecessário o esforço de venda. 

Mas como saber qual é a melhor forma de divulgar sua empresa? Antes de tudo, é preciso ter em mente que cada empresa é uma realidade diferente e que as estratégias de comunicação  caminham junto a isso. Por quê? Ao expor a marca no mercado, uma organização está de modo indireto, expondo a sua identidade organizacional.

Esse é um dos momentos em que o consumidor pode analisar no que estão embasadas as tomadas de decisão e o planejamento das ações da organização, fato que pode determinar a sua decisão de compra. Diante disso, ao comunicar a marca é preciso ter de forma clara aonde a sua empresa quer chegar e qual é a sua razão de existir.

A Coca-Cola, empresa que tem sido parte da cultura popular por mais de 100 anos, introduz um grande senso de propósito em suas ações de marketing e comunicação e as conectam com os espectadores de tal modo que a marca supere seus concorrentes. A partir de missões claras; Refrescar o Mundo, Inspirar Momentos de Otimismo e Alegria e Fazer a Diferença, a líder no mercado traça estratégias de comunicação para atingir as necessidades do consumidor, de uma forma que a sua essência seja exposta e mantenha-se preservada.

E como trazer isso para o seu negócio? Abaixo, elaboramos 4 dicas que você não pode deixar de considerar ao definir a estratégia de divulgação da sua empresa

1 – Conheça o mercado no qual os seus possíveis consumidores se inserem

Para saber como e onde divulgar sua empresa, sem desperdiçar recursos financeiros e tempo, um passo imprescindível é conhecer o mercado no qual os seus consumidores estão inseridos. Feito isso, é possível segmentá-lo, ou seja, identificar num mercado heterogêneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos. Assim, você poderá traçar ações diferenciadas a cada fatia de segmento definida.

2 – Identifique quem é o seu cliente ideal

Sabendo quais são todos os seus possíveis consumidores e em quais segmentos do mercado eles se encontram, você pode retirar a fatia de pizza que será o perfil de cliente ideal que você quer prospectar, o seu público-alvo. Esse é o principal alvo que você não pode deixar de traçar estratégias para atingir.

Para isso, procure entender melhor o seu perfil; quais são suas preferências, suas necessidades e desejos, como costumam agir e o que costuma ver à sua volta, entre outros. Devido à grande importância desse estudo, recomenda-se que se use a ferramenta do Mapa da Empatia, desenvolvida pela XPLANE, própria para criar as Personas do seu negócio. Leia mais sobre essa ferramenta clicando nesse link: Mapa da empatia: como atrair o cliente certo para sua empresa.

3 – Defina como a sua marca irá se posicionar no mercado

Posicionar a marca no mercado é projetar e concretizar como ela será inserida na mente do seu cliente, a fim de divulgar sua empresa do jeito certo e maximizar a vantagem potencial da empresa. Ou seja, quando o cliente lembrar-se da sua marca, qual será a sua percepção? Preço baixo? Qualidade do produto? Qualidade da embalagem? Fácil acesso?

Kotler, visto com o pai do marketing, considera que se o trabalho de posicionamento de uma empresa for brilhante, será fácil traçar o restante do planejamento e da diferenciação de marketing como base na estratégia de posicionamento.

Mas cuidado com o ambiente externo, quanto mais disputado é o mercado, maior é a necessidade de posicionar acertadamente o seu produto. Por exemplo, o que você vende é muito semelhante ao de seu concorrente, como embalagem, preço, benefícios.

Mas se o posicionamento que o público-alvo dele tem em mente for mais vantajoso, em termos de confiança e prestígio, por exemplo, você terá que traçar ações para reverter à situação, podendo ser necessário oferecer um valor a mais ao seu consumidor.

4 – Determine o diferencial que você pretende entregar ao seu cliente

De nada adianta inserir um produto no mercado se ele for idêntico, em todos os sentidos, ao do seu concorrente direto, não é mesmo? Sabendo disso, é de suma importância que você pense no valor que deseja entregar, aquela característica do seu produto que será um fator determinante no momento de compra do consumidor.

Esse valor, além de ser uma forte característica do que você entrega, precisa ser algo que a concorrência tenha dificuldade em copiar, tornando-se, assim, uma vantagem competitiva do seu negócio. Se o seu negócio é um restaurante, por exemplo, o consumidor precisa se perguntar: “Por que vou frequentar esse restaurante e não outro do mesmo segmento?”. A resposta, diante disso, deve ser o diferencial que a sua empresa se propõe a entregar.

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Agora que você sabe os primeiros passos para iniciar a estratégia de divulgar sua empresa, procure implementá-las de forma planejada, buscando, antes de tudo, compreender a essência do seu negócio e a necessidade que você visa sanar do seu público-alvo. Assim, além de evitar objeções supérfluas, você estará investindo em resultados embasados e que atingem o seu cliente ideal.

Já dizia Peter Drucker, pai da consultoria de negócios, “O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras das decisões presentes.”

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