Clima Organizacional: saiba como proporcionar experiências únicas para os seus colaboradores

Redação
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em 04/05/2021
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em 04/05/2021
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Se passamos pelo menos ⅓ do nosso dia trabalhando, nada mais justo que o ambiente seja agradável, confortável e minimamente prazeroso, certo? É aí que está a importância da cultura organizacional e do ambiente que ela proporciona, refletindo a visão da empresa sobre a importância do bem-estar de seus colaboradores, seu dia a dia, o ambiente de trabalho oferecido e como isso impacta diretamente no desempenho profissional.

Diferentemente das gerações anteriores, os jovens de hoje, além de prezar pela estabilidade financeira e buscar uma carreira de sucesso, consideram primariamente a sua satisfação individual em um determinado trabalho, verificando se ele cumpre o propósito que decidiu individualmente para si e se é uma função que faz sentido, que desperta seu interesse, sua motivação. Assim, a cultura organizacional e o clima por ela gerado desempenham um papel muito grande na nova geração de trabalhadores.

O clima organizacional não é algo visível, palpável, mas sim a sensação que cada funcionário percebe no ambiente em que está inserido. Vejamos, a seguir, o que é exatamente o clima organizacional e como transformar sua empresa através dele, fazendo com que os seus funcionários queiram estar presentes na sua organização e entreguem o seu melhor para atingir os objetivos coletivos.

O que é clima organizacional?

É um conjunto de sensações, sentimentos e ideias que cada membro de uma empresa consegue vivenciar, o que transforma sua percepção do que é positivo ou negativo na organização. Ou seja, é como o funcionário percebe a empresa onde trabalha.

Essas percepções interferem no seu comportamento, comprometimento, motivação e satisfação na realização de suas atividades diárias. É como se fosse um termômetro, permitindo avaliar a temperatura, o clima da empresa - e que pode ter resultados impactantes caso atinja qualquer extremo.

Já percebeu que várias empresas se orgulham de possuir o selo Great Place to Work? Essa consultoria global apoia empresas para que obtenham melhores resultados através da implementação de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação, colocando as pessoas no centro da sua estratégia de negócios. O selo GPTW certifica e reconhece as empresas que mais se esforçam para implementar um bom ambiente de trabalho, ou seja, uma boa cultura organizacional, o que leva a um bom clima organizacional.

Como definir o clima organizacional de uma empresa?

Este conceito está bastante relacionado aos valores, ambientes, perspectivas, visões e objetivos da empresa. Nem sempre o sentimento que uma organização busca inspirar é o mesmo sentido por parte dos funcionários; por isso, para compreender as percepções e pensamentos que os colaboradores têm em relação à empresa, uma pesquisa de clima organizacional é uma boa ideia a ser colocada em prática.

Através dela, é possível mensurar e gerenciar o ambiente físico, virtual e o nível de satisfação dos trabalhadores em fazer parte da empresa, identificando pontos de melhoria, assim como formas de satisfazer suas necessidades e anseios. Além disso, a pesquisa também serve para reforçar os pontos fortes já presentes na cultura da empresa, perpetuando-os, isso sem mencionar sua relevância para a gestão estratégica do negócio, proporcionando, através de estratégias a ações, o crescimento e desenvolvimento das pessoas e do negócio, buscando a máxima produtividade e qualidade.

Algumas perguntas que uma pesquisa de clima organizacional ajuda a responder são:

  • A empresa é considerada um bom lugar para trabalhar?
  • O que faz com que os funcionários se sintam motivados - ou desmotivados?
  • Há um sentimento de pertencimento? Existem objetivos comuns?
  • Os colaboradores e suas opiniões são consideradas, especialmente no que diz respeito às práticas do setor de Recursos Humanos? O setor está atuando de forma ativa e satisfatória?
  • Os funcionários estão satisfeitos com a forma de gestão e liderança e na forma como as tarefas são delegadas?
  • A missão, visão e valores da empresa são compartilhados por todas as partes envolvidas?
  • Os gestores estão aptos para ocupar estas posições?
  • Há um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal?
  • Como se dão os relacionamentos na empresa? O clima é amistoso?
  • A comunicação interna é clara?
  • Todos possuem acesso às informações essenciais?

Quais os benefícios de implementar um clima organizacional forte?

Ao possuir uma visão panorâmica do ambiente interno, das relações interpessoais e do nível de satisfação, tanto individual quanto coletiva, é possível perceber o quanto a empresa se importa com a opinião dos funcionários e busca implementar melhorias para otimizar o ambiente de trabalho, valorizando a equipe e compreendendo que cada indivíduo faz a diferença no grupo na totalidade.

A partir disso, é mais fácil:

  • alinhar as ações com a missão e os valores do negócio, harmonizando os objetivos e agindo em consonância;
  • oferecer condições de trabalho adequadas;
  • integrar diferentes áreas e processos, trazendo soluções inovadoras e multidisciplinares;
  • ouvir e entender a opinião dos funcionários, colocando-os em papel de destaque nas mudanças que gostariam de ver na empresa;
  • otimizar a comunicação entre todas as partes, ampliando o nível de socialização e networking;
  • identificar as habilidades particulares de cada colaborador, explorando-as e colocando-as em uso de forma adequada;
  • verificar a necessidade de treinamentos para aprimorar habilidades, proporcionando seu desenvolvimento e atualização;
  • gerir equipes de forma otimizada e colaborativa, destacando pontos fortes, tanto de forma individual como nas qualidades do grupo na totalidade;
  • ter acesso a dados bem fundamentados para uma boa tomada de decisões;
  • reduzir a taxa de absenteísmo e rotatividade da empresa, contando com funcionários mais pontuais, motivados e comprometidos;
  • atrair os melhores talentos, garantindo uma força de trabalho qualificada e competente;
  • manter o ambiente de trabalho confortável e acolhedor, para que todos se sintam à vontade para contribuir para o crescimento da empresa;
  • valorizar aspectos individuais de cada colaborador, que devem ser vistos como pessoas, e não como números;
  • aumentar a confiança e o orgulho em relação à empresa, gerando a sensação de “vestir a camisa”;
  • fortalecer sua marca e seus valores perante o público externo, indicando uma unidade forte e bem estruturada;
  • correção de pontos e aspectos negativos, de forma a otimizar o trabalho;
  • manter talentos e multiplicar sua produtividade ao oferecer oportunidades desafiadoras;
  • melhorar os resultados financeiros através do alcance dos objetivos estipulados, etc.

Percebemos que boas estratégias das equipes de Recursos Humanos são fundamentais para manter os colaboradores engajados, dispostos e produtivos, além de fazer com que se sintam valorizados e acolhidos no espaço onde trabalham. Sua experiência e percepção do ambiente são fundamentais para um ambiente de trabalho harmonioso e que gera bons resultados: assim, a performance da empresa está diretamente atrelada à satisfação dos funcionários.

Essa satisfação pode ser estimulada e ampliada através de práticas paralelas às funções cumpridas no ambiente de trabalho: ao incentivar o bem-estar físico e mental, por exemplo, é perceptível o aumento na produtividade e na sensação de pertencimento ao espaço de trabalho.

Atividades como a realização de exercícios físicos, a disponibilização de lanches no espaço de trabalho, a flexibilização da jornada de trabalho, a promoção de eventos inovadores e que gerem o engajamento das equipes como palestras, workshops, filmes, confraternizações são algumas das ações tomadas por diversas empresas como forma de descontrair o ambiente de trabalho e apoiar atividades que possuem um impacto direto e positivo no relacionamento do funcionário com a organização.

Esperamos ter demonstrado a importância que o clima organizacional possui no nível de satisfação de todos os funcionários de uma empresa e como pequenas atitudes podem causar uma repercussão extremamente positiva no ambiente de trabalho. Que tal começar a implementar algumas dessas dicas e perceber a mudança na motivação da sua equipe?

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