CONTEÚDO DE BLOG

Gestão de Empresas: o que é, sua importância, tipos de gestão + consultorias!

Muitos negócios não alcançam o sucesso e podem até chegar a falência por detalhes que uma boa gestão resolveria.

Infelizmente, essas situações são bastante frequentes no meio empresarial, o que também aumentou o nível de interesse do ramo em assuntos de como fazer uma gestão eficiente, independente do tamanho da empresa, já que uma gestão empresarial tem sido mais que uma necessidade, tem sido uma solução! 

Por isso, separamos alguns pontos importantes sobre gestão de empresas que você precisa estar ciente para otimizar a gestão da sua empresa e alcançar o sucesso do seu negócio. Então, continue a leitura e confira a solução que temos para você! 

O que é a gestão de empresas? 

A gestão de empresas, ou gestão empresarial, é uma estratégia voltada para encontrar a melhor forma de conduzir o negócio a fim de se obter os melhores resultados, e para isso, deve-se analisar e buscar ações que envolvam a organização de processos, assim como o controle de finanças e a administração dos recursos humanos e materiais.

Ou seja, a gestão de empresas tem como objetivo escolher e adotar as melhores práticas e ferramentas para gestão de maneira eficiente, visando o crescimento e performance da empresa.

Administração x Gestão 

É comum achar que os termos administração e gestão possuem o mesmo conceito, mas a diferença entre eles é que enquanto a administração é responsável por planejar, organizar, coordenar e controlar todos os recursos, sejam físicos ou virtuais, da empresa, a gestão empresarial trabalha na parte de otimizar esses recursos para geração de valor na organização.  

A partir disso, outra diferença entre gestão e administração é que na gestão de empresas pode ser segmentada de acordo com objetivo, mas isso veremos mais adiante. 

Por que a gestão empresarial é tão importante? 

Cada parte que estrutura um negócio como planejamento estratégico, organização de processos, metas, compras e vendas, receitas e pagamentos, análise de custos, contratações e demissões, entre outras, depende de uma boa gestão para trabalhar eficiente e produtivamente

Como citamos anteriormente, muitos empreendedores se frustram por não ser mais viável continuar com o negócio e, geralmente, a causa principal é pela falta de gestão, conforme observado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), onde destacou a deficiência empresarial como principal motivo para o fechamento de empresas de até dois anos de atividade.  

Por isso que a gestão de empresas é tão importante para um negócio, pois é ela quem vai conduzir as ações que sua empresa deve seguir rumo ao sucesso. 

Separamos alguns benefícios que essa estratégia proporciona, tais como: 

  • Decisões mais assertivas 
  • Deter de mais conhecimento sobre o mercado, bem como possuir uma visão integral e sistêmica do negócio
  • Melhor aproveitamento do capital 
  • Maior produtividade e aumento de lucratividade
  • Redução de prejuízos e custos 
  • Define objetivos e metas de forma mais estruturada
  • Organização mais eficiente 
  • Otimização do tempo  
  • Proporciona integração entre os departamentos e melhora o engajamento da equipe
  • Processos mais seguros e menos suscetíveis a erros 

Quais os tipos de gestão de empresas? 

Agora que você sabe mais sobre o que é gestão de empresas e qual sua importância, conheça a seguir quais são os tipos e como se dá uma gestão para grandes, médias e pequenas empresas: 

A gestão para grandes empresas é mais complexa devido ao tamanho de processos envolvidos e que necessitam de ações precisas para não deixar outras etapas estagnadas. 

Há uma demanda maior já que empresas maiores precisam prestar contas aos acionistas e ao mercado, por exemplo, caso elas tenham o capital aberto para negociar ações na bolsa de valores. 

Existem também mais protocolos e regulamentos a seguir, bem como análises que precisam de diferentes dados dos setores, reuniões gerenciais etc., necessitando uma maior atenção para preservar a imagem da empresa. 

Se engana quem pensa que para pequenas e médias empresas a gestão é menos complicada, pois não é! Também exigem muitas questões a serem consideradas para determinar a melhor decisão a tomar, no que é mais seguro investir e quais ferramentas usar, enfim, depende de uma gestão bem estruturada uma vez que o faturamento é menor e os riscos se acentuam.

Partindo para os tipos de gestão empresarial, elas variam de acordo com o objetivo, e os principais são: 

  • Cadeia de valor: parte do princípio de analisar todas as atividades da empresa para determinar o valor junto ao público e considerando a concorrência. O objetivo aqui é aumentar a rentabilidade à medida que reduz os custos, a fim de tornar o negócio mais competitivo
  • Ciclo de inovação: este tipo é direcionado a processos criativos e de inovação, realizado em etapas de criação, implementação e capitalização de projetos. Também possui como objetivo aumentar a competitividade da empresa diante do mercado.     
  • Ciclo de Deming: já este tipo de gestão é arquitetado em quatro fases (planejamento, desenvolvimento, checagem e ação), também conhecido como PDCA. O foco é a melhoria contínua, levando em conta ações que agilizem os processos de forma eficiente.

Consultoria em gestão empresarial 

Quando se trata de alcançar o sucesso da empresa, no qual sabemos que depende de uma boa gestão para realizar os processos de forma eficiente e produtiva, podemos contar com consultorias de profissionais competentes e compromissados que têm o objetivo de otimizar ainda mais o seu negócio. 

A consultoria em gestão empresarial oferece um atendimento especializado, que vai auxiliar o gestor da sua empresa a conduzir as ações e organizar os processos da melhor forma diante da situação que sua empresa se encontra. 

Você pode optar por um atendimento genérico ou específico para suprir demandas das mais variadas áreas como finanças, recursos humanos, marketing, etc., 

Mas lembre-se, ao terceirizar a gestão do seu negócio, procure participar das reuniões trazendo a missão, visão e valores da sua empresa, bem como esteja disposto a fornecer dados e informações necessárias para o planejamento. 
Se depois dessa leitura você reconheceu que precisa melhorar a gestão da sua empresa e rever a organização dos seus processos, então que tal entrar em contato com um dos nossos consultores para uma avaliação? Pode ser a solução que você precisa! ;

Aproveite a visita para
assinar a nossa newsletter.