10 hábitos que você precisa ter para conquistar o sucesso em vendas

Redação
Redação
em 08/04/2021
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em 08/04/2021
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Para desempenhar bem em qualquer atividade, é necessário uma soma de hábitos que irão te ajudar a atingir os resultados que você tanto espera. Dessa forma, ter sucesso em vendas depende de uma combinação de fatores que envolvem habilidades pessoais, processos de vendas organizado e bem estruturado e uma equipe focada em atingir seus objetivos com o máximo de eficiência possível e com um poderoso espírito de time.

Por isso, separamos 10 hábitos que você precisa ter para conquistar sucesso em vendas e se tornar consistente nas suas entregas!


10 hábitos para conquistar sucesso em vendas

O maior objetivo de um vendedor e de sua equipe de vendas é bater a meta de contratos fechados todos os meses. Mas nem sempre isso é possível!

Existem diversos motivos para que o seu time ou você mesmo não esteja alcançando os objetivos de vendas da organização. Por isso, leia atentamente os hábitos abaixo e adapte-os à sua rotina para te ajudar a melhorar sua performance em vendas e a do seu time comercial. Se possível, escreva em post-its ou em quadros para não esquecer nenhum dos pontos, combinado?

#01. Seja paciente

    Cada cliente tem um processo e tempos diferentes para chegar a uma tomada de decisão. Por isso, ser muito ansioso e pressionar os seus clientes por uma resposta imediata pode ser um tiro no pé da sua estratégia!

    Ter paciência vai te ajudar a enxergar o momento correto de fechar uma venda ou oferecer um produto/serviço. Portanto, prepare-se bem, saiba lidar com as frustrações e espere o momento certo de entrar em campo para fechar aquele negócio importante.



    #02. Conheça bem os seus clientes

      Conhecer bem o perfil da sua persona é a lição de casa número 1 de um vendedor bem preparado. Isso porque, traçando bem o perfil dos seus clientes, você saberá com mais facilidade quais são suas dores e como você e sua equipe comercial pode ajudá-los.

      Dessa forma, ficará mais fácil abordar essas pessoas, através de perguntas mais assertivas, tendo mais chance de fechar um negócio com sucesso.


      #03. Seja consultivo ao conversar com um cliente

        Uma venda consultiva é fundamental para que o cliente ganhe confiança em você e compreenda que o relacionamento com sua empresa não vai se encerrar de forma abrupta assim que ele abrir a carteira.

        Por isso, foque no relacionamento com seu cliente, agindo como um consultor durante todo o processo de venda, de forma paciente e didática, pronto para ajudá-lo e proporcionar uma melhor experiência para ele.

        Pense na necessidade desses consumidores antes de querer “empurrar” produtos ou serviços que não vão agregá-los. O cliente percebe quando você se importa e isso te ajuda a ganhar pontos na hora da tomada de decisão da compra!

        #04. Mostre-se curioso

          Tenha uma escuta atenta na hora de atender o seu cliente. Permita que ele fale das dores e dificuldades que ele tem no dia a dia. Mas seja curioso, pergunte o máximo possível para entender como sua empresa pode ajudar a solucionar suas dificuldades. Faça com que eles se sintam especiais ao ver que possui toda sua atenção.

          Dessa forma, ao investigar a fundo a realidade do seu prospect você consegue entender o momento certo de oferecer a solução que ele precisa de maneira mais assertiva!

          #05. Tenha organização e disciplina

            A organização e disciplina é fundamental para qualquer profissional que deseja obter sucesso na sua carreira. Especialmente para um bom vendedor essas duas características são imprescindíveis para lidar com as oportunidades que podem surgir no dia a dia de trabalho.

            A organização vai te ajudar a ver as oportunidades e administrá-las da melhor forma possível para que você possa ter uma rotina mais disciplinada tendo foco nas suas atividades de ligação, envio de emails, visitas aos clientes, follow-ups, etc. A rotina comercial é bastante pesada, por isso, esses dois fatores são muito importantes para ser um vendedor mais qualificado e ter uma equipe mais produtiva.

            #06. Seja comprometido

              O cliente precisa sentir e perceber que você está comprometido em fazer o que for necessário para que ele seja bem-sucedido, os acompanhando e orientando no que for preciso para garantir que ele faça a melhor escolha. Mas além de estar comprometido com o cliente, lembre do seu compromisso com você mesmo e saiba o momento certo de ceder ou desistir de uma venda, respeitando o seu processo. Além disso, seja comprometido com sua rotina e demonstrando concentração e entusiasmo em atender e vender para seus potenciais clientes.

              #07. Mantenha-se flexível

                Um ótimo hábito que todo vendedor deve ter no seu dia dia é manter-se flexível diante das situações. Ser flexível é ser resiliente às mudanças contínuas que acontecem na vida de um vendedor, se adaptando aos diferentes tipos de clientes de forma a atender melhor suas necessidades e adaptando seus scripts de vendas a realidade de cada prospect.

                Assim, a capacidade de se manter flexível irá te impulsionar mais rápido ao crescimento e ao sucesso em vendas. Afinal, quem não se adapta perde pelo concorrente!



                #08. Estude e se atualize constantemente

                  O mundo corporativo muda o tempo todo e está cada vez mais concorrido. Cada dia surge uma nova metodologia, ferramenta, indicador e termos que você precisa ter em mente. Por isso, é fundamental que o vendedor esteja em constante atualização, não só para sobressair aos seus concorrentes e bater as metas, como também para estar atualizado sobre o mundo e conseguir quebrar o gelo com seus prospects da forma mais relevante possível.

                  Isso pode ser feito através de treinamentos, role plays, leitura de livros sobre vendas, consumindo conteúdos e notícias sobre sua área de negócios através de diversos formatos como, vídeos, podcasts, newsletters, blogs e sites da área.

                  Além disso, é fundamental que a corporação invista e incentive seus vendedores a participarem de eventos e cursos como uma forma de adquirir novos conhecimentos, e conhecer novas pessoas aumentando seu networking de negócios!

                  #09. Trabalhe sua inteligência emocional

                    Lidar com a pressão de trabalhar num setor comercial não é fácil. Por isso, é muito importante que os vendedores busquem aprimorar e entender seus sentimentos e reações às situações do dia a dia e consigam lidar principalmente com suas frustrações.

                    Dessa forma, é preciso treinar os vendedores a lidar melhor com as rejeições que fazem parte da rotina de vendas, porque a falta de inteligência emocional para lidar com situações difíceis pode prejudicar a produtividade e a saúde da equipe comercial.

                    Por isso, sempre que possível invista em momentos de autoconhecimento para desenvolver melhor sua inteligência emocional!



                    #10. Torne o CRM seu companheiro de rotina

                      Por último, mas não menos importante: Torne o CRM seu principal companheiro de rotina!

                      Ele precisa ser a primeira aba a ser aberta no seu dia e a última a ser fechada. Assim, você consegue se programar melhor para o dia seguinte, estando mais preparado e organizado para o que deve acontecer no amanhã. Isso ajuda a diminuir a ansiedade, aumentar a produtividade e consequentemente a sua performance a atingir os objetivos em vendas.


                      Conclusão

                      Para se tornar um profissional cada vez melhor e completo é preciso ter paciência e comprometimento em persistir nos bons hábitos até que eles façam parte naturalmente da sua rotina.

                      Pratique as dicas acima e adote a melhoria contínua na sua rotina, só assim você estará no caminho do aperfeiçoamento para o sucesso!

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