Se você já teve uma ideia inovadora ou pensou em um plano de negócios exclusivo para a sua empresa, provavelmente se pegou pensando na necessidade de validação da mesma.
Entretanto, por falta de reconhecimento ou entendimento geral da importância, desconsiderou a etapa de validação e prosseguiu com o andamento da ideia.
Tal ação é perigosa, e pode gerar prejuízos significativos e investimentos falhos.
Por isso, explicaremos neste artigo toda a importância existente em validar suas ideias de negócios, bem como a realização do mesmo e os seus benefícios.
Porém, antes de irmos para o ponto principal do nosso texto, iremos explicar e conceituar a validação, evidenciando seu funcionamento e os seus objetivos.
O que significa validar as ideias de negócios?
Validar as ideias de um negócio está diretamente ligada à opinião e aceitação do público em relação a sua ideia. Como o próprio nome já fala, analisa se a mesma é válida para os clientes do mercado em que a empresa está inserida.
Assim, a partir da validação é possível testar modelos diferentes de implementação e consultar a parte fundamental do sucesso: o público.
Ou seja, validar uma ideia é avaliar a mesma a partir da investigação de público e mercado, observando o desempenho e desenvolvimento dela.
Objetivos da validação
Como dito anteriormente, o principal objetivo da validação é testar se uma ideia é ou não válida para o público, analisando as chances de sucessão da mesma e a compensação do investimento.
Entretanto, há outros objetivos fundamentalmente importantes nesta etapa, tais como:
- Definir variáveis fundamentais para o desenvolvimento da validação, como: público-alvo, quantia de investimento, tempo de testes e locais, etc;
- Análise dos resultados dos testes, possibilitando alterações, melhorias e desistências;
- Redução de custos;
- Construção de um MVP;
- Entendimento da relação solução x problema e o reflexo no público alvo.
Importância de validar as suas ideias de negócio
A partir da leitura dos tópicos anteriores, já é possível ter uma ideia da importância do ato de validar as suas ideias de negócio.
A viabilização de uma empresa, bem como o seu sucesso, depende primordialmente da existência e aprovação do público.
Sem público não há a possibilidade de manutenção no mercado, pois é a partir da conquista de clientes que há o faturamento, o crescimento de autoridade, o destaque competitivo, etc.
Assim, é fundamental ter a validação do público como etapa fundamental do desenvolvimento de uma ideia, que precisa ser aprovada pelo público para a sua sucessão.
Como dito por Jeff Bezos, fundador da Amazon:
“Nós vemos os nossos clientes como convidados para uma festa em que nós somos os anfitriões. É nosso trabalho de todos os dias fazer com que cada aspecto importante da experiência do cliente seja um pouco melhor.”
Por isso, é fundamental investir em ideias válidas e benéficas para o público, pois a satisfação do mesmo é a chave do sucesso de qualquer negócio.
Dessa forma, não hesite em dar a esta etapa a importância que ela merece. As consequências da não validação podem ser irreparáveis, gerando frustrações significativas, insucessos, redução de lucros e até inviabilidade de continuidade.
Como validar as suas ideias de negócio?
Agora que você já sabe o que é, reconhece os objetivos e a importância, deve estar interessado em validar as suas ideias de negócio.
Mas, como fazer isso?
Para te aprofundar no assunto e te mostrar como você pode colocar a validação em prática, preparamos um passo a passo simples e resumido.
- Defina a ideia principal a ser testada
O primeiro passo, obviamente, é definir a ideia a ser desenvolvida.
Nessa etapa inicial, é fundamental se atentar às ideias semelhantes já desenvolvidas e a viabilização das mesmas.
É importante entender como o mercado está perante a solução pensada, analisando se já não há implementação demasiada da mesma com insucessos significativos ou se a ideia em questão é algo realmente novo e atrativo.
Se já há implementação da sua ideia por outras empresas, não desista da ideia tão fácil assim. Analise a possibilidade de ampliar e melhorar ainda mais a solução, tornando-a inovadora na proposta já existente.
Além disso, é imprescindível analisar o contexto competitivo, atentando-se à existência de um espaço para sucessão. Às vezes, um produto ou serviço já está tão disseminado que não produz mais bons resultados para empresas iniciantes. Nesses casos, é melhor repensar o investimento.
- Procure opiniões sinceras de quem entende do assunto
Antes de testar o público, questione outros profissionais que entendem do assunto sobre a ideia previamente definida.
Essa etapa é importante pois a visão externa de diferentes especialistas consegue mostrar pontos não observados previamente por você, gerando uma possibilidade assertiva ainda maior.
A experiência e honestidade devem ser levadas em consideração, por isso, procure apenas profissionais que se encaixem nesses requisitos.
- Defina as variáveis fundamentais e específicas
Algumas variáveis são extremamente importantes para a execução correta da validação, pois de nada adianta testar uma ideia se o teste for feito com o público errado, por exemplo.
Por isso, é indispensável definir todas elas, criando um rumo para a sua pesquisa de mercado e direcionando a mesma.
Alguns exemplos de variáveis fundamentais que devem ser definidas nessa etapa são:
- Público alvo
- Custos
- Valores propostos
- Locais de testes e períodos
- Crie um MPV (mínimo produto viável)
O mínimo produto viável é quase que um “protótipo” que será utilizado nos testes de validação.
Assim, um produto é criado com a mínima utilização de recursos possíveis, focando na ideia central do projeto por completo.
A partir dele, será possível testar o sucesso da ideia principal gastando o mínimo de recursos possíveis.
- Crie uma identidade
Com o MPV em mãos, é necessário criar uma identidade própria e até mesmo patentear a sua ideia.
Assim, será possível identificar o seu negócio e referencia-lo, aumentando a autoridade do mesmo.
- Realize os testes
Após criar o MPV e a identidade do produto em questão, é hora de pôr em prática tudo que foi idealizado e realizar os testes necessários.
Vale salientar a importância de realizar os testes seguindo as variáveis definidas anteriormente, para que não haja interferências no resultado real.
- Analise os resultados
Por fim, é hora de analisar os resultados obtidos e estudar a viabilização da ideia.
Além disso, também é possível adequar e alterar alguns pontos, tornando o produto ainda mais atrativo para o público.
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