Quando se pensa em crescimento empresarial hoje, uma das grandes preocupações das empresas é que sua expansão no mercado ocorra de forma sustentável. Por isso a importância da implantação de um planejamento estratégico
Esse planejamento inicia com a criação da identidade organizacional. A instituição consegue ter um alinhamento entre todos os colaboradores e objetivos da mesma, de modo a evidenciar a importância do trabalho realizado diariamente no alcance dessas metas. A identidade da empresa também mostra de que forma é pautada a tomada de decisões e revela quais os benefícios proporcionados pelos seus produtos ou serviços.
Além disso, o planejamento estratégico permite que o gestor tenha uma visão ampla de sua empresa e do mercado, ao conhecer os pontos fortes e fracos da organização, como também indica as oportunidades e ameaças existentes no setor. Com isso, é possível descobrir quais os nichos estratégicos em que o negócio pode se inserir e, também, qual a proposta de valor que ele pode oferecer aos seus clientes.
A partir da definição da identidade organizacional, estabelece-se a ferramenta de gestão BSC (Balanced Scorecard), onde são definidos os objetivos estratégicos da organização, suas metas, indicadores e por fim planos de ação para a conclusão desses objetivos. Esse mecanismo é dividido em quatro perspectivas, que visam atingir toda estrutura organizacional e proporcionar o alinhamento de toda instituição. A utilização dessa ferramenta gera aos gestores uma visão sistêmica da organização, torna as estratégias em objetivos e ações concretas e possibilita a sua avaliação, monitoramento e revisão.
Conseguiu entender? Continue conferindo nossos outros posts!