A era do conhecimento e da globalização trouxe para a gestão empresarial a valorização e a necessidade da gestão do conhecimento, percebendo este como um recurso estrategicamente relevante, que colabora na execução de processos e na concretização dos objetivos organizacionais.
Para quê gerir o conhecimento no seu negócio? Os recursos humanos e financeiros não são os únicos que devem ser geridos de forma eficaz nas organizações de hoje. A era do conhecimento e da globalização trouxe para a gestão empresarial a valorização e a necessidade de gerir o conhecimento, percebendo este como um recurso estrategicamente relevante, que colabora na execução de processos e na concretização dos objetivos organizacionais.
Retrabalho, descontinuidade de gestão, poucos insumos para a tomada de decisão, poucas informações sobre a execução de processos importantes, conhecimentos que saem da empresa no momento em que pessoas são desligadas da organização. Esses são alguns problemas recorrentes em empresas que não fazem uma adequada gestão do conhecimento.
Pensando nisso, é importante estabelecer meios de criar conhecimento interno, identificar conhecimentos importantes, integra-los, compartilha-los entre todos os interessados e envolvidos e garantir seu acesso e utilização. Gerir o conhecimento auxilia na competitividade organizacional, no alcance de metas e objetivos, além de permitir a sobrevivência sustentável da organização.
Queremos te apresentar algumas dicas para auxiliá-lo na gestão do conhecimento da sua empresa:
1. Conhecer a sua história da empresa é um dos principais passos para gerir o conhecimento de forma eficaz
A história da sua empresa diz muito sobre quem ela é e aonde ela deseja chegar. O histórico de uma organização demonstra seus valores e seu propósito ao longo de sua trajetória, evidencia as oportunidades e as decisões que trouxeram bons resultados e também demonstra erros anteriormente cometidos e as aprendizagens adquiridas.
Ter esse tipo de conhecimento, mantê-lo dentro da empresa e garantir que os colaboradores consigam acessá-lo é um meio de manter uma cultura de pertencimento. É uma forma de garantir que o propósito da organização se mantenha ao longo da sua existência e crescimento, além de um meio de evitar que erros sejam cometidos duas vezes.
2. Conheça seus processos
Os colaboradores conhecem como funciona a execução dos processos internos ou este conhecimento é exclusivo de alguns? Um novo colaborador consegue executar os processos da empresa com facilidade, pouco tempo depois de ser efetivado na organização? Se a sua resposta foi negativa para as duas questões anteriores, tenho que lhe dizer que algo não está certo.
A organização precisa conhecer seus processos a fundo e ter esse conhecimento retido internamente, a fim de que qualquer um dentro da empresa possa acessar essas informações e compreender os processos internos. Um meio de tornar isto possível é através do mapeamento de processos.
Apesar de aparentemente ser uma ferramenta simples, o mapeamento de processos auxilia nesta gestão do conhecimento, facilita a realização e o controle das atividades, além de permitir que os processos sejam revisados e melhorados.
3. Mantenha os conhecimentos importantes dentro da organização
Os conhecimentos essenciais da empresa não podem ser perdidos quando alguma pessoa não faz mais parte do quadro de colaboradores da organização, por isso deve se estabelecer formas de mantê-lo. Para isto, a tecnologia e os meios digitais podem ser bons aliados.
Mesmo assim, você pode optar pelo meio em que vai registrar e manter internamente as informações importantes. Tem-se várias formas de isto ocorre, pode ser através de planilhas, manuais, normas, murais, vídeos, etc. O importante é ter as informações retidas e acessíveis facilmente aos colaboradores. Crie formas de realizar a gestão do conhecimento interno e verificar a sua execução e eficácia.
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