No Brasil, a cada dia que passa o mercado se torna mais competitivo. Apenas em julho de 2014, segundo a Serasa Experian, foram abertos 170.952 novos empreendimentos no país. Dentro deste contexto, as empresas que desejam sobreviver acabam obrigadas a buscar sempre a melhoria contínua, tendo em vista que seus clientes tendem a se tornar cada vez mais exigentes pela vasta gama de opções disponíveis no mercado.
Com clientes cada vez mais exigentes, todo cuidado é pouco e qualquer falha pode ser fatal. Todo esse processo inicia com o objetivo de causar uma boa primeira impressão ao cliente, principalmente pelo fato de se ter apenas uma chance para isso, o que de certa forma acaba envolvendo o trabalho sob pressão.
Uma boa primeira impressão pode ser fator influente na decisão de compra e, consequentemente, na fidelização do cliente, principalmente quando surge empatia. Quanto melhor o contato inicial, maiores são as chances para o sucesso. Um sorriso no rosto, um bom aperto de mãos e uma atenção dedicada ao contato visual são atitudes simples e que podem gerar um impacto considerável no primeiro momento.
Causar uma boa primeira impressão não é exigência que tange apenas à sobrevivência corporativa, mas pode ser considerada como um diferencial, por exemplo, em uma entrevista de emprego. A sensação provocada em primeira instância por uma postura adequada e condizente à situação pode ser primordial para o êxito.
De modo geral, pode-se afirmar que independente do contexto, não há como uma boa primeira impressão gerar algum impacto negativo. Portanto, vale a pena dedicar parte do seu tempo preparando uma abordagem inicial para as mais diversas situações, sejam estas do cunho profissional ou pessoal.